Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Arduino Mega + XBee-PRO® 868 OEM RF Modules  (Read 1506 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá amigos!!
Estou fazendo um projeto na faculdade em que vou transformar meu kart cross em um carro de controle remoto hehe. Mas preciso de um longo alcance para controla-lo. Estava pesquisando e ví o modulo do Xbee-PRO 868, pelo que entendi ele alcança até 80km dependendo da antena, estou certo?
Alem dessa duvida, tenho tb duvidas com relação a frequencia com que ele trabalha, já que aqui no Brasil a rede de telefonia movel (celular) trabalha nos 900 MHZ. Não daria interferencia?
Outra duvida é se ele conseguiria enviar todos os dados em segurança, pq ficar sem controle de um kart cross de 250cc não seria legal!
O arduino controlará 5 motores eletricos (entradas analogicas de 5 potenciometros!), alem de enviar informacoes do estado do kart, como velocidade, rotacao motor e etc. Não seria informação demais para o xbee enviar ou ele suporta?

Link do Xbee em questão: http://www.digi.com/products/wireless/point-multipoint/xbee-pro-868.jsp

Muito obrigadoooo!!!
 smiley-grin

0
Full Member
Yeah Arduino surely rocks !
View Profile

Muito legal seu projeto, depois que tiver pronto posta algum vídeo !!

Não conheço o XBee. De qualquer forma neste caso, na minha opinião, o correto seria implementar um sistema de verificação para no caso de se perder contato via rádio o motor do kart ser desligado de forma automática.

Boa sorte

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Sim, tb andei pensando nessa ideia, no teste do sinal devo botar algo como acionar o freio e desligar o motor. Mas meu maior problema é com relação ao Xbee. Queria muito saber se ele consegue enviar todas as informaçoes e se realmente tem o alcance de 40km como indicado.

Santo Andre, SP
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Uma dica.
Mantenha um link permanente entre controle e carro. Mesmo que seja para ficar mandando lixo. E monitore esse link. Se ele se quebrar voce desliga o motor do kart e aciona os freios.
Se qualquer coisa falhar ele desliga. A segurança deve ser o ponto mais forte no circuito. Qualquer coisa falhou ou deu errado ele desliga.
[]s
« Last Edit: September 24, 2009, 12:58:50 pm by Porcao » Logged

Artur Porcão

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Minha opinião é que o módulo não terá este alcance todo. Acredito que no máximo alguns kilometros e "olha lá".

Em relação à quantidade de informações você terá que estimar quanto cada sensor irá enviar. Talvez você possa bolar um sistema de envio de pacotes a partir do arduino com todas as informações compactadas em vez de enviar os dados de cada sensor individualmente (nem sei o que vc tinha imaginado) mas alguma coisa como:

arduino->76,2732,32.4,27.8,60.8,...->Estação fixa

76 -> velocidade m/s
2732 -> rpm do motor
32.4 -> coordenada X (gps?)
e assim por diante.

Ai para garantir que não houve erro de transcrição, vc faz algum tipo de hash e verifica se o hash é válido.

Abraço e boa sorte.

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Sim! Cheguei a pensar nesse pacote, em que fossem todas as informacoes seja da leitura analogica dos motores ou a leitura das informacoes de velocidade e rotacao motor. Problema mesmo é a distancia que vai alcançar, acho que só vou conseguir testando.

Apesar, eu não comentei, mas a base de controle do kart será igual a um carro comum, com os pedais de acelerador, embreagem e freio, todos com potenciometros para dar sensibilidade no controle. Ainda não pensei se vou usar um joystick ou bolar um volante. Haverá leitura de dados como velocidade, conta-giros e acionadores de farol, buzina e etc. Isso tudo ligado ao Arduino Mega, e ao Xbee.
Já no kart, serão 5 motores: 1 direção, 1 freio, 1 acelerador, 1 embreagem e 1 no cambio. Além de sensores para velocidade, conta-giros e etc. Tudo também ligado ao Arduino Mega junto ao Xbee.

Então a comunicação será entre os Arduinos. Uma coisa que nunca fiz, e quando procuro codigos acho mais na conexão de Arduino+Xbee com o computador, que não é meu caso.

Alguem já conectou os xbee's? Pode me passar o codigo pra eu ter uma noção?

Obrigado a todos!!

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Bom dei uma olhada no datasheet deste produto que você indicou e ele diz que em ambientes urbanos o alance é de 550 m... então não sei qual é a aplicabilidade para o seu projeto. A taxa de transmissão de até 230 kbps acredito que seja suficiente para os dados que você quer enviar.

Xbee para Xbee: http://code.google.com/p/xbee-arduino/

outro exemplo na net: http://blog.makezine.com/archive/2007/04/fun_with_xbee_and_arduino.html

abraço

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Obrigado 3d29!!
Sim, para uso interno e urbano ele só alcança 550m. Mas meu uso será em area rural, moro no interior e acredito que com a antena dipolo eu consiga um sinal bem maior, o que vc acha?

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Ah com certeza.. o maior problema na area urbana são os edificios e as interferencias.. para você ter uma idéia aqui na Av. Paulista nem o radio do meu carro funciona direito de tanto sinal que tem.

Na area rural acho que você pode conseguir até alguns km quem sabe. Também depende se tiver "line of sight". Mantenha-nos informado do seu projeto.

Abraço

0
Jr. Member
**
Arduino rocks
View Profile

Projeto muito interessante, porem não entendi como seria o controle do kart a uma distância tão grande, você pretende usar cameras para dirigir o kart, certo? Quero dizer para saber pra onde está indo, já que pretende estar a varios quilometros do carro.
   Neste a transmisão do sinal de vídeo vai matar a maior parte da tua banda, não acredito que o ZigBee de conta do recado.
   Ja vi projetos parecidos que utilizam WiFi em uma plataforma Arm chamada Beagleboard http://beagleboard.org/ rodando Linux, essa plataforma processa o sinal de vídeo, gerência a comunicação WiFi e a serial com o Arduino que nesse caso atua apenas como interface entre os sensores e os atuadores e a placa rodando linux.
    Sei que compliquei as coisas, mas não consegui entender como seria o controle do carro que está a vários quilometros de distância sem enxergar o que está na frente do Kart, de qualquer maneira 40 Km vai ser pedreira smiley-wink

Pages: [1]   Go Up
Jump to: