Go Down

Topic: duvidas qto ao bootloader (Read 2 times) previous topic - next topic

ailton

ola a todos , montei uma placa severino versao 3 (serial) e gostaria de saber se ao fazer o bootloader  o cabo serial deve estar conectado ou nao. Pois nao estou conseguindo fazer o bootloader na placa.

Adilson Akashi

Ailton,

para fazer o bootloader você só precisa da placa com alimentação DC e de um programador ligado ao conector ICSP (sugeri o parallel port programmer por ser mais simples, mas pode ser outro).

Siga isto:
http://www.arduino.cc/en/Hacking/Bootloader?from=Main.Bootloader

P.S.: você é o Ailton de Limoeiro?
PCB Designer

ailton

adilson nao sou de limoeiro,  e obrigado por me responder ok,  qto ao  testes nao deu certo, acho que o meu atmega8 esta queimado, vou comprar outro e tentar novamente. valeu

Adilson Akashi

Ok,
mas qual mensagem você vê ao tentar fazer o bootloader?

E se você tem o cabo para conectar ao ICSP (deve ter, porque só com ele poderia gravar o bootloder), pode testar se o CI está bom, sem usar o bootloader. Basta gravar um programa (sketch) usando este cabo, mas lembrando de mudar uma linha no arquivo preferences.txt:
Mude upload.using=bootloader para upload.using=parallel
PCB Designer

ailton

ola adilson, as menssagens sao varias, mas como tenho um arduino usb da tato gravei o bootloader do atmega8 nesta placa e deu certo o que quer dizer que meu atmega8 esta ok, acho que o problema esta na placa serverino que montei. obrigado pela dica do arquivo, nao sabia deste detalhe, agora a palavra é esta mesmo? (parallel) vou revisar minha placa severino.

Go Up