Go Down

Topic: Novato pede orientação (Read 541 times) previous topic - next topic

DanDare

Olá Pessoal.
Sou novato em Arduino e gostaria de algumas orientações básicas, se alguém puder ajudar.
A algum tempo venho namorando este projeto e final de semana passada resolvi tentar algo: Sábado após meus compromissos peguei a lista de componentes e fui correndo até a eletrônica aqui em BH e por pouco não pego a loja aberta. Confusão de Sábado, loja cheia, peguei o saquinho com os componentes e fui correndo pra casa na intenção de materializar o Arduino Severino S3v3.
Tenho alguma prática em montagens mas não em imprimir minhas próprias placas, sem recursos adicionais desenhei o cicuito à mão mesmo, no final testei as trilhas pra ver se não tinha nada em curto, tudo OK até então.
Na montagem veio o banho de água fria: Me deram um capacitor polarizado de 10 micro farad, pelo projeto este capacitor não é polarizado. Não me deram também o indutor de 100 micro Henry.
Como a ansiedade era muita, apesar de não ter certeza concluí que poderia rodar o hardware sem o indutor, apenas para testar se a placa dava algum sinal de vida "Alô mundo", usando o capacitor polarizado nesta configuração, porém, não funcionou, como era de se esperar. A placa parece responder a TX e RX mas nada de comunicação efetiva com o programa.
No meu primeiro tempo livre irei arrumar essas coisas. Neste meio tempo gostaria de tirar algumas dúvidas básicas:

- Comprei o Atmega 8 16p3, na lista de componentes oficial está listado: "Atmega8 28p3", algum problema em relação a isto?
- A diferença entre Atmegas 8,168 ou 368 é apenas a memória disponível para código? Ou algum outro detalhe mais relevante?
- É possível gravar o bootloader apenas utilizando o programa Arduino, ou precisarei de algum hardware adicional para isto?
- O circuito é estável e confiável? Após configuração, gravação de algum código ela roda sem interrupções? É robusta neste sentido?
- Posso utiilizar qualquer indutor no valor indicado nas especificações?

Um abraço a todos e obrigado por qualquer resposta.

Rodrigo

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy