Go Down

Topic: Baud rates superiores a 9600 (Read 718 times) previous topic - next topic

Jox

Bom dia pessoal.

Eu descobrir o arduino há bem pouco tempo e ainda não adquiri nenhum, mas como tinha um atmega168 decidi exprimentar o software, utilizando a opção atmega168 noxtal@8Mhz (tools>board).

Depois de fazer alguns ensaios com a porta serie decidi utilizar um sensor de CO2 para apresentar valor de CO2 de uma sala e processa-lo, mas como este sensor comunica com baud rate de 38400 (e a 3.3V TTL) eu não consigo fazer com que funcione (utilizando a livraria NewSoftSerial.h).

Alguém sabe o que posso fazer para puder utilizar esta livraria com o meu atmega168 para que funcione bem (comunicar com o sensor a 38400 e escrever pela porta serie a 9600).

Tenho que juntar um cristal de 8MHz exterior (ou de 16MHz) que opção (tools>board) de board devo utilizar.

Agradeço alguma dica que possam dar.

Grande abraço,

JOX

Radames

qual a placa de arduino você esta utilizando??

pode colocar seu código aqui?

arilson

Radames pelo que dá pa entender ele está montando na proto, Jox esse teu atmega tem o bootloader arduino gravado nele?
      Veja que não basta ter um atmega e o ambiente de programação, antes deve ter sido gravado o firmware no atmega, que seria algo tipo um sistema operacional pro uC.

Jox

Boas.

Obrigado pelas respostas, mas de facto eu não estava a fazer bem as coisas, eu não tinha posto a velocidade de relógio fora do atmega (com cristal fora do atmega), ou seja estava a utilizar o relógio interno do atmega e as velocidades de comunicação série não funcionam acima dos 9600.

Entretanto este projecto teve que parar um pouco (é que trabalho numa empresa de desenvolvimento de hardware e software) e também havia o problema (tal como dizem) de não ter o bootloader arduino gravado no atmega, e já agora posso gravar o bootloader arduino com o avrisp-u? Onde encontrar esse bootloader?

Ainda assim já encomendei um arduino duemilnove a nível pessoal que deve chegar para a semana ;)

Muito e muito obrigado pessoal.

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy