Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Dicas de solda  (Read 960 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Santo Andre, SP
Offline Offline
Full Member
***
Karma: 1
Posts: 131
Arduino rocks
View Profile
WWW
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Pessoal, que técnicas voces usam para fazer uma boa solda?
Na falta de coisa melhor e da pressa eu tenho usado a pasta da Best, mas a embalagem diz para não usar em eletronica. Apesar disso a solda tem saido perfeita, pequena e brilhante. Depois de acabado o processod e soldagem eu limo a placa com alcool para tirar os residuos de pasta.
Tem alguma coisa melhor para ajudar na soldagem?
E a finalização? Algum verniz ou outra proteção?
[]s
Logged

Artur Porcão

Brazil
Offline Offline
Sr. Member
****
Karma: 0
Posts: 443
..., to learn, to know, to make, to share, to l...
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Se não me engano, a recomendação de não usar pasta é explicada pelo aumento da temperatura atingida na soldagem, e pelos resíduos de pasta que se misturam à solda.

Só limpo a placa com palha de aço, álcool isopropílico (isopropanol), e aplico uma mistura de breu (vendido em lojas para marcenaria, mat. de construção) com isopropanol ou thinner. Depois que o breu seca bem, você pode soldar quando quiser, pois o cobre está protegido de oxidação pelo breu. Pode até colocar os dedos sobre o cobre, porque o breu protege o cobre da gordura e impurezas da mão.

Depois você limpa tudo com isopropanol, pra tirar o breu, e aplica um verniz (automotivo ou específico para placas) para evitar oxidação. Se quiser deixar só no breu, pode, mas a placa fica opaca, sem brilho.
Logged

PCB Designer

Santo Andre, SP
Offline Offline
Full Member
***
Karma: 1
Posts: 131
Arduino rocks
View Profile
WWW
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Legal essa dica do breu!  smiley
Vou tentar.
Logged

Artur Porcão

Santo Andre, SP
Offline Offline
Full Member
***
Karma: 1
Posts: 131
Arduino rocks
View Profile
WWW
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olha só a resposta que me mandaram:
> Para protejer minhas placas utilizo verniz acrílico (da acrilex)
> diluído em álcool isopropílico, um potinho de 60 ml dura por anos
> pois é muito denso, 2 gotas diluídas deve dar para envernizar uma
> área maior que 20x20 cm.
> Eu aplico o "verniz" logo após a corrosão e limpeza da placa (antes
> mesmo da soldagem), o verniz não atrapalha na hora de soldar, pelo
> contrário, parece ajudar, e não uso nenhum outro produto para
> facilitar a soldagem.

E como fluxo deram a dica de usar um chamado No-Clean.
Logged

Artur Porcão

Pages: [1]   Go Up
Jump to: