Go Down

Topic: Como fazer a programaçãoi? (Read 1 time) previous topic - next topic

Porcao

Apr 27, 2008, 02:08 pm Last Edit: Apr 27, 2008, 02:10 pm by Porcao Reason: 1
Pode ser que assim que eu tiver o meu Severino essa duvida seja solucionada (acho que resolvo isso nessa semana  ;) ), mas por enquanto eu so tenho a versão 0011 instalada e aparentementre fncionando.
Eu uso linux e a instalação foi bem fácil.
O programa abre, consigo visualizar os fontes dos exemplo e quando clico em verify tudo ocorre normalmente. Essa é uma das mensagens, por exemplo: Binary sketch size: 1402 bytes (of a 14336 byte maximum)
Agora minha dúvida. Com o PIC eu teria um arquivo .HEX em algum diretório que é o que eu uo para transferir para o uP. Mas e no Arduio? O que eu envio pra ele? Como transfiro o programa?
Basta clicar em "upload to i/o board" e pronto?
Artur Porcão

silverbolt

1a. coisa. Arduino não usa PIC e sim um AVR da Atmel ;-)

2a. selecione qual board vai usar (compativel com...)
3a. isso ai, basta dar o upload que ele abre tipo um terminal e envia o HEX gerado para a placa via serial.
4a. tem o lance do reset em alguns casos, leia no forum que está cheio dessa informação.

Duvidas?
escreva!

Silverbolt
Acesse: www.symphony.com.br

Porcao

Eu sei que é diferente  ;D
Mas é que no SDCC, por exemplo, do PIC eu gero um arquivo .HEX enre outros no mesmo diretorio do fonte, e ai é so enviar via serial e pronto. Mas no editor do Arduino eu não vi esse arquivo ou nenhum utro sendo gerado indicando que a compilação ocorreu normalmente sabe?
Em todos os casos não vem nenhuma mensagem de erro no editor  ::)
Deve estar funcionando.
VOu pesquisar o lance de restet sim. Eu vou usar um Severino nos meus projetos.
[]s
Artur Porcão

Adilson Akashi

SilverBolt,

Porcão sabe que Arduino usa Atmel e não PIC.
É que ele usa PIC, então ele só deu um exemplo:"Com o PIC eu teria um arquivo .HEX em algum diretório que é..."

Porcão
No IDE Arduino você escreve o programa (pode salvá-lo, em formato .pde), ao clicar em upload ele compila para um arquivo .hex, e envia (via serial no caso do Severino) o "arquivo" para o chip.

[alternativamente, você pode carregar sketches via linha de comando, usando uisp ou avrdude, carregando .hex manualmente] - trabalho desnecessário, se a IDE funcionar.

Se você procurar em:
...\arduino-0011-win\arduino-0011\examples
vai encontrar arquivos .pde, e depois de clicar em upload, vai encontrar pastas com arquivos .hex.

No IDE, caso use o Severino, você deve selecionar tools/board/arduino ng or older w/ atmega8 (ou w/ atmega168 - dependendo do CI). E selecionar a porta serial adequada.

E, ao contrário do que o Silverbolt disse, usando o Severino não tem que usar o reset, pois o projeto contempla o auto-reset com exclusiva desabilitação por jumper, caso seja desnecessário/indesejado. Para tanto, seu cabo serial precisa de ao menos 4 pinos conectados(2,3,4 e 5).

Alternativamente (com o IDE 0011), você pode realizar o mesmo procedimento para carregar sketches sem a utilização do bootloader, o que economiza espaço de memória, e elimina o delay para inicialização do programa carregado após um reset manual ou power on.
Para isso, é necessário apenas mudar a configuração em preferences.txt de upload.using=bootloader para uploading.using=parallel. Neste caso será necessário utilizar um cabo parallel port programmer (o mesmo utilizado para queimar o bootloader - ao invés do cabo serial), e também é desnecessário utilizar o reset.
PCB Designer

Porcao

Isso mesmo Adilson, eu chegeui a ver os fontes de exemplo, mas só os .C. Hoje a noite eu vou ver melhor.
Mas pelo que eu entendi é coisa simples. Com o Arduino 0011 eu desenvolvo o código, clico em enviar para o Severino e pronto. Ele reininicia automáticamente e já sai executando o programa que acabou de receber. Está parecendo ser mais fácil do que o que eu estou tendo que fazer com o meu laboratório de PIC.
Quanto ao Severino. Ainda estou decidindo uma coisa. Se faço uma placa ou compro uma pronta.  :-/
É que estou querendo aprender como se faz as placas pelo processo fotográfico. Um amigo me mostrou como se faz e está com cara de não ser nada de outro mundo  :)

[]s a todos pela ajuda.
Artur Porcão

silverbolt

Isso mesmo Adilson, eu chegeui a ver os fontes de exemplo, mas só os .C. Hoje a noite eu vou ver melhor.
Mas pelo que eu entendi é coisa simples. Com o Arduino 0011 eu desenvolvo o código, clico em enviar para o Severino e pronto. Ele reininicia automáticamente e já sai executando o programa que acabou de receber. Está parecendo ser mais fácil do que o que eu estou tendo que fazer com o meu laboratório de PIC.
Quanto ao Severino. Ainda estou decidindo uma coisa. Se faço uma placa ou compro uma pronta.  :-/
É que estou querendo aprender como se faz as placas pelo processo fotográfico. Um amigo me mostrou como se faz e está com cara de não ser nada de outro mundo  :)

[]s a todos pela ajuda.

Adilson... sobre o pic, entendi ;-)

Quanto ao processo de placa, vi umas que um amigo meu fez usando toner e o papel Paper Gloss (deve ser assim que se escreve)
Qualidade da placa corroída ficou muito boa.

Pesquise sobre isso...

Silverbolt
Acesse: www.symphony.com.br

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy