Pages: 1 [2] 3   Go Down
Author Topic: Controlador Diferencial para o meu sistema solar Térmico  (Read 3466 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Jr. Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Existe uma outra forma de o fazer?

Será assim tão complicado de fazer com variação de frequencia?
« Last Edit: March 13, 2014, 10:47:32 am by tecnisol » Logged

Jr. Member
**
View Profile

A razão pela qual quero fazer assim é porque maioria das vezes quando o controlador da a ordem para a bomba trabalhar ao fim de um minuto tenho leituras por vezes 20 ou mais ºC a mais que os 7ºC e assim muita energia poderia acumular extra e q n realidade n aproveito

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Eu percebo o porquê de quereres controlar a velocidade da bomba... mas fazer variação de velocidade de motores não é algo simples de fazer.
Daí ter recomendado olhares a equipamentos que possas comprar para fazer isso e, querendo, controlar com o Arduino.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

Mas podemos tentar não vejo outra forma de o fazer smiley-sad

É quase obrigatorio fazer isto caso contrario fico na mesma smiley-sad eu ja tenho isto mas sei que posso melhorar e nada melhor que fazer eu proprio.

Depois vou complicar mais a instalação ate porque existe apoio para o aquecimento central ect ect ect mas está para mim é a parte mais importante
« Last Edit: March 13, 2014, 11:22:24 am by tecnisol » Logged

Jr. Member
**
View Profile

Bubulino,

Se em vez de ter um variador de frequencia ter por exemplo programas de paragem tipo se o diferencial for 5 (1s on 1s off) será que os reles aguentam esses on e offs contantes? sera que n fara mal a bomba com o para arranca? assim conseguia de certo modo criar uma "variação" no caudal com o para arranca, que me dizes? ou se existe reles que aguentem isto talvez seja a solução mais sensata .

Cumprimentos

Jr. Member
**
View Profile

Criar uma variavel tipo:

se diferencial for =5  on 1 min
Se for >=7 sempre on
depois de estar sempre for 5 (1 seg on 1 seg off)
Se for <=3 sempre off

Como posso criar o codigo por um periodo de tempo?
« Last Edit: March 13, 2014, 02:35:43 pm by tecnisol » Logged

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Compra um variador no ebay
http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=m570.l3201&_nkw=frequency+inverter&_sacat=0
De momento tenho instalado um controlador solar que comanda uma bomba de circulação a funcionar quando o diferencial é superior a diferença entre os 2 sensores com 7ºC e pára quando for inferior a 3ºC.
O que são 100 paus num sistema solar?
Trocos ...
Compras o variador de frequencia e fazes um PID a monitorizar a tua variável de processo(Temperatura) e controlas as rpms do motor
« Last Edit: March 13, 2014, 04:55:13 pm by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Bubulino,

Se em vez de ter um variador de frequencia ter por exemplo programas de paragem tipo se o diferencial for 5 (1s on 1s off) será que os reles aguentam esses on e offs contantes? sera que n fara mal a bomba com o para arranca? assim conseguia de certo modo criar uma "variação" no caudal com o para arranca, que me dizes? ou se existe reles que aguentem isto talvez seja a solução mais sensata .

Cumprimentos
Numa palavra, não.

Fazeres isso de ligar um motor de dois em dois segundos ia destruir os relés, bomba e a instalação eléctrica não ia gostar....
Isto sem ver a consequência no sistema hidráulico de estar a pulsar água por ele.
Se não queres aceitar que a solução para este problema é um conversor de frequência, és livre de procurar outras soluções noutros sítios ou levar a cabo essa tua ideia e arcar com as consequências.

A solução que referi é a melhor para este problema. Podes ligar o teu arduino ao conversor de frequência e o código depois é trivial. Só por curiosidade, que percebes de electricidade?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Jr. Member
**
View Profile

De electricidade o basico apesar de fazer alguns controlos com reles ligado a sistemas solares mas ja julgava q os reles n iriam gostar muito do on e off constantes.

A solução disto parte somente pelo variador do corrente certo?

Jr. Member
**
View Profile

Para criar uma variavel temporaria tipo:

Diferencial = 5ºC on 1 min
Se >=7 sempre on
se <= 3ºC off

Se conseguir criar outra outra que apos os 7ºC voltar a 5 fazer uma paragem de 1 min depois voltar on novamente e para quando chegar aos 3 n sei q me fiz entender criar varios estados com algumas paragens com periodos mais longos

Assim penso que melhorava imenso a instalação achas possivel? Assim já poupava imenso a parte electrica.

Eu faço muitas instalações solares e aquecimentos centrais mas isto é para a minha casa.
« Last Edit: March 13, 2014, 06:41:53 pm by tecnisol » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Eu faço muitas instalações solares e aquecimentos centrais mas isto é para a minha casa.
Mais um motivo para fazeres como deve ser...

Mesmo ligar com os diferenciais pode resultar em o sistema estar a arrancar e a parar muitas vezes seguidas. Com o variador de velocidade, a bomba arrancaria com uma rampa e não em degrau além de te ajudar a manter uma temperatura constante dependendo do caudal da bomba.

Jr. Member
**
View Profile

Eu sei e o variador sem duvida que seria a melhor opção mas tambem pretendo fazer algo em conta.

A bomba do consome 30watts e para pequenas instalações nunca vão mais de 100Watts tlv exista um variador mais pequeno.

Penso que se criar um estado de colocar a bomba a trabalhar so um periodo de tempo tipo 1 mim ajuda a ver o que se passa com a instalação e depois fazer um novo estado entendes? assim penso que melhorava significativamente o problema que noto em quase todas as instalações e não conseguir aproveitar ao maximo o q a natureza nos da e tornar mais eficiente.

Por esse motivo pretendia criar um estado se o differencial for de 5ºC colocar a bomba a trabalhar 30 seg ou um minuto, depois ter uma paragem de 3 min ate voltar a efectuar o mesmo.

E outro estao é o ja criado com os 7ºC e os 3 para parar.

è possivel fazer isto?

Jr. Member
**
View Profile

HugoPt,

Eu não vivo num centro comercial ou numa fabrica smiley com um variador desses não existe nada mais pequeno? a bomba é muito pequena.

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Na tua instalação atual como é que o motor é acionado?Ou seja não conheço como é que o motor é ligado no sistema de climatização, mas supondo que o sistema manda ligar o motor como o faz?
Talvez e digo talvez possas tentar com um triac controlar o motor(se é assim tao pequeno quanto dizes 30W) em termos de tensão aplicada nele e assim variar a velocidade dele, mas o triac deve aquecer imenso ...
Fazes a deteçao de 0 nos 230V e fazes disparar o triac a x% da onda da rede.Se disparares a 50 % o motor recebe metade da tensão ...

http://playground.arduino.cc/Main/ACPhaseControl#.UyLJNmchhCI
https://github.com/straga/PIDSPINO
« Last Edit: March 14, 2014, 04:16:21 am by HugoPT » Logged

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Jr. Member
**
View Profile

Boas Hugo,

Actualmente funciona como ja fiz:

Da corrente aos 7ºC e para aos 3ºC o problema é que noto quando coloca a bomba a trabalhar nos 7ºC ao fim do minuto esse diferencial já n é 7ºC  mas pode ser 30ºC por causa dos ultimo painel que ja esta mais quente, e é energia que poderia ja estar no deposito e assim criar mais eficiencia no mesmo

Pages: 1 [2] 3   Go Up
Jump to: