Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Atmegas travados  (Read 864 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Surubim/PE
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Pessoal,

Eu confesso que desse mundo tão vasto dos microcontroladores a minha pouca experiência é mais voltada  para os PICs. Quando eu conheci os Arduinos eu vi uma boa oportunidade de conhecer melhor os micros AVR, mas como tudo que iniciamos sempre encontramos algumas pedras e armadilhas pela frente... (se fosse diferente não tinha graça...heheheh...).

Uma das "pedras" que me deparei apareceu quando fui mexer nos fuse bits de um Atmega 8 e de um Atmega 168, que agora depois da minha lambança estão "travados" (é assim mesmo que se chama?). Eu estava mexendo nos fuses porque não estava conseguindo habilitar o auto-reset no SEVERINO, conforme já narrei em outro tópico.

O problema agora é que não sei como recuperar os componentes (se é que tem salvação) e, o pior, estou morrendo de medo em mexer novamente nos fuses.

Esses micros não foram gravados na placa do SEVERINO, mas sim em um gravador que montei conforme o esquema do link abaixo:

http://www.lancos.com/e2p/avrisp-siprog.gif

Para conectar o micro eu fiz uma plaquinha com um regulador de tensão, soquete ZIF, cristal e tudo mais. Ficou tudo bem arrumadinho e funcionando. Eu gravo os micros nessa placa e depois coloco na placa do Arduino já com o bootloader gravado nele. Os programas para gravação que utilizei foi o PonyProg2000 v. 2.07cBeta e também o ISP Programmer. O meu SO é o WinXP.

Agora quando vou tentar apagar esses micros no PonyProg aparece a seguinte mensagem: "Device missing or unknown device (-24)" e no ISP Programmer aparece a mensagem: "Write erro at address 00003800 byte written: 0C byte read: FF"  :o

Será que os meus micros tem salvação?  :'(
Caso positivo, o que devo fazer?
Porque isso ocorreu quando eu mexi nos fuses? Nunca tive nada parecido trabalhando com PICs.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Abraços

Brazil
Sr. Member
..., to learn, to know, to make, to share, to l...
View Profile

Que problema, hein?
Já quebrou seu brinquedo novo, menino!
haha.

Se não estou enganado, os fuse bits originais do atmega8 são:
Low: 0xC1
High: 0x99

Do atmega168 são:
Low: 0x62
High: 0xDF

Agora, se não consegue nem que o programa consiga se comunicar com o CI, sugiro duas coisas:
tentar "queimar" o bootloader diretamente pelo Severino e pelo Arduino IDE0011
(seu cabo pode ser conectado ao Severino, modificando o conector de 10 pinos para os 6 pinos, ou você pode fazer um parallel port programmer)

Ou, se você tem vários CI's, alguns já funcionando, você pode tentar o bootcloner:
http://www.arduino.cc/playground/BootCloner/BootCloner

Não sei se alguma dessas alternativas vai funcionar.

PCB Designer

Surubim/PE
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Heheheh... ;D

Dá vontade realmente de quebrar, mas eu vou me conter porque a culpa foi minha. Eu me precipitei e fui setando os fuses sem critério, achando que qualquer bobagem poderia ser desfeita apagando o chip.  :-[
Vou tentar todas essas dicas sugeridas por você, mas pelo que estou lendo a respeito creio que vou ter de montar um gravador de alta-tensão para ressuscitar os micros.
Agora vou ser menos afobado e vou mexer nesses fuses como se tivesse pisando em ovos.  smiley-wink

Agora eu sei... Com AVR não se brinca! Bobeou dançou!  :o

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Abraços,

Pages: [1]   Go Up
Jump to: