Olá Tacho e Fábio,
Obrigado pelas informações.
Obrigado Tacho pela página, muito boa, aproveitei bastante, lembro de um post antigo que você postou o mesmo endereço base, você quem escreveu? É, muito estranho, hoje medi de novo as saídas digitais do Arduino e obtive 4,8v... bem diferente de ontem, acho que esse multímetro aqui tá com os dias contados mesmo.
Sou bem novato nesse assunto e tô com algumas dúvidas:
No datasheet do l298 e l298n, na seção "Absolute Maximum Rates" é indicado: "Vss Logic Supply Voltage = 7", isto não significa que os 5v do Arduino não serão capazes de controlar o CI, certo? No caso dos transístores para seu correto funcionamento devo fornecer na base dele (tensão de controle, é a mesma coisa?) a voltagem especificada pelo datasheet, ou senão terei perdas de carga etc, é isso mesmo? Nos datasheets de transístores, como no BC558 onde olho esta especificação para a tensão de controle? É "Collector-Base Voltage" ? Nesta seção está indicado (ainda no BC558), voltagem negativa "-50v" o que me deixa confuso ...
Medi a corrente que meu motor demanda e é na faixa de 600mA, acho que faz sentido a ponte com os BC558 e 547 não funcionar direito pra ele pois para estes, parece que a corrente máxima é de 100mA, entre outros problemas provavelmente....
Tanto no datasheet do l298 e l298n a especificação (se é que estou interpretando direito), a corrente máxima por canal é de 2A, como meu motor demanda muito menos que isso, a intenção é alimentá-lo com 9V (o l298 indica tensão máxima de 50v), ainda assim posso utiliza-lo?
Bom, pra este final de semana vou tentar novamente achar algum CI de ponte H-H na minha cidade, alguma indicação de alternativas para as especificação do motor que falei? Assim, chegando na loja com algumas opções a chance de ter meu final de semana salvo aumentam :

Me desculpem o excesso de questionamentos e nem precisa gastar todo esse tempo me explicando esse monte de coisa, mas se tiverem alguma observação que possam fazer agradeço muito, especialmente minha última pergunta sobre alternativas de CI´s.
Valeu !
Rodrigo