0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« on: March 13, 2010, 09:00:17 am » |
Boa tarde. estou a tentar construir um seguidor de linhas usando um array de 8 sensores RC, da Pololu, estou a tentar usar a biblioteca fornecida pela Pololu, mas não consigo proceder à leitura dos sensores, o único valor que consigo obter no ecra Serial é 0:/ os links da biblioteca em que me centrei são os seguintes: http://www.pololu.com/docs/0J18/14http://www.pololu.com/docs/0J19/3e o código que idealizei foi: #include <PololuQTRSensors.h>
PololuQTRSensorsRC qtrrc((unsigned char[]) {2, 3, 4, 5, 6,7,8,9}, 8); void setup(){ Serial.begin(9600); int i; for ( i = 0; i < 250; i++){ qtrrc.calibrate(); delay(20); } }
void loop(){ qtrrc_read(); // Imprimir os valores dos sensores. for (int i = 0; i < 8; i++){ Serial.println (val_sensores[i]); delay(500); } } void qtrrc_read(unsigned int *vsensores, unsigned char readMode){ for (int i=0; i < 8; i++){ val_sensor[i] = qtrrc.read(vsensores[i]); delay(50); } }
o compilador acusa-me um erro, diz que tenho muitas funções em função de void loop(){ , não percebo pq.. conseguem ajudar-me? cumps Fred
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Jr. Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #1 on: March 22, 2010, 08:33:49 am » |
Na documentação da biblioteca fala a respeito das funções de calibração, pode ter algo aí Outro coisa, sempre que começo a trabalhar com algo novo, como é o caso, utilizo apenas um sensor, e tento saber o máximo sobre ele, depois replico a experiência, comigo sempre funciona!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #2 on: March 22, 2010, 12:45:25 pm » |
Olá Fred,
Este é o código que você esta tentando compilar? Bom, seria interessante passar o código completo, pelo que vejo neste ai faltam varias definições das portas onde os sensores supostamente deveriam estar. Mande o código completo!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #3 on: March 24, 2010, 01:26:17 pm » |
Boas. já consegui fazer a leitura dos sensores, utilizei o seguinte código: #include <PololuQTRSensors.h>
PololuQTRSensorsRC qtr((unsigned char[]) {9,8,7,6,5,4,3,2}, 8);
void setup() { Serial.begin(9600); }
void loop() { unsigned int readings[8]; qtr.read(readings); Serial.print ("sensor1 "); Serial.println(readings[0]); delay(1000); Serial.print ("sensor2 "); Serial.println(readings[1]); delay(1000); Serial.print ("sensor3 "); Serial.println(readings[2]); delay(1000); Serial.print ("sensor4 "); Serial.println(readings[3]); delay(1000); Serial.print ("sensor5 "); Serial.println(readings[4]); delay(1000); Serial.print ("sensor6 "); Serial.println(readings[5]); delay(1000); Serial.print ("sensor7 "); Serial.println(readings[6]); delay(1000); Serial.print ("sensor8 "); Serial.println(readings[7]); delay(1000); }
agora, estou tentando fazer mover os motores consoante o código, eu ja fiz um código que calcula o erro e faz girar os motores mais ou menos consoante o erro, mas esse código só funciona em leituras digitais, para usar estes sensores necessito de fazer leituras que a própia biblioteca define, eu ainda não percebi como essa biblioteca cálcula o erro automaticamente... vou postar o código que fiz ( não funciona não sei porque), dizer porque tomei algumas decisões, e agradeçia muito a vossa ajuda... #include <PololuQTRSensors.h>
PololuQTRSensorsRC qtr((unsigned char[]) {9,8,7,6,5,4,3,2}, 8); int motor_right = 9; int motor_left = 10;
//variaveis auxiliares.
int ltarguetval = 0;// valor a desejar no motor left. int rtarguetval = 0;// valor a desejar no motor right. int lnowval = 0; // valor actual no motor left. int rnowval = 0; // valor actual no motor right.
void setup(){ Serial.begin(9600); pinMode (motor_right, OUTPUT); pinMode (motor_left, OUTPUT); int i; for (i = 0; i < 250; i++) { qtr.calibrate(); delay(20); } }
void loop(){ unsigned int sensors [8]; int position = qtr.readLine(sensors); int error = position -1000; int lastError = 0; int maxspeed = 130; double KP = 0.1; int KD = 5; int motorspeed = KP * error + KD * (error - lastError); lastError = error; Serial.print (qtr.readLine (sensors)); delay(500); if(sensors[3] > 750 && sensors[4] > 750) { return; } if (error = 0){ rtarguetval = (int)maxspeed; ltarguetval = (int) maxspeed; } else if (error < 0 ){ rtarguetval = (int)motorspeed; error = lastError; } else if ( error > 0){ ltarguetval = (int)motorspeed; error = lastError; } }
bem , eu tenho 8 sensores, e eu acho que deve haver uma "função" que permite indicar o meu estado ideal dos sensores, isto é, o estado a que os sensores devem estar para os motores andarem à máxima velocidade, e que nesse apenas nesse estado o erro seja 0., eu defini isso aqui: if(sensors[3] > 750 && sensors[4] > 750) { return; } , desejo que apenas os dois sensores do meio vejam preto, isto está correcto? (eu acho que não, mas não encontro outra forma de fazer isto, por isso estou pedinso a vossa ajuda), e entendi que se esse fragmento não se verificasse existiria um erro, erro esse que iria determinar a velocidade dos motores.. se me conseguirem ajudar agradçeia imenso..
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #4 on: March 24, 2010, 04:16:20 pm » |
qual é este erro que você quer calcular? quais os sensores no array sensors[] ativam quais motores? você quer apenas detectar valores acima de 750? isso implica claro ou escuro certo? Baseado nisso posso te ajudar a criar uma função que dado os sensors e sensors[j] , ele move o robo para das direções desejadas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #5 on: March 24, 2010, 04:27:32 pm » |
vê este link: http://www.pololu.com/docs/0J19/3eu coloquei 750 porque foi o que vi no código ( se tiver valores muito altos, os sensores estão sobre o preto, e vice versa, o valor dos sensores varia entre 0-4000). a minha duvida mantêm-se, eu ali coloquei para fazer return quando o sensor 3 e 4 vir um valor acima de 750, porque entendi que esse valor é o valor dos sensores que eu quero que veja preto (mas volto a dizer, penso que isso está mal), daí pergunto, de todas as instruções da Pololu, como eu defino "o meu estado ideal " do robot, ou seja, o estado que os sensores devem estar para os dois motores girarem à maxima velocidade, e quando esse estaod não se verifique exista um erro, que faça um determinado motor (curva pouco apertada) abrandar pouco, ou então abrandar muito (cruva muito apertada) e assim o robot fazer as curvas de forma perfeita! (link das funções da Pololu) http://www.pololu.com/docs/0J18/14eu já concretizei um código para usar com 5 sensores "normais" (leitura digital) e calculo o erro manualmente, mas com as funções da Pololu esse erro pode ser calculado automaticamente, e é essa a minha duvida ainda, como ele é calculado.. se quiseres que deixe aqui esse código que fiz para o poderes ver diz, eu já tentei adaptar esse codigo a estes sensores ( em vez de ver valores digitais coloquei o valor 4000 (que é quando estes sensores estão mesmo sobre o preto), mas o compilador aponta muitos erros, pois a forma de leiitura destes sensores também é diferente "dos normais" e o compilador não deve aceitar isso..
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #6 on: March 24, 2010, 04:58:18 pm » |
Olá Fred, Então, lendo a documentação ficou mais claro, vou te explicar O método readLine lê o estado de todos os sensores, atualiza o array de entrada no seu caso sensors[], depois retorna a posição estimada da linha abaixo do seu sensor. no seu caso com 8 sensores temos void loop(){ unsigned int sensors [8]; int position = qtr.readLine(sensors);
/'position tem um valor dado por
0 *leitura_sensor1 + 1000*leitura_sensor2 2000*leitura_sensor3 + 3000*leitura_sensor4 4000*leitura_sensor5 + 5000*leitura_sensor6 6000*leitura_sensor7 + 7000*leitura_sensor8 Portanto , se position = 0, a linha preta esta abaixo do sensor1, se position = 5000 , a linha preta esta abaixo do sensor 6, e assim por diante. position vai de 0 a 7000; a função erro, ele faz no exemplo para ajustar a posição dos sensores no robô, isso depende da geometria do seu sistema, por exemplo se você colocou esse array de sensores no meio do seu robô, provavelmente estará interessado nisso,
-3500 -2500 -1500 0 1500 2500 3500, onde o 0 é o meio entre os sensores 0,3 e 4,7 , certo?
portanto sua função erro vai ser
/* int error = position -3500;
//pronto agora vc pode verificar o seguinte
if(error > 1000){ // qualquer valor acima de 1000 //algum dos sensores da direta esta ativado motor_direira();// funcao que ativa o motor da direita } if(error < -1000){ // qualquer valor acima de -1000 //algum dos sensores da esquerda esta ativado motor_esquerda();// funcao que ativa o motor da esquerda }
Note que desta maneira você esta avaliando se algo esta ocorrendo em média do lado esquerdo e do lado direito, mas você ainda tem a informação de qual sensor , dos 8, estão com uma linha em baixo ou não.. você poderia fazer um robô com trajetórias complexas., seguindo varias linhas! Espero ter ajudado! qualquer coisa estamos por ai até!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #7 on: March 25, 2010, 02:09:47 pm » |
Boas. isto aqui: -3500 -2500 -1500 0 1500 2500 3500, onde o 0 é o meio entre os sensores 0,3 e 4,7 , certo? porque colocaste os valores de -3500 a 3500? eu fiz esta programação, mas não funciona, talvez o meu erro venha daí.. #include <PololuQTRSensors.h>
PololuQTRSensorsRC qtr((unsigned char[]) {9,8,7,6,5,4,3,2}, 8); int motor_right = 9; int motor_left = 10;
//variaveis auxiliares.
int ltarguetval = 0;// valor a desejar no motor left. int rtarguetval = 0;// valor a desejar no motor right. int lnowval = 0; // valor actual no motor left. int rnowval = 0; // valor actual no motor right.
void setup(){ Serial.begin(9600);
pinMode (motor_right, OUTPUT); pinMode (motor_left, OUTPUT);
int i; for (i = 0; i < 250; i++) { qtr.calibrate(); delay(20); } }
void loop(){ unsigned int sensors [8]; int position = qtr.readLine(sensors); int error = position -3500; int lastError = 0; int maxspeed = 130; double KP = 0.1; int KD = 5; int motorspeed = KP * error + KD * (error - lastError); lastError = error;
Serial.println (qtr.readLine (sensors)); delay(500);
if(sensors[3] > 750 && sensors[4] > 750) { return; }
if (error = 0){ rtarguetval = (int)maxspeed; ltarguetval = (int) maxspeed; } else if (error < 3500 ){ ltarguetval = (int)motorspeed; rtarguetval = maxspeed; error = lastError; } else if ( error > 3500){ rtarguetval = (int)motorspeed; ltarguetval = maxspeed; error = lastError; } if(rtarguetval > rnowval){ rnowval +=1; }else if (rtarguetval < rnowval){ rnowval -=1; } if (ltarguetval > lnowval){ lnowval +=1; }else if(ltarguetval < lnowval){ lnowval -=1; } }
diz o que achas do meu código, e erros que aches que possam estar afectar o mau funcionamento do robot indicamos, ou mesmo corrige mos sff.. outra coisa.. quando estou a fazer o readline, se colocar o dedo em cima do sensor 7, obtenho o valor 7000, o do lado, 6000, mas os outros nunca altera o valor, de vez em quando altera mas para valores pouco fiaveis, ou zeros, ou 4000, fico sem perceber porque.. no entanto confiremei as ligações dos sensores e estão todas correctas.. consegues ajudar me?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #8 on: March 25, 2010, 03:05:38 pm » |
ahh! e explica me isto "onde o 0 é o meio entre os sensores 0,3 e 4,7 , certo?" não percebi...
o que eu quero que o robot faça é que ambos os motores girem à maxima velocidade quando tiver os dois sensores do meio no preto(sensor 3 e 4), não percebi o que disseste..
depois vê o meu codigo e tenta corrigit me sff.. Obrigado pela ajuda Radamés.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #9 on: March 26, 2010, 09:04:05 pm » |
Olá Fred, então quando position = 0 , isto é o sensor zero supostamente tampado e todos os outros aberto, o error = position - 3500, isto dá , erro = -3500, outro caso, quando a position = 3000, isto é o sensor 4 esta tampado e todos os outro aberto, error = 500, no final eu havia errado, os valores corretos para o erro, com centro nos sensores, 3 e 4 serão. -3500 -2500 -1500 -500 500 1500 2500 3500 entende? para o motor a maxima velocidade com a linha entre 3 e 4 eu faria if(error >-500 && error < 500){ motor na maxima velocidade }else if(error > 500){ liga motor da direita e desliga esquerda, talvez?!??!
}else if(error<-500){ liga motor da esquerda e desliga o da direita, ??!??! } acho que é isso! até!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #10 on: March 27, 2010, 09:24:21 am » |
mas não funciona:/ eu tenho os 8 sensores ligados, e ao colocar o meu dedo por cima dum sensor (um a um) o qtr.readline não me indica os valores esperados (0, 1000, 2000, etc), no entanto vai variando... podemos trocar e-mails para me poderes ajudar melhor?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #11 on: March 27, 2010, 10:15:23 am » |
isto protasse duma forma muito estranho... por exemplo, eu tinha o Serial monitor aberto, e colocava um objecto preto sobre o sensor 7, e dava me o valor 7000, 6, 6000 etc.... fecho o Serial monitor e volto abrir e so me gera zeros :-/ , porque acontece isso?estou mesmo sem saber o que fazer... fiz este simples código so para ler o valor dos sensores: #include <PololuQTRSensors.h>
PololuQTRSensorsRC qtr((unsigned char[]) {9,8,7,6,5,4,3,2}, 8);
void setup(){ Serial.begin(9600); int i; for (i = 0; i < 250; i++) { qtr.calibrate(); delay(20); } }
void loop(){ unsigned int sensors [8]; int position = qtr.readLine(sensors); Serial.println (qtr.readLine (sensors)); delay(500); }
os unicos valores que obtenho são zeros..:S perciso mesmo de ajuda...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #12 on: March 27, 2010, 06:42:02 pm » |
entre em contato comigo por email! radamajna at gmail dot com
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #13 on: March 28, 2010, 06:18:14 am » |
ja adicionei você, se não receber nada diga algo por aqui... obrigado pela disponibilidade radames 
|
|
|
|
« Last Edit: March 28, 2010, 01:14:44 pm by Fred_Gomes »
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #14 on: March 29, 2010, 12:27:58 pm » |
Boas. acho que já sei onfde esta o meu erro na programação.. aqui : "-3500 -2500 -1500 -500 500 1500 2500 3500 ", eu nao defini isto no meu código, podes me dizer como defino estes valores de erro para o meu codigo??.. vê este código: #include <PololuQTRSensors.h>
//variaveis auxiliares.
void setup(){ Serial.begin(9600);
pinMode (motor_right, OUTPUT); pinMode (motor_left, OUTPUT);
int i; for (i = 0; i < 250; i++) { qtr.calibrate(); delay(20); } }
void loop(){ unsigned int sensors [8]; int position = qtr.readLine(sensors); int error = position -3500; int lastError = 0; int maxspeed = 130; double KP = 0.1; int KD = 5; int motorspeed = KP * error + KD * (error - lastError); lastError = error;
Serial.println (qtr.readLine (sensors)); delay(500);
if(sensors[3] > 750 && sensors[4] > 750) { return; }
if (error = 0){ rtarguetval = (int)maxspeed; ltarguetval = (int) maxspeed; } else if (error < 3500 ){ ltarguetval = (int)motorspeed; rtarguetval = maxspeed; error = lastError; } else if ( error > 3500){ rtarguetval = (int)motorspeed; ltarguetval = maxspeed; error = lastError; } if(rtarguetval > rnowval){ rnowval +=1; }else if (rtarguetval < rnowval){ rnowval -=1; } if (ltarguetval > lnowval){ lnowval +=1; }else if(ltarguetval < lnowval){ lnowval -=1; } }
esses valores não estão ai declarados pois não? apenas declaro o -3500, como declaro os outros??.. perciso de os declarar para que "ele saiba" que para os valores -500 e 500 tenho o sensor 3 e 4..
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|