Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Sensor de "Deslizamento de mão"  (Read 815 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Pessoal,

Sou novo por aqui e estou terminando minhas primeiras brincadeiras com o Arduino.

Eu preciso construir um caixa horizontal onde um usuário passara a mão por dentro dela  e onde ele para por mais de 1 segundo uma determinada variável será selecionada.

Essa peça  é  em madeira vazada com borda de 2cm com 80cm de comprimento por 12cm de altura 10cm de profundidade.

Essa variável será então enviada via web para um CMS que irá lê-la e causar um efeito numa tela de LCD alguns segundos após o usuário ter interagido com essa peça :-?

No desenho, fica mais fácil de vê-la (posso mandar por e-mail para quem se interessar)

Gostaria de validar algumas das minhas escolhas com o pessoal mais experiente em Arduino :-?

No teto dela tenho 8 LED que a iluminam num efeito de 'acqua'. Acredito que consigo simular isso em tons de azul com a sketch que ensina a fazer o efeito de fogo com um LED RGB. Esse efeito é permanente e serve para chamar a atenção das pessoas e encoraja-las a passar a mão pela fenda iluminada de 10cm.

Escolhi um sensor "PING Ultrasonic" que na verdade fica instalado numa das pontas da caixa ( imaginando uma peça horizontal) junto a placa de Arduino. Assim quanto mais próximo do sensor estiver a mão do usuário ele me retorna uma var=A e quanto mais longe uma var=Z.

Minha idéia é que a mão do usuário cause o atraso no retorno do som para o sensor e aí o Arduino consiga saber a distância linear entre a mão e o sensor.

No Arduino ele tem uma plaquinha que o coloca na Web provevelmente WiFi. Assim ele exporta o valor dessa variável para um Django server que registra ela num campo X no banco de dados.

Um outro webservice lê essa variável e se encarrega de causar o efeito nessa tela de LCD.

Claro que mais pra frente eu vou ter muito mais dúvidas nessa programação toda, mas o que me tira o sono agora é de fato saber:

1. O sensor PING Ultrasom é sensível a mão de uma pessoa, ou o retorno   atrasado precisa de uma barreira mais sólida para ser percebido?

2. Qual a melhor forma de ligar esses 8 LEDs do teto se forma a criar um melhor efeito " acqua" dentro da caixa? Corro o risco deles queimarem minha plaquinha do Arduino?

3. A programação do Arduino para fazê-lo logar no Django é muito complexa ou é algo razoável de se pensar?

Valeu pessoal...hora da janta!

Sao Paulo
Jr. Member
**
View Profile

Sobre a questão 3:

Você não precisa fazer o Arduino se comunicar com o Django. Na verdade, se entendi direito, nem acho que para este projeto seja realmente necessário utilizar um CMS.

Algumas sugestões:

Especifique um formato próprio de comunicação de dados, utilizando uma serial por exemplo. Na outra ponta (um computador), implemente um aplicativo (bem pequeno e na sua linguagem de programação preferida) que se comunique através deste protocolo com o Arduino e armazene os resultados no SGBD.

[]'s
« Last Edit: April 08, 2010, 07:20:41 pm by davidrobert » Logged

Sao Paulo
Jr. Member
**
View Profile

Dê uma olhada no projeto Ledtouch: http://cs.nyu.edu/~jhan/ledtouch/

Por ser similar, pode ajudar a ter algumas ideias...

Vídeo de do projeto:
[media]http://cs.nyu.edu/~jhan/ledtouch/ledtouch.mpg[/media]

ps.: Como o vídeo tem 12MB dependendo da conexão pode demorar pra carregar.

[]'s
« Last Edit: April 08, 2010, 07:47:03 pm by davidrobert » Logged

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Amigo, boa noite.

Não sei o grau de precisão que deseja no seu sensor de distância, mas baseado nos testes que fiz com um sensor ultrasônico que tenho (MaxSonar-EZ1), vi que a leitura mínima dele e de 6 polegadas, ou seja, se o objeto estiver a menos de ~12,5cm do sensor ele apontará a medida de 12,5cm. Além disso a variação de valor dele foi sempre inteira, em polegadas, sendo que não retornava frações de distância, portanto os valores só saltavam a cada 2,5cm de deslocamento do objeto. Este componente retorna a medida de 3 formas diferentes (analógica, digital e serial) e em todas elas tive o mesmo tipo de comportamento. Não sei se fiz algo errado, mas se alguém tiver alguma idéia ou souber como fazer essa leitura com maior precisão seria bem legal se postasse aqui também. Para um robô autônomo isso já basta, mas não sei se para a sua idéia de montagem.

Talvez a idéia a baixo seria algo próximo do que está pensando em fazer?

Ele se baseio no conceito de RC circuits (resistor–capacitor circuit). No exemplo ele é montado com três sensores, onde cada um é capaz de medir a distância em uma dimensão, e juntando todos, chega a uma perspectiva de 3 dimensões.

No site Instructables tem todo o descritivo e explica como montar o sensor.

Para o seu caso acredito que uma montagem com 2 sensores bastaria, um em cada lateral da caixa, assim mediria a distância da mão em relação a cada uma das extremidades, mas o ruim é que não sei se bastaria devido à largura total que pretende utilizar. A vantagem é que algo bem simples e interessante de se fazer e com um custo, acredito que, ainda mais baixo que o do sensor de distância. E pelo exemplo do vídeo, a sensibilidade parece ser muito boa!

Pelo o que eu entendi da sua descrição parece encaixar legal no seu projeto!

[]'s
Fernando Carvalho
« Last Edit: April 09, 2010, 10:55:16 pm by f_arantes » Logged

Pages: [1]   Go Up
Jump to: