Forum 2005-2010 (read only) > Portugues

LIGAÇÃO MOTOR DE PASSO

(1/3) > >>

brenoarduino aprendendo:
Galera, todas as ajudas foram muito bem vinda e eu já consegui fazer o programa (até testei em um simulador e deu certo), só que agora to fazendo a ligação do protoboard, eu estou usando o CI que é o ULN2003 só que eu vi no site do arduino que tem umas resistencias de 1Kohn ligada junto ou eu to ficando maluco ? pq pelo que eu tinha entendido a ligação era bastante simples, se não for algm me corrija + para mim era assim:

1- Alimentar o ULN2003 (pino 8 e 9)

2- Ligar as 4 saídas do ARDUINO nos 4 primeiros pinos do ULN2003 (as saidas que foram iformadas no programa, no meu caso 8-9-10-11)

3- Ligar os 4 fios do motor nos outros 4 pinos do CI (pinos 13-14-1-16)

é so isso não é ? pq la pelo esquema do site da arduino estão apenas 2 fios do microcontrolador ligado no CI algm pode ver se estou fazendo algo errado ^???

Cristal:
Breno,

existem duas maneiras de usar, uma é com dois pinos e outra com 4 pinos, a versão de dois pinos, usa os resistores de 1K a de 4 pinos não usa nada. http://arduino.cc/en/Reference/StepperUnipolarCircuit

Não se esqueça que para acionar um motor de passo a sequencia correta de fases deve ser respeitada, caso contrario ele não gira.

Osias Neto:

--- Quote ---existem duas maneiras de usar, uma é com dois pinos e outra com 4 pinos, a versão de dois pinos, usa os resistores de 1K a de 4 pinos não usa nada. http://arduino.cc/en/Reference/StepperUnipolarCircuit  
--- End quote ---

A ligação com resistores, é para controlar usando apenas 2 pinos do Arduino, no seu caso, como seu propósito é simples, pode ligar diretamente, usando o esquema "four pins" que está no link, mas os dois esquemas são validos.

brenoarduino aprendendo:
Vlw galera

eu consegui ligar meu motor de passo xD

agora so + uma pergunta e finalizo meu projeto xD:

1-O meu CI (ULN2003) está esquentando de mais, e eu estou aplicando tensão certa nele (FONTE EXTERNA DE 300mA e 5V), isso é normal ?

2-O meu motor no sentido horario está girando corretamente, mas se no programa eu mudo o valor do passo para por exemplo (-50), ele não gira no outro sentido e o pior o que acontece é que o motor fica dando umas travada, o que fazer ?

Osias Neto:
Você está com 2 provaveis problemas:

- o seu motor usa mais de 500mA de corrente ou muito próximo disso.

- provavelmente a ordem dos fios não está correta.

O que acontece quanto à aquecer é que seu motor está consumindo demais, pode ser uma bobina com defeito (o que explica os dois problemas), ou pode ser simplesmente característica dele.

Tenta usar dois ULN em paralalelo (isso é um baita de um xunxo mas funciona  :D), tipo, liga pino a pino 2 ULNs (1 com 1, 2 com 2, etc...dá até para soldar um em cima do outro).

E quanto a ele travar no sentido contrário, o que pode estar acontecendo é que às vezesvocê liga ele de uma certa forma que ele gira, mas a ordem dos fios não está correta, se você girá-lo devagar você o verá pulando algum passo em algum momento, ou enroscando.

Se não for isso, sinto informar-lhe que seu motor está com defeito...

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version