Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Projeto - Caixa de Cigarro (para parar de fumar)  (Read 980 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá,

Eu estou desenvolvendo um projeto que basicamente é um maço de cigarros e cada vez que a pessoa tirar um cigarro do maço é contabilizado em um sistema. Eu gostaria de saber que peças eu preciso comprar e como montar. Se alguém puder responder essas perguntas e me dar o caminho das pedras, o resto eu me viro para fazer.

Agradeço desde já a ajuda.

Abs!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Isso e dificil...

Podes pesar o maco... ou a caixa, mas detectar o peso dum cigarro e um pouco dificil. Nao digo que seja imposivel, mas sera dificil.

Podes colocar numa caixa de madeira e sempre que abrirem a tampa contabilizar, mas isso nao te garante que so tiraram um cigarro.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Portugal
God Member
View Profile

Concordo com a ideia do bubulindo, da caixa de madeira. Foi a primeira coisa que me veio à cabeça depois de ler o título do post. Desta forma penso que seria relativamente simples. Para além da própria caixa, e do Arduino (como é óbvio) seria necessário uma forma de contabilizar quantas vezes a caixa é aberta (que poderia ser simplesmente um interruptor no interior da caixa, onde se media quando ele deixava de fazer contacto e nessa altura incrementava-se uma unidade no número de cigarros). A ideia da caixa também me parece boa, porque a electrónica se podia esconder de alguma forma num fundo falso da caixa (ou da tampa). A partir daí, o limite é a imaginação! De que forma são mostrados os dados? (pode ser com um display na própria caixa, os dados podem ser enviados por bluetooth para o smartphone, podem ser disponibilizados numa página html, etc.) São necessárias estatísticas? (número de cigarros fumados no dia, número de cigarros e a que horas, etc., se sim, também poderia ser usado um RTC) Mais uma vez, como são mostrados esses dados? (ficam guardados num cartão SD, são descarregados por bluetooth, são mostrados num display, etc.) Outra coisa que se poderia adicionar era uma "fechadura electrónica" que apenas era aberta com um código pessoal (PIN). Etc., etc., etc.

Parece-me uma boa ideia, por isso, força e vá dando novidades acerca do projecto.

São Paulo / Brasil
Full Member
View Profile

Olá!

O que acham da seguinte idéia:

Uma caixa com um fundo inclinado, com uma tampa e um furo de saída.

Para abastecer a caixa o usuário digita a quantidade de cigarros que colocou e fecha a caixa. Feito isso a caixa só será aberta quando a quantidade for alcançada.

O fundo inclinado tem a função de direcionar o cigarro para o furo de saída.

Quando a pessoa quiser um cigarro ela aperta um botão e um servo abre o furo e outro empurra o cigarro para fora.

Essa foi idéia que tive agora.

Abraço.

Fernando Garcia

Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário: www.ferduino.com

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

Eis a minha sugestao:
Arranja mas é uma caixa onde guardes o dinheiro que poupavas por cada maço que nao compravas e vai olhando para o que la juntas-te dentro smiley-mr-green
Depois pega nesse dinheiro e vai de ferias:smiley-mr-green:

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Portugal
God Member
View Profile

Gosto bastante da ideia do FernandoGarcia.

Newbie
*
View Profile

Pessoal,

Obrigado pelas respostas. Minha idéia é criar esta caixa, colocar uma lcd que mostre quantos cigarros foram fumados e adicionar esses cigarros em um banco de dados (ou via bluetooth ou via wifi)...

Em relação a detectar quantos cigarros foram tirados, eu pensei em algum sensor que eu pudesse colocar na parte interna da caixa que pudesse calcular a distancia entre ele (o sensor) e o proximo objeto (o cigarro). Assim que eu retirasse um cigarro ele calcularia a distancia indicando que ela aumentou, contabilizando assim que foi retirado um cigarro.

Abs

Pages: [1]   Go Up
Jump to: