Go Down

Topic: Dicas de solda (Read 1 time) previous topic - next topic

Porcao

Pessoal, que técnicas voces usam para fazer uma boa solda?
Na falta de coisa melhor e da pressa eu tenho usado a pasta da Best, mas a embalagem diz para não usar em eletronica. Apesar disso a solda tem saido perfeita, pequena e brilhante. Depois de acabado o processod e soldagem eu limo a placa com alcool para tirar os residuos de pasta.
Tem alguma coisa melhor para ajudar na soldagem?
E a finalização? Algum verniz ou outra proteção?
[]s
Artur Porcão

Adilson Akashi

Se não me engano, a recomendação de não usar pasta é explicada pelo aumento da temperatura atingida na soldagem, e pelos resíduos de pasta que se misturam à solda.

Só limpo a placa com palha de aço, álcool isopropílico (isopropanol), e aplico uma mistura de breu (vendido em lojas para marcenaria, mat. de construção) com isopropanol ou thinner. Depois que o breu seca bem, você pode soldar quando quiser, pois o cobre está protegido de oxidação pelo breu. Pode até colocar os dedos sobre o cobre, porque o breu protege o cobre da gordura e impurezas da mão.

Depois você limpa tudo com isopropanol, pra tirar o breu, e aplica um verniz (automotivo ou específico para placas) para evitar oxidação. Se quiser deixar só no breu, pode, mas a placa fica opaca, sem brilho.
PCB Designer

Porcao

Legal essa dica do breu!  :)
Vou tentar.
Artur Porcão

Porcao

Olha só a resposta que me mandaram:
> Para protejer minhas placas utilizo verniz acrílico (da acrilex)
> diluído em álcool isopropílico, um potinho de 60 ml dura por anos
> pois é muito denso, 2 gotas diluídas deve dar para envernizar uma
> área maior que 20x20 cm.
> Eu aplico o "verniz" logo após a corrosão e limpeza da placa (antes
> mesmo da soldagem), o verniz não atrapalha na hora de soldar, pelo
> contrário, parece ajudar, e não uso nenhum outro produto para
> facilitar a soldagem.

E como fluxo deram a dica de usar um chamado No-Clean.
Artur Porcão

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy