Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Capacitor do Capeta  (Read 2578 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá Pessoal,

Estou iniciando no universo da Arduino agora, e estou hiper empolgada para montar a minha primeira Severino. Seguindo as lista de componentes que está disponível no manual em PDF, fui às compras. O problema é não estou encontrando o capacitor bipolar de 10uF (o C9) que tem na listinha, em lugar nenhum  :'( Será que vocês poderiam me dar a dica, eu posso substituir ele por algum outro capacitor de algum outro tipo? Minha eletrônica anda meio enferrujada, então eu tô com medo de fazer bobagem.

Obrigada gente!

0
Full Member
Yeah Arduino surely rocks !
View Profile

Olá Maryana,
Eu também tive dificuldades para encontrar "o tal" e a novela pode ser acompanhada no meu post http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1251435825 apesar da novela já ter acabado, resumindo: Encontrei o dito cujo na mesma loja onde anteriormente disseram que não tinha, ou seja, tem vendedor que não presta. Moro em Belo Horizonte, se por um acaso do destino você também for daqui te passo o endereço de onde encontrar.
De qualquer forma estes capacitores bipolares são muito comuns no meio do pessoal que mexe com som de carro, pode procurar nessas "oficinas" de som, alternativamente.
Outra opção seria improvisar o capacitor bipolar como descrito aqui: http://www.infotronic-pe.com/art_0026.htm apesar de que nunca obtive uma confirmação válida de que realmente funcione...

Boa sorte

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Uhuhuhu...achei!
http://www.farnellnewark.com.br/capacitornp10uf16v,product,1236657,123.aspx

É isso não é? (Sim, eu não sei praticamente nada de eletrônica analógica) Osso é pagar frete por causa de uma pecinha de R$0,13 que vc nao acha na rua

0
Full Member
View Profile

Pelas especificações dele é exatmente o capacitor do projeto.

Rodrigo

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Maryana, o link que você postou diz (agora) que o produto está indisponível. Procurei em uma dez lojas no centro do Rio e ninguém tem. Mesmo as lojas de coisas para som.

Esse capacitor é mesmo do capeta!

Como o Rodrigo falou, vou usar dois de 22uF ligados em série, negativo com negativo.

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

É pois é, só vi depois que já tava toda empolgada. Eu estou em São Paulo, liguei numa tal de Casa do Capacitor, que fica perto da Ifigenia e parece que lá tem em estoque. Vou lá sábado porque durante a semana é impossível.

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Outra acoisa,
essa Rei do Som http://www.reidosom.com.br/ parece que tem também, e eles enviam pelo correio.

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Boa tarde,
Esse capacitor não é um capacitor difícil de encontrar e tem em qualquer casa de eletrônica aqui de Porto Alegre, mas caso queiram fazer uma associação de capacitores em série, deve-se ligar positivo de um capacitor com o negativo do outro e não negativo com negativo. Como foi falado. Não sei se pude ajudar.
Abraços smiley

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Obrigado Paulo. Eu conheço o mercado de componentes daí e é mesmo bem melhor que o do Rio. Eu mencionei negativo com negativo porque é mostrado assim no link que o Rodrigo postou:

http://www.infotronic-pe.com/art_0026.htm      - figura 4

Como já mencionei em outra discussão, não entendo porque isso funciona e nunca vi mencionado em um livro sério de eletrônica, mas tem muita gente que fala isso na internet e acho que deve dar certo.

0
Full Member
View Profile

Frente a estas dúvidas, negações e suposições decidi fazer um teste aqui smiley-grin

Ligando dois capacitores como mostrado na página  http://www.infotronic-pe.com/art_0026.htm , as conexões passaram a responder como um capacitor bipolar, fornecendo tensões inversas dependendo de como você alimentou o sistema. Pra minha surpresa, fazendo a ligação como o Paulo Boids explicou, as conexões também passaram a responder como que em um capacitor bipolar mas neste caso com a seguinte ressalva: Aplicando a tensão invertida em relação aos pólos naturais parece haver menor eficiência pois após aplicação da tensão e medindo-se no multímetro li uma tensão 4v menor em relação à tensão aplicada (testei aplicando 20v em capacitores de 25v cada). Repeti o teste algumas vezes com mesmo resultado. Digo que fiquei supreso pois esperava que os capacitores iriam esquentar ligando tensões inversas, o que não aconteceu...

Então tudo isso passa a ser muito engraçado.

Fazendo como mostrado na página http://www.infotronic-pe.com/art_0026.htm parece funcionar, em relação à característica "bipolar" do sistema. Como comprovar agora se com este método temos a capacitência elétrica como informado na página? Eu não sei como se faz....
Se respeitar a capacitância como informado e a característica bipolar do sistema então este método pareceria válido. Ou estou errado?

Alguma luz ?

Valeu !

Rodrigo

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Caro Rodrigo,

Conforme falei no comentário anterior, se ligar o capacitor eletrolítico + com - teremos + e - nas extremidades não conectadas e se medirmos com o capacímetro que tem em alguns multímetros(Tenho um ICEL), a capacitância sera medida com metade do valor de um dos capacitores.
Abraços smiley

Brasil
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Enfrentei o mesmo problema e o resolvi conectando, assim como mencionado acima, dois capacitores eletrolíticos polarizados de 22pF em série, ligando negativo com negativo.
Foi uma ótima solução enquanto não disponibilizava do não polarizado.

O problema também que enfrentei foi encontrar o indutor.

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Aham! Consegui comprar! Terminei comprando numa tal de Casa do Capacitor. Pra quem está em Sao Paulo fica na Timbiras 101. Depois que eu comprei lá, descobri que tinha pra vender na Mult, que fica na mesma rua (não comprei la pq liguei 2x pelo tel e quem atendeu falou que nao tinha, mas no final acabou que tinha)...bom! Agora vou começar a montagem  smiley-grin

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Usei dois capacitores de 22uF, negativo com negativo, e funcionou em três placas severino.

Quanto ao indutor, comprei na www.soldafria.com.br . Não tinha o de 100uH, então comprei de 150uH. Funcionou também. Esse componente não é crítico.

Brazil
Sr. Member
..., to learn, to know, to make, to share, to l...
View Profile

Caso não encontrem o capacitor não polarizado, utilizem o polarizado mesmo, mas soldando o terminal positivo ao terra.

PCB Designer

Pages: [1]   Go Up
Jump to: