Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Bootloader  (Read 613 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Santo Andre, SP
Full Member
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Um chip novo, zerrado não vêm com o bootload para a programação via Arduino certo?
Como eu faço para gravar ele no chip?
Existe alguma maneira de não usar o bootloader e gravar diretamente o meu programa? Acho que inclusive economizo memoria com isso.
Caso não seja possível carregar outros progrmas sem o bootloader, existe alguma maneira de desativá-lo para que ele não entre em funcionamento sempre que ligo a alimentação? Isso pode ser um problema dependendo do projeto.
[]s

Artur Porcão

Brazil
Sr. Member
..., to learn, to know, to make, to share, to l...
View Profile

Não tenho certeza, mas acho que já te expliquei isso (tudo) em outro post.

A maneira mais fácil de gravar o bootload no CI vazio é usando um parallel port programmer (cabo paralelo de um lado, 6 pinos do outro) que se encaixa no conector ICSP dos Arduinos. Ou comprar um cabo/circuito tipo AVRisp. Ou construir um USB/Serial/Paralelo. Mas o mais barato é o Parallel Port Programmer. Só resistores.

Você pode gravar programas diretamente no CI sem usar o bootloader, utilizando a versão 0011 do IDE Arduino (e o mesmo cabo acima - não pelo pino de RX/cabo serial ou usb). A versão 0010 não tem esta funcionalidade (algumas anteriores tinham, mas a 0011 foi melhorada). Economiza memória, e inicializa o programa imediatamente, sem o delay do bootloader.

O bootloader depois de gravado pode ser apagado, mas se foi gravado, ao ligar a alimentação, irá rodar como um programa qualquer. Só deverá parar ao receber um programa pelos pinos de RX.

Dê uma procurada pelo link do cabo no site do Arduino, e pelo post em que te expliquei (acho) isso tudo.

PCB Designer

Santo Andre, SP
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Acho que explicou sim, mas eu não tinha entendido o que era  :smiley
É que no mundo PIC que eu vivia até agora não tem isso, acho que eu estava tentando entender como sendo uma forma parecida com um PIC. Por isso a confusão.

E instalei a versão 0011 do IDE para Linux, e está rodando legal.
Vou procurar ler mais sobre esse cabo.
Valeu! E obrigado pela paciencia   :-/

Artur Porcão

Pages: [1]   Go Up
Jump to: