Go Down

Topic: IDE 0013 (Read 1 time) previous topic - next topic

ailtonfacanha

Olá

Uma das grandes contribuições da IDE 0013, foi adição de suporte para o ATMega328. Eu tinha comprado alguns da Fundamental Logic contudo só funcionava para a IDE 0011. Agora, nesta versão, foi preciso apenas atualizar a pasta boards com as características dos chips da Fundamental Logic e tudo ocorreu muito bem.

Vale  a pena utilizá-los! Percebe-se claramente a possibilidade de se elaborar programas mais complexos, isto é, que necessitem por volta de uns 30 k de EEPROM FLASH.

Outra grande novidade desta versão de IDE  é o envio de  float, com duas casas decimais, através da serial, inclusive, envio para LCD, utilizando-se a biblioteca LiquidCristal.

O meu grande sonho é que em breve seja desenvolvido uma IDE icônica, assim posso utilizá-la definitivamente com meus alunos do ensino técnico.

Outra função interna que já deveria ter sido elaborada é a função ShiftIn nos moldes do Basic Stamp. Permitiria a utilização de muitos chips disponíveis no mercado.

Ailton

silverbolt

legal.
essa parte da linguagem iconica me interessa muito.
trabalho com robotica e estamos usando arduino na escola.
Silverbolt
Acesse: www.symphony.com.br

arilson

Desculpe a ignorância, oque é linguagem iconica, seria algo como a Scratch do MIT?
http://scratch.mit.edu/

neuron_upheaval

ailtonfacanha

Olá

IDE icônica, são interfaces gráficas usadas em software educacionais para facilitar o processo de ensino aprendizagem. Observe que na IDE Arduino as instruções ou comandos são organizadas em palavras específicas. O conjunto destas palavras numa sequência lógica, chamamos de programa.

Na IDE icônica existem desenhos(ícones) associados aos comandos ou instruções, classificados em grupos. O estudante apanha um destes ícones e os coloca na região de elaboração dos programas, em seguida preenche os operandos necessários. No final, um programa completo torna-se um desenho bem colorido e amigável de se elaborar pelos estudantes.

Existem vários trabalhos científicos que abordam esta prática construtiva de elaboração de programas, focados no ensino fundamental e médio. Segundo alguns pesquisadores da área de educação, este tipo de estrutura facilita bastante a aprendizagem dos estudantes.

Eu vi uma iniciativa utilizando o Arduino. Infelizmente não registrei o link, uma pena!
Se por acaso, alguns dos amigos aqui da LR  tiver acesso a este tipo de informação, peço por gentileza que compartilhem.

Ailton

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy