Go Down

Topic: Calculo de resistor (Read 2709 times) previous topic - next topic

Porcao

Pessoal, alguém teria algum calculo boi baba bico de como encontro o valor de um resistor para polarizar um BC548 que por sua vez aiona um relé?
O relé precisa de 5V e consome 72mA.

E outra situação. Tenho o meu atmega consumindo 5V fornecidos por um 7805.
E utilizo uma entrada digital para verificar se o farol de milha do carro foi ligado, então tenho como sinal 13,8V (é a tensão correta, e não 12V).

Nos meus testes eu usei 2 resistores de 100k. Um ligado no pino do controlador e vai para o terra. Assim quando em aberto ele fica sempre negativo e fornecendo 0 na função digitalRead.
E outro de 100k que vai do pino para o fio que é ligado ao interruptor. Quando ligo o farol eu fico com mais ou menos 6V no terminal do controlador e a leitura fornece 1. Esta correto. Mas existe um problema, notei que se coloco a mão nos contatos do interruptor a resistencia da minha pele é o bastante para o controlador reconhecer o sinal como alto. Saberiam me informar como posso calcular esses resistores? Será que é melhor baixar os seus valores para 10k ou até mesmo 1k?
[]s
Artur Porcão

neuron_upheaval

Pessoal, alguém teria algum calculo boi baba bico de como encontro o valor de um resistor para polarizar um BC548 que por sua vez aiona um relé?
O relé precisa de 5V e consome 72mA.

Chuta que o beta do BC548 é 100; se você usar uma saída digital, vai ter perto de 5V nele quando em HIGH.

Digamos que você precise de 80 mA no coletor, onde irá a bobina do relé. 80 mA divididos pelo beta, que é 100, dá 0,8 mA. Essa é a corrente na base.

Quando saturado, o VBE do BC548 é perto de 0,7V. 0,7 divididos por 0,8 x 1000 = 875 ohms. Use um resistor de 820 ohms entre a base do BC548 e a saída digital que tá blz.

E outra situação. Tenho o meu atmega consumindo 5V fornecidos por um 7805.
E utilizo uma entrada digital para verificar se o farol de milha do carro foi ligado, então tenho como sinal 13,8V (é a tensão correta, e não 12V).

Nos meus testes eu usei 2 resistores de 100k. Um ligado no pino do controlador e vai para o terra. Assim quando em aberto ele fica sempre negativo e fornecendo 0 na função digitalRead.
E outro de 100k que vai do pino para o fio que é ligado ao interruptor. Quando ligo o farol eu fico com mais ou menos 6V no terminal do controlador e a leitura fornece 1. Esta correto. Mas existe um problema, notei que se coloco a mão nos contatos do interruptor a resistencia da minha pele é o bastante para o controlador reconhecer o sinal como alto. Saberiam me informar como posso calcular esses resistores? Será que é melhor baixar os seus valores para 10k ou até mesmo 1k?

Cara, você tá muito elétrico... Tá ligando o Arduino com a mão, literalmente ;D

Em vez de fazer um divisor de tensão com resistor, você pode ligar dois LEDs em série e um resistor de (13,8 - 4,0) / 15 x 1000 = aproximadamente 680 ohms.

Code: [Select]

Do farol de milha (+) o----[===]--+---[>|---[>|----o (-) da Bateria ou Chassi
                         |     \\   \\
                     680R  |
                         +-----o Pino digital do Arduino

neuron_upheaval

Quando saturado, o VBE do BC548 é perto de 0,7V. 0,7 divididos por 0,8 x 1000 = 875 ohms. Use um resistor de 820 ohms entre a base do BC548 e a saída digital que tá blz.

Aqui tem um erro...

O valor do resistor da base é (5 - 0,7) / 0,8 x 1000 = 5,3 kohms. Use um de 4,7 kohms que tá jóia.

neuron_upheaval

Cara, tudo blz?

Outro jeito de fazer o Arduino detectar tensões acima dos 5V é usando o circuito que está em: http://www.arduino.cc/playground/uploads/Learning/Level_shifting_4_arduino.pdf.

Eu não o usei, mas pelo que está no esquemático, imagino que o sinal ficará invertido: quando você aplicar um sinal, o Arduino perceberá LOW e quando não tiver sinal, o Arduino perceberá HIGH.

Acho que isso resolve o problema de acionar os pinos do Arduino com a mão, hehe.

[]s

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy