Go Down

Topic: Arduino +4 DC motors (Read 1 time) previous topic - next topic

Terramoto

Boas, gostava de saber se é possível usar o arduino para fazer um robô aquático com 4 ou mais motores de 12v, desculpem-me a ignorância mas eu não percebo assim muito de electrónica.
Mas pelo vai que li ou lembro-me de ter lido no site o arduino aguenta apenas com 18v ou 24v. Obrigado

silverbolt

seguinte.
o arduino não guenta nada.
Na verdade as saidas são niveis TTL, ou seja de 0-5 V
Vc. precisa usar um modulo de potencia, que pega o sinal TTL e transforma ele em potencia, no caso 24 V.
Para isso vc pode usar transistores ou chips de ponte H, como os L-293 ou L-298.

Duvidas?
Escreva !

Silverbolt
Acesse: www.symphony.com.br

Terramoto

Oct 23, 2008, 12:40 am Last Edit: Oct 23, 2008, 12:53 am by Terramoto Reason: 1
então devo ligar o arduino a esses chips (cada chip por motor?) e depois em termos de alimentação é por uma bateria ligada a um certo pin por cada chip?
  • pergunta estúpida, presumo que como seja 12v cada chip então será mesmo 1 por cada motor.

Agradeço desde já a paciência e a ajuda.

Cumprimentos, J. Terramoto

silverbolt

veja, o chip L-293 D tem 4 saidas de potencia e corrente máxima de 0,6A.
Se vc. for ligar motores apenas coma função liga/desliga, dá para vc. ligar 4 motores.
Agora, se vc. for ligar o motor com reversão, ou seja, gira horário e depois gira antihorário, dai com 4 saídas, vc. consegue ligar 2 motores.
O L-293 suporta alimentação deparada para os motores até 30 V.

Já o L-298, que é um outro chip de ponte H, faz a mesma coisa, porem com corrente máxima de 1,5 A

Eu uso esses chips em projetos de robotica já tem um bom tempo.
o L-293 D custa aprox. 15,00 e o L-298 custa aprox. R$ 25,00
Se vc. quizer, basta me mandar email: symphony.robotica@gmail.com

Silverbolt

Cristal

Terramoto,

Se necessitar mais potencia, você pode usar o Arduino para controlar os L297 mais FETs na etapa de potencia.

silverbolt

Não há necessidade do L-297, pois ele é apenas usado para controle chopper em motor de passo.
POde usar FET direto.
A dica dos CI's ponte H foi dada pelo fato de ser mais facil de ser utilizado.
Já fiz ponte H com FET e tivr alguns problemas ref. as proteções.
Fritei 3 ponte H que suportavam 40 A cada uma :-(

Silverbolt

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy