Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Identificação capacitor poliéster - Ajuda  (Read 1625 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Full Member
Yeah Arduino surely rocks !
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá,

Recentemente montei uma fonte variável segundo este projeto http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Fonte_bancada_2.htm mas agora parece que o mesmo não consegue fornecer amperagem correta, segundo suas especificações.
Comecei a conferir os valores dos capacitores mas não tenho certeza como identificar o valor de um deles.
Pesquisando na internet a referência que mais aparece é a codificação de cores, em desuso atualmente. De fato o capacitor que comprei tem um valor impresso diretamente em seu corpo. Foto do capacitor que comprei: http://www.minasambiente.com/capac.jpg

Li que nos valores impressos os dois primeiros algarismos significam seu valor e o terceiro a potência, em picofarad. Neste capacitor está impresso "250" então seria 25 potência 0 ou 25 potência 10 (10 zeros)? Estou meio confuso.

Se puderem me dizer qual o valor deste capacitor da foto ficaria muito agradecido. Pelo projeto deveria ser de 100nF.

Obrigado,

Rodrigo

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

DanDare, o capacitor da foto é de 100nF, conforme o projeto. No canto superior esquerdo aparece um símbolo micro (parecido com um 'u') seguido do número 1, assim: u1  .   Isso quer dizer 0,1uF ou 100nF, é a mesma coisa.  O 250 é a voltagem máxima que o capacitor suporta.

Os capacitores deste projeto não influenciam na capacidade de fornecer corrente (amperagem), servem apenas como filtro.

Esta fonte não regula a corrente, apenas a tensão. A corrente vai depender da tensão que você ajustou e da carga ligada. O que você quer dizer quando fala que a fonte não está fornecendo a amperagem correta?
« Last Edit: September 10, 2009, 12:03:49 pm by Tacho » Logged

0
Full Member
View Profile

Olá Tacho,

Muito obrigado pelas considerações, inclusive no outro tópico sobre motores de passo, bastante elucidador.
Ok, então tenho os capacitores corretos. Ainda estou perdido no quesito identificação de componentes, tem u seguido de 1, tem 1 seguido de u e cada qual com seu significado velado, por alguma referência padrão que ainda não encontrei, pelo menos na internet (preciso comprar livros). No meio do caminho achei esta página bem interessante: http://www.py2bbs.qsl.br/capacitores.php

O que você falou parece fazer sentido pra mim agora, olhando o esquema elétrico, realmente os terminais de saída da fonte estão ligados diretamente na ponte de diodos e na saída do CI LM350 e capacitores em paralelo.

Após montagem da fonte fiz alguns testes, não sei se os mais adequados e nem se estou aplicando a teoria corretamente mas:

Peguei uma lâmpada incandescente comum (127v x 60W), e testei com o multímetro sua resistência, que ficou igual a 19,6 Ohm. Aplicando a lei de Ohm 'I=V/R', com a fonte na tensão de 20 volts, esperava uma intensidade de corrente igual a 1,02 ampéres, mas o que o multímetro acusou foi corrente igual 0,2 ampéres.
De qualquer forma como não tenho segurança alguma nestes testes fiz ainda o seguinde: Tirei um filamento bem fino de um fio e liguei em curto na fonte, este filamento tem a espessura de um fio de cabelo +-, o filamento não se rompeu e nem sequer esquentou, o que era de se esperar numa fonte com esta especificação.

Será que eu liguei o trafo de forma incorreta? O trafo tem três saídas: duas de 12 volts e uma de 0v, eu liguei o trafo no circuito usando os terminais de 12 volts e deixei o 0v livre, pelo menos esta foi minha interpretação do esquema elétrico da fonte. Deveria unir os dois terminais de 12v ligando em uma das entradas do circuito e na outra entrada o terminal 0v? Espero que seja isto ...

Valeu !

Rodrigo

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Rodrigo, tem algo errado com a resistência que você mediu na lâmpada de 60W. Pela lei de ohm ela deveria ter uns 270 ohms.   w=VI   60=127xI   I=0,47A   R=V/I   R=127/0,47 = aprox 270 ohms.

Isto posto, também é bom lembrar que a resistência da lâmpada aumenta um pouco (não tanto) quando aquecida. A resistência da lâmpada apagada é menor que a da lâmpada acesa.

Se você quer uma resistência para testar sua fonte, use uma resistência de chuveiro. É parruda e tem apenas uns poucos ohms.

Quanto ao fio, sei lá. Cuidado para não queimar a fonte.

Sua ligação me parece certa, o fio central (0V) fica desconectado neste projeto. É como se o seu transfomador fosse de 24V ao invés de 12+12. É a mesma coisa.

Não junte os terminais de 12V, você vai fazer um curto circuito!

0
Full Member
View Profile

Olá Tacho,

Realmente não sei o que pode estar acontecendo, provavelmente erro na BIOS (Burro Idiota Operando o Sistema), ou algum problema na pecinha que fica entre a cadeira e o multímetro, em ambos os casos trata-se de mim mesmo smiley

Usei uma resistência de chuveiro como você falou com resultados "pobres". Fiz duas acoisas aqui: Troquei o fio de alimentação externa da fonte, tava usando um muito grosso, apesar de desconfiar que isto não tenha nada a ver. Mudei a forma de soldar as entradas e saídas no LM350, antes tinha utilizado as "perninhas" excedentes dos diodos usados pra fazer uma ponte entre a face de soldagem e componentes, agora soldei diretamente na placa.

Após estas mudanças a fonte passou a fuincionar bacana, consigo consumo de 2 amperes na resistência de chuveiro, acho que a fonte agora está OK.

Único mistério que ainda resta é que o trafo fornece 12V+12V nas saídas, medidos no multímetro, mas logo após a saída da ponte retificadora o que eu tenho são 31Volts, inclusive também nas saídas dos bornes. Tirando isso acho que a fonte tá legal agora.

Agradeço suas dicas,

Rodrigo
« Last Edit: September 14, 2009, 03:15:39 pm by DanDare » Logged

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Se está funcionando, ótimo!

Não tem mistério nos 31 volts. A tensão alternada, depois de retificada e bem filtrada, fica com o valor de pico. Mas deixa isso para uma próxima etapa...

Pages: [1]   Go Up
Jump to: