Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Arduino + Motor com 1 bateria  (Read 992 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa noite pessoal do forum

Sou iniciante com o arduino (na verdade uso o freeduino) e preciso fazer um prejeto pra facul estilo um robo seguidor de linha.

Fiz os sensores e tal, está tudo funcionando, mas os testes foram feitos pela porta USB.

hj fui testar o arduino ligado por uma bateria de 9V normal (da Sony), coloquei o power plug no arduino pararelo ao motor. soh q quando ligo o motor o arduino eh desligado

alguem sabe como posso contornar esse problema? não posso passar de 14V no projeto

Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
View Profile

Acho que precisamos saber como você esta ligando esses motores,digo o circuito que esta utilizando, já que os motores em geral ao serem ligados geram um força eletromotriz, um corrente reversa que pode gerar ruído no seu circuito e eventualmente atrapalhar o resto do circuito

0
Full Member
Yeah Arduino surely rocks !
View Profile

Olá Evandro,

Não tenho bem certeza mas lembro de ter lido ou escutado por aí que essas baterias de 9v não são boas quando se precisa de correntes mais altas. Se isto estiver certo quando se liga o robô a corrente cai a ponto de não poder sustentar o freeduino.
Posso estar redondamente enganado ma faz um teste ligando pilhas em serie.
Se funciona pela USB, se funciona com pilhas mas não funciona com a bateria de 9v então meu voto é pela troca da bateria por outra coisa smiley-wink

Espero que encontre uma solução.

vlw,

Rodrigo

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

no circuito final usarei esse circuito pra ligar o motor: http://farm1.static.flickr.com/128/331539446_a545f48ca2.jpg

ontem eu liguei ele direto na bateria, soh pra fazer um teste rápido, ai me assustei quando o arduino desligou

o q eu tinha pensado em fazer era dividir a alimentação em duas partes, uma soh para o motor e outra soh pro arduino. alguém sabe qual é a minima tensão de alimentação do arduino?

mais tarde farei o teste com as pilhas, soh q preciso sair pra comprar o suporte pra elas

0
Full Member
Yeah Arduino surely rocks !
View Profile

Olá Evandro,

Não sei como é o Freeduino mas no Arduino a tensão mínima deve ser de 7 volts, menos que isto e o regulador de tensão LM7805 começa a não funcionar direito.
Pode também alimentar o Arduino diretamente na interface do shield, no pino 5+ volts... Mas pra isto é bem importante ter certeza de fornecer uma alimentação bem limpa, sem ruídos etc.

Vlw !

Pages: [1]   Go Up
Jump to: