Go Down

Topic: [Desenvolvimento] Rastreador inteligente (Read 917 times) previous topic - next topic

di3go

Mar 14, 2014, 09:50 pm Last Edit: Mar 16, 2014, 12:15 am by di3go Reason: 1
Trabalho em uma grande empresa de rastreamento de frotas no Brasil, utilizamos rastreadores de empresas consolidadas no mercado como a Maxtrack e Calamp.
Durante esse tempo, aprendi bastante desse mercado e encontrei muitas falhas nos rastreadores comercializados. Tenho muita vontade de desenvolver um rastreador inteligente e customizável para liberar open source à todos que precisem de uma alternativa em um mercado tão fechado e dominado por essas grandes empresas.
Soluções comerciais que não conseguem abrangir o escopo de produto que eu estou querendo fazer, oferecem soluções que custam de $500 até $1500. Creio que seja possível desenvolver algo melhor e barato com a ajuda da comunidade.
É um projeto extremamente útil e que pode ser muito utilizado por qualquer um seja pra rastrear o carro da sua família ou até oferecer um serviço de rastreamento de frota como a empresa que eu trabalho hoje.
A ideia base do projeto é ter uma central automotiva, focada no rastreamento de veiculos (posteriormente outras funcionalidades podem ser adicionadas, mas o foco nesse primeiro momento é o rastreamento). O projeto seria composto por um arduino customizado controlando a leitura de sensores e relés e uma arm board (raspberry / beagle / arduino tre, etc..), para processar todos esses dados gerados.

O arduino vai ser responsável por ler todos os sensores e passar essa informação por uma saída serial para o raspberry. O arduino também é responsável por ligar e desligar o raspberry por questões de consumo de energia.
O raspberry por sua vez, vai ser responsável por tratar essas informações e enviar para o servidor.
Em relação ao arduino, a ideia é desenvolver uma placa contendo:
- Arduino
- OBDII (http://www.obdsol.com/stn1170/)
- IMU
- GPS
- Relés ( pelo menos 2 )
- Saídas serial
- Conexão para bateria
- RTC
- MicroSD
- Diversas IOs ( quanto mais melhor, não consegui definir um mínimo ainda... )

Hoje, o grande defeito dos rastreadores é o poder de funcionamento e principalmente, a falta de customização do firmware que ele está executando, por exemplo:
   - Rastreadores possuem cerca eletrônica embarcada, porém, sempre com pouco detalhamento na cerca (poucos pontos no polígono)
   - Agendamento de bloqueio / desbloqueio do veiculo por hora
   - Autenticação e liberação de bloqueio por motorista
   - Na hora de bloquear um veiculo, levar em consideração sua velocidade e outros fatores
   - Dependência de comunicação para fazer praticamente qualquer coisa, pois os rastreadores quase não tem lógica embarcada
   - E muitos outros problemas...
Segue uma listagem de possibilidades com esse novo rastreador:
   - Utilizar monitores touch screen para interagir com o usuário
      - Ordem de serviço
      - Alarmes de velocidade / violação de perímetro / etc..
      - GPS
   - Total controle da comunicação
      - Utilizar wifi para descarregar arquivos de log
      - Utilizar 3G somente no centro da cidade
      - Compartilhar internet
      - Controle de acesso e trafego na internet
   - Dados muito mais precisos
   - Código open source
      - Segurança no rastreamento
      - Possibilidade de alterações no código

Todo o desenvolvimento será feito em Java(Raspberry e Servidor) e C(Arduino).
A parte mais critica na minha opinião é no desenvolvimento dessa placa customizada do arduino. Sei que é um projeto grande, mas creio que é possível e seria de grande valia para a comunidade.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês e saber se alguém se interessa em ajudar no projeto.
Att.,
Diego Bernardes

bubulindo

Java com a Raspberry Pi???

Depois de ver todo esse hardware para ligar a um arduino... Talvez um mega dê para tudo isso, mas depois ficas na mesma com um bottleneck ao comunicar com a raspberry pi.

O que me parece que pretendes fazer não é um rastreador... mas um computador de bordo que permita mexer nas funções de rastreador. Por quanto ficaria isso?

Porque é que tens de enviar dados 3G e GPRS? Porquê essa distinção?

Qual é a utilidade da IMU para este projecto?

MicroSD é para guardar dados? Isso é, se calhar, pedir muito do microSD.

De que te serve um GPS sem mapas??

Como pretendes compartilhar internet? Pretendes que o Arduino sirva de router?

Desculpa estas perguntas, mas notoriamente ainda não definiste tudo e isto, creio eu, servirá para começares a definir melhor o que o sistema faz e não faz. O que é prioritário e o que não é. E acima de tudo que parte do sistema faz o quê.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Lago

Eu tenho um rastreador destes no meu carro, é um celular com um gps. É um TK 103b igual a esse:

Ele tem alguns dos sensores citados e mais o GPS. Tem basicamente 3 modos de funcionamento:
1) Rastreador por SMS: você liga no número do telefone e ele te manda um SMS com a posição.
2) Rastreador por GPRS: ele fica alimentando um servidor na web com a posição.
3) Audio: você liga e fica ouvindo o que o ladrão do seu carro tá falando. :)

Tem algumas configurações e comandos, como bloqueio da bomba de combustível, que são deitas por SMS.

Já abri o meu (costumo abrir todos os eletronicos!!!), tem só um processador ARM. Acho que deveria partir para uma plataforma destas, sem o arduino.

OBS: Os chineses insistem em querer desligar a bomba de óleo (pelo manual)! Vai parar definitivamente o carro!! :D

di3go

Java com a Raspberry Pi???

Qual o problema do java com o raspberry? A própria oracle está disponibilizando uma versão do java já compilada para arm, o raspberry tem poder de processamento e memoria suficientes para rodar o java.
Caso realmente detecte problema de desempenho ou memória, ai sim vou ter que ir pro C, não queria fazer isso agora porque o java me da muito mais produtividade que o C.
Outro lado bom de usar o java é o javafx, da pra fazer um painel bem maneiro com ele. (também daria pra fazer com o qt e c :P)
O que me parece que pretendes fazer não é um rastreador... mas um computador de bordo que permita mexer nas funções de rastreador. Por quanto ficaria isso?

Em relação ao computador de bordo, sim, pensando melhor, é meio que isso que eu estou querendo mesmo.
Porque é que tens de enviar dados 3G e GPRS? Porquê essa distinção?

É ficou confuso, o que eu espero nesse projeto é permitir a conexão com vários tipos de rede. Wifi, 3g e até mesmo satélites.
Imagina que o módulo tenha que atualizar o firmware ou fazer upload de vídeos gravados por uma câmera dentro do carro, isso deveria ser feito na rede wifi pra poupar a banda limitada do 3g.
Qual é a utilidade da IMU para este projecto?

Sempre enfrentei problemas de precisão de coordenada com esses rastreadores comerciais. Mesmo instalando em bons locais eles apresentavam pequenas variações de distancia entre as leituras (questão de poucos metros).
Porem essas pequenas variações são suficientes para gerarem alarmes de violação de perímetro por exemplo.
Tendo uma leitura do gps e aplicando o filtro kalman + uma leitura do IMU, seria possível gerar uma coordenada muito mais precisa.
Inclusive o imu pode ser utilizado para "navegação estimada" enquanto o gps estiver sem sinal, como por exemplo, dentro de um túnel.
MicroSD é para guardar dados? Isso é, se calhar, pedir muito do microSD.

Sim, o microsd é para guardar os dados enquanto a arm board estiver em sleep mode.
Como pretendes compartilhar internet? Pretendes que o Arduino sirva de router?

No caso essa seria a função da placa arm.
Desculpa estas perguntas, mas notoriamente ainda não definiste tudo e isto, creio eu, servirá para começares a definir melhor o que o sistema faz e não faz. O que é prioritário e o que não é. E acima de tudo que parte do sistema faz o quê.

Sem problemas, até agradeço ^^
Acabei escrevenco correndo e muita coisa ficou sem sentido e mal explicado.
OBS: Os chineses insistem em querer desligar a bomba de óleo (pelo manual)! Vai parar definitivamente o carro!! smiley-grin

uaheuaheauea, realmente, não é uma coisa muito maneira de se fazer... hahueaheah

Go Up