Regulador de Tensão

Estou usando o 7805 (entrada 12V) para fazer a regulação de tensão no meu projeto, mas estou com o seguinte problema: ele está aquecendo demais.

Queria pedir pra vocês sugestões sobre o que posso fazer para diminuir esse aquecimento ou de componentes reguladores de tensão melhores.

Valeu a ajuda

A família 7805 tem alguns modelos. O 7805 propriamente dito, suporta fornecer até 1,0A. Se for 78M05, suporta 0,5A. Se for 78L05, suporta 0,1A.
Tem que ser um regulador adequado ao seu consumo de corrente. Se for maior que 1A., tem que ser outro regulador. Não saberia te informar agora qual. Você terá que calcular e medir o consumo máximo do seu circuito (note que se for maior que 1A calculado, nem precisa medir se estiver usando o 7805, pois a medição será afetada pela falta de capacidade do regulador).
Agora, caso a corrente exigida seja menor que 1A. - e estiver usando o 7805 - , se estiver aquecendo muito, você pode instalar um dissipador de calor no regulador, com isolante elétrico (mica ou silicone) e pasta térmica (ou produto similar). Outra medida que pode diminuir um pouco o calor gerado é diminuir a tensão de entrada para o mínimo exigido pelo regulador, que é 7volts.
Talvez seu problema não seja possuir um regulador "melhor", mas sim "mais adequado" ao seu projeto.

O projeto no caso é um carregador usb pra IPOD a partir da saída de 12V do carro, daí não tem como reduzir a tensão de entrada.

Acho que a corrente não deve passar de 1A, porque o IPOD é carregado pela porta USB do computador normalmente e se não estou enganado, as portas USB do computador não podem fornecer correntes acima de 1A, certo?)

Se tivesse jeito, eu queria uma solução que não ocupasse muito espaço, para caber dentro do invólucro do conector.

Aliás, alguém sabe o que é usado nos carregadores comerciais desse tipo? Tem mais alguma coisa além do regulador e dos capacitores? (esses carregadores comerciais não esquentam tanto)

Olha, até onde eu sei, carregadores de baterias (seja celulares, pilhas recarregáveis, ipods) não são simplesmente reguladores com capacitores, ou seja, não são somente fontes de tensão, mas sim fontes de corrente. E são específicas para cada tipo de bateria (NiCD, NiMH, etc.). Se usar de um tipo de cerregador de bateria em uma bateria diferente, a bateria estraga com o tempo. É sério. Cada bateria tem uma curva específica de carga.
Ainda mais uma fonte de tensão.
Pesquise bem antes de detonar um iPod. Um carregador comercial deve ser bem mais barato.

mas a porta USB não é especificada para cada aparelho, e os IPODs são carregados pela porta USB diretamente, sem conexões intermediárias.

Desculpa, se falei besteira, mas como ainda estou com dúvida, resolvi perguntar denovo

Ok, nesse caso, provavelmente todo o circuito do carregador esteja dentro do próprio iPod, e aí, talvez, você só precise dos 5 volts mesmo, que irão alimentar o carregador do iPod. Há reguladores de tensão com encapsulamento menor que o 7805, com menor capacidade de corrente, mas não sei se é esse tipo de solução adotada nos carregadores em que quer se basear.

Voce pode usar um regulador de tensão regulavel, que com certeza vai esquentar bem menos, como o próprio lm317 em cunjunto com alguns componentes.

Procure na net e construa um conversor buck é simples qualquer duvida é so me mandar as duvidas em di_rodovalho@yahoo.com.br