Go Down

Topic: Como consegui programar usando a porta paralela. (Read 864 times) previous topic - next topic

Tacho

Oct 11, 2009, 12:03 am Last Edit: Oct 11, 2009, 02:18 am by Tacho Reason: 1
Na minha IDE agora tem uma opção de "board" com esta finalidade.

Fiz assim:

1- abri o arquivo arduino-0017/hardware/boards.txt. Usei o Wordpad do windows que mostra uma formatação melhor.

2- coloquei este texto no final do arquivo e salvei (pode copiar, colar e salvar que deve funcionar):

##############################################################

atmega8par.name=ATmega8 com programador da porta paralela

atmega8par.upload.protocol=stk500
atmega8par.upload.using=parallel
atmega8par.upload.maximum_size=7168
atmega8par.upload.speed=19200

atmega8par.build.mcu=atmega8
atmega8par.build.f_cpu=16000000L
atmega8par.build.core=arduino

Eu só copiei as últimas linhas do arquivo, referentes ao 'atmega8', mudei de nome para 'atmega8par', apaguei as linhas que mencionavam o bootloader e acrescentei a linha "atmega8par.upload.using=parallel"

Acho que para programar o atmega168 basta fazer este recorta-cola com a parte do 'boards.txt' referente àquele chip.
Sugiro primeiro salvar uma cópia do boards.txt com outro nome, caso dê errado.

Para programar basta escolher o Tools/Board/Atmega8 com programador da porta paralela.

O programador é o mesmo que é usado para programar o bootloader. Também tem que instalar o programa 'giveio' e fazer aquele patch no registro do windows recomendado nas páginas que falam deste programador.

Programando pela porta paralela não precisa de bootloader (nem pode ter), o que faz sobrar mais espaço para o programa. Além disso a programação é mais rápida e o programa começa a rodar imediatamente, sem delay.

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy