Go Down

Topic: Novato pede orientação (Read 541 times) previous topic - next topic

DanDare

Olá Pessoal.
Sou novato em Arduino e gostaria de algumas orientações básicas, se alguém puder ajudar.
A algum tempo venho namorando este projeto e final de semana passada resolvi tentar algo: Sábado após meus compromissos peguei a lista de componentes e fui correndo até a eletrônica aqui em BH e por pouco não pego a loja aberta. Confusão de Sábado, loja cheia, peguei o saquinho com os componentes e fui correndo pra casa na intenção de materializar o Arduino Severino S3v3.
Tenho alguma prática em montagens mas não em imprimir minhas próprias placas, sem recursos adicionais desenhei o cicuito à mão mesmo, no final testei as trilhas pra ver se não tinha nada em curto, tudo OK até então.
Na montagem veio o banho de água fria: Me deram um capacitor polarizado de 10 micro farad, pelo projeto este capacitor não é polarizado. Não me deram também o indutor de 100 micro Henry.
Como a ansiedade era muita, apesar de não ter certeza concluí que poderia rodar o hardware sem o indutor, apenas para testar se a placa dava algum sinal de vida "Alô mundo", usando o capacitor polarizado nesta configuração, porém, não funcionou, como era de se esperar. A placa parece responder a TX e RX mas nada de comunicação efetiva com o programa.
No meu primeiro tempo livre irei arrumar essas coisas. Neste meio tempo gostaria de tirar algumas dúvidas básicas:

- Comprei o Atmega 8 16p3, na lista de componentes oficial está listado: "Atmega8 28p3", algum problema em relação a isto?
- A diferença entre Atmegas 8,168 ou 368 é apenas a memória disponível para código? Ou algum outro detalhe mais relevante?
- É possível gravar o bootloader apenas utilizando o programa Arduino, ou precisarei de algum hardware adicional para isto?
- O circuito é estável e confiável? Após configuração, gravação de algum código ela roda sem interrupções? É robusta neste sentido?