Pages: [1] 2 3   Go Down
Author Topic: Controlador Diferencial para o meu sistema solar Térmico  (Read 3167 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boas, sou muito verdinho com o arduino e com os codigos e tou a ter algumas dificuldades por isso smiley-sad.

De momento tenho instalado um controlador solar que comanda uma bomba de circulação a funcionar quando o diferencial é superior a diferença entre os 2 sensores com 7ºC e pára quando for inferior a 3ºC.

O que pretendo basicamente é fazer o mesmo mas depois quero q a bomba de circulação trabalhe variando o sua velocidade em função desse mesmo diferencial de temperatura e que mantenha ao maximo esse diferencial constante de 7ºC variando a velocidade para o manter o mais tempo possivel esse diferencial.

De momento so consegui fazer os codigos de leitura de 2 NTC 10K e fazer a leitura de ambas.

Alguem me pode ajudar?

Segue os codigos feitos ate agora:

#include <math.h>
int fTemp=0; //Attach 10K Thermistor to analog pin 0.

void setup(void) {

{

Serial.begin(9600);
  pinMode (fTemp, INPUT);
}

}

double Thermister(int RawADC) {
 double Temp;
 Temp = log(((10240000/RawADC) - 10000));
 Temp = 1 / (0.001129148 + (0.000234125* Temp) + (0.0000000876741 * Temp * Temp * Temp ));
 Temp = Temp - 273.15;            // Convert Kelvin to Celcius
 return Temp;

}
void loop(void) {
  delay(1000);
 Serial.print("Temperatura no Sensor 0: ");
 Serial.println(int(Thermister(analogRead(0))));  

Serial.print("Temperatura no Sensor 1: ");
 Serial.println(int(Thermister(analogRead(1))));  
}

« Last Edit: March 10, 2014, 06:59:53 pm by tecnisol » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Este codigo da-te alguma temperatura?? E é correcta?

Não haverá uma forma mais simples de calcular a temperatura sem esses numeros e potências ao cubo???

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Sim funciona perfeitamente concordo que possa existir outra forma mas esta foi a que consegui elaborar smiley

De momento pretendo que com estes diferenciais me coloque a bomba de circulação a funcionar com diferencial 7ºC on e 3ºC off

Depois mais a frente pretendo que varia a frequencia de corrente electrica para acelarar e reduzir a velocidade da bomba mantendo sempre o differencial do 7ºC.

Poderias ajudar nisto?

Cumprimentos

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Para ligar e desligar a bomba... é simples.

Code:
if (temperatura >= 7) digitalWrite(Bomba, HIGH);
if (temperatura <= 3) digitalWrite(Bomba, LOW);

A bomba que referes, como é que a controlas? O Arduino certamente que não consegue ligar e desligar uma bomba só com os pinos. O mesmo se aplica a variar a velocidade da bomba. Tens um método para variar a velocidade da bomba?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Boas,

Já tinha esse codigo mas estava a utilizar so o analog por isso que n conseguia. Portanto de momento acrescentei este codigo:

if ((Thermister(analogRead(0)))-(Thermister(analogRead(1)))>=7)
  {
    digitalWrite(led, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  }
  if ((Thermister(analogRead(0)))-(Thermister(analogRead(1)))<=3)
  {
    digitalWrite(led, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  }

}

Em relaçao ao que perguntas penso utilizar os 5V e ligar a um rele para comandar a bomba de circulação.

referente a variação da bomba vi algo relacionado com o passo do motor mas ainda ando a estudar um pouco em relação a isso penso que utilizando essa forma consigo varear a velocidade da bomba ou tou errado?

Cumprimentos

Jr. Member
**
View Profile

Funciona na perfeiçao agora a parte da variação será a mais complicada, ou seja pretendo algo do genero:

Se o diferencial for > 7ºC paço a 100%
Se o diferencial for =7ºC -1 aumenta 5%
se o diferencial for =7 + 1 diminui 5%
se esse diferencial chegar aos 3ºC pára

Penso que assim consegue-se o q se pretende.

Cumprimentos

central nervous system
Full Member
Causing havoc inside your brain since 1980
View Profile

Que tipo de bomba estás a usar? Bomba peristáltica?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Importas-te de explicar melhor as condições para velocidade variável... Há algo ali que não bate certo.

Jr. Member
**
View Profile

Neuron,

Tou a partilhar o que pretendo fazer mas como referi inicialmente sou novato ando a estudar soluçoes possiveis e por isso que tou a recorrer aqui a ajuda de pessoas que me possam ajudar, mas actualmente tenho uma bomba de 230V AC e é essa que pretendo continuar a ter.
« Last Edit: March 12, 2014, 07:58:50 pm by tecnisol » Logged

Jr. Member
**
View Profile

Babulindo,

É aqui que necessito de mais ajuda... acredito que algo n bata certo... na realidade pretendo manter o diferencial a 7ºC variando a velocidade da bomba achas que me podes dar umas luzes?

Cumprimentos

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

E como pretendes variar a velocidade da bomba?

Isso é, na minha opinião, o mais difícil...

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

É aqui que necessito de mais ajuda... acredito que algo n bata certo... na realidade pretendo manter o diferencial a 7ºC variando a velocidade da bomba achas que me podes dar umas luzes?
Podes usar um PID para fazer isso, mas o importante é responderes para ja como é que vais variar a bomba ou como é que a bomba que tens pode ser variada.
mas actualmente tenho uma bomba de 230V AC e é essa que pretendo continuar a ter.
Podes usar talvez um variador de frequencia ...

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Boas,

A bomba de circulação que tenho é uma Wilo-Star-ST25/4 basicamente o mesmo q se usa nos aquecimentos centrais esta especificamente para o solar visto a poli aguentar maiores temperaturas.

Penso que variar a frequencia será a melhor opção qual a vossa opiniao eu sou um curioso na matéria.

Cumprimentos

Jr. Member
**
View Profile

O unico controlador que vi fazer isso foi um da Resol mas gostava de fazer o meu proprio.

Este da Resol já vi uma instalação a trabalhar com o mesmo e notava que hidraulicamente havia tipo impulsos na velocidade da bomba tendo assim essa variação a 7ºC
« Last Edit: March 13, 2014, 10:18:56 am by tecnisol » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Lamento, mas acho que um conversor de frequência não é algo que se faça facilmente como um hobby...

Aqui acho que o melhor será mesmo comprar algo comercial para essa função.

Pages: [1] 2 3   Go Up
Jump to: