Go Down

Topic: Controle de motor de passo bipolar (de impressora) (Read 9 times) previous topic - next topic

DanDare

Sep 04, 2009, 06:40 am Last Edit: Sep 04, 2009, 06:43 am by DanDare Reason: 1
Me deculpe você Adilson não são relés são relays, apesar da tradução ser relé mesmo em portugues parece que não é muito utilizado na terminologia... coisas de iniciante...

Na verdade a figura mostra ligação em relay usando o TIP122. É isto que montei aqui.

Aproveito a oportunidade para agradecer pelo projeto Arduino Severino, se não fosse por isto com certeza ainda não teria me iniciado.

Muito obrigado,

Rodrigo

Italo Lima

Na verdade, não são relays (ou relés, que é a tradução mesmo), são transistores. :)

A funcionalidade (no sentido do resultado final, não do modus operandi) é a mesma de um relay. Vc coloca um tensão/corrente bem baixos em uma perna e o relay deixa uma tensão/corrente BEM alta passar pelas outra.

O problema nos motores de passo para impressora 3D/ CNCs é que você vai querer que ele gire muito rápido, mantendo um torque bom.  Pelo que eu entendo, e acho que o Adilson pode me corrigir se eu estiver errado, a relação velocidade/torque está relacionado com a relação voltagem/corrente.  Para aumentar o torque, dê mais corrente, para aumentar a velocidade, aumente a voltagem. Faça isso demais, e tenha um motor derretido.

Nas placas de controle para CNC que vi pelos fóruns à fora, normalmente eles limitavam a conrrente fornecida, para poder aumentar um pouco a voltagem, com o consequente aumento da velocidade.

Adilson Akashi

Sep 04, 2009, 07:10 pm Last Edit: Sep 04, 2009, 07:18 pm by adilson Reason: 1
Só quis ter certeza do que estava falando, porque assim como você, DanDare, muito outros também são iniciantes, em tudo, ou em eletrônica. Assim sendo, é necessário utilizar ao menos os termos corretos, a fim de evitar mais confusão na cabeça de quem se inicia.

Relês, transistores, SCR's, SSR's,... cada componente tem um nome, independente do "sentido do resultado final".

Apesar do termo Relay ser usado em muitos componentes, quando usamos Relês (sozinho) em português (do Brasil), referimo-nos a relês do tipo com bobina e contatos, eletromecânico.

Só uma questão de falar a mesma língua.

Quanto aos motores de passo, não sou expert, mas acho que a tensão fornecida, e a corrente disponibilizada, devem, num circuito ideal, ser definidas pela construção do motor. Diminuir a tensão ou a corrente causa efeitos colaterais que reduzem o torque ou a velocidade; mas acho que velocidade e torque devem ser adequados através do sinal de controle, não da alimentação.
PCB Designer

Cristal

Aline,

Dá uma olhada aqui, tem varias explicações sobre motor de passo e seu funcionamento.
http://areacnc.wordpress.com/

Paulo Gonçalves

Sep 05, 2009, 03:25 am Last Edit: Sep 05, 2009, 04:00 am by paulocg Reason: 1
DanDare,

Pela imagem do motor de passo que esta utilizando parece ser este[1]:

23LM-K005-20
7.0 V/Phase, 1.2 A/Phase, 1.8 Deg/Step, Unipolar 8 lead wire

Porém na imagem o seu motor tem somente 6 fios e não 8 certo?

[1] http://www.coep.ufrj.br/~toni/trab01.html

abs,

Paulo

Go Up