Arduino + VB.Net ("Serial Monitor") - Ajuda

Olá,
Estou tentando fazer uma espécie de "Serial monitor" em VB para ler os dados enviados pelo Arduino e mostrar na tela (algo parecido com o Hyper Terminal do Windows), e também seria necessário um botão para enviar o bit '0' ao Arduino quando clicado... acredito que conseguindo efetuar a comunicação as duas partes são faceois, mas o problema é justamente este, nunca programei em VB e não tenho idéia de como abrir a porta serial para enviar e receber dados...

Alguém pode me mostrar um exemplo de código? eu estou usando Visual Basic Express 2008 para criar o programa.

Osias,

Você já tem conhecimento em VB? ou é de primeira viajem?

Se for de primeira viajem aconselho a mudar a liguagem e partir para Visual C#, que considero mais fácil e tem mais exemplos na internet.

Comece sempre pelo mais facil, tão obvio não?

Se nunca programou com a linguagem, vá testando seus componentes. como botoes, labels, e etc. Assim irá adiquirir conhecimento tal para avançar e começar a programar na porta serial.

Tenho um exemplo exato do que você quer em meu blog:

De uma confirida la, o post relacionado é de fev/2010 (eu acho)

Sucesso!!

Att, denadai

Denadai,

Realmente eu sou de primeira viagem em VB, mas achei que seria fácil programar, mas se você diz que consisdera Visual C# mais fácil irei tentar afinal, C é a linguagem que mais estou habituado.

Valeu pela dica! Depois posto minha experiência se tiver sucesso, ou se tiver mais alguma dúvida.

eu aconselharia você aprender Python

exemplo de um Serial monitor
salve o arquivo em um editor de texto nome.py
digite
python nome.py

import serial

s = serial.Serial("/dev/ttyUSB",19200) #endereço da porta e Baudrate

while 1:
    s.readline() #imprime linha por linha ,

Realmente eu consegui estabelecer a conecão com o Arduino em poucos minutos usando o Visual C#!

Consegui enviar e receber dados através da Serial, de maneira muito simples...

Porém, não sei como adicionar algo como um "terminal/console" dentro da janela do programa, para mostrar os dados recebidos assim como no Serial Monitor do Arduino... Alguem pode ajudar?

Seria algo para receber os dados byte a byte, e imprimi-los na tela em sequencia...

Radamés,

Programas "estilo Windos" elaborados em Python rodam de forma leve?
Pois eu já tenho um programa assim em Processing, mas por ser baseado em Java e ser totalmente "gráfico" não tem a performance que eu gostaria :frowning:

A idéia é um de programa leve (o em Processing trava facilmente) e fácil de operar tipo, clicou em um botão, o Arduino faz algo e mostra na tela o que está fazendo, voltado para um usuário com pouco conhecimento em informatica.

Osias,

Eu tenho um terminal feito em Visual C# 2008. porém está la no trabalho e agora só 2.a feira.

Se quizer procurar por algo do tipo, pesquise com nosso amigo google por "Hyper Terminal Visual C#", "Serial Terminal Visual C# 2008".

Se voce conseguiu fazer o TalkToArduino de meu blog, este vai ser "mamão c/ açucar" para você!

Caso não encontre, segunda feira eu posto o codigo do terminal que tenho.

boa sorte,
Att, denadai

Consegui!

Pessoal, valeu pela ajuda, consegui chegar aonde queria, meu problema foi que eu não estou acostumado à programação orientada à objeto, e
havia deixado vários parâmetros "não ajustados"...

O próximo passo agora, é criar um "protocolo" para além de mostrar dados recebidos na tela, tratar essa informação e executar determinada
ação ao receber o byte "x", mas esta parte é mais lógica, acredito que não terei dificuldade.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!