Problema urgente com ponte h e regulador de tensão

Olá pessoal, tô usando uma ponte h L293D pra controlar dois motores, quando alimento os motores dela em 5v direto da fonte ela funciona, mas quando coloco nos 5v do meu reg de tensão Lm7805 ele simplismente não funciona, dá pra perceber que o motor até tenta, mas não consegue.

Preciso de ajuda logo pois é um problema urgente.

Agradeço quem puder ajudar

Vc tá alimentando o LM7805 com uma fonte de 5V e passando para os motores?

Qual a corrente necessária para o motor funcionar?

Já tentou ler o datasheet do LM7805?

Tô alimentando o reg com os 9v da bateria. O site não informa a quantidade pros motores funcionarem, só sei que colocando 1A ele funcionava MUITO forte.

O regulador tem saída máxima de 800ma

Nesse caso, tenta ver se o regulador esta funcionando direito. Liga um dummy load com uma corrente proxima à maxima do regulador, e vê se atensao ainda fica boa.

Amigo, quem diz quanto o motor consome não é sua alimentação, e sim a resistência de suas bobinas x a tensão aplicada.

Se o regulador é 800mA, não significa que essa é a corrente que o circuito terá, e sim que é a corrente maxima que o regulador pode fornecer sem queimar.

Faz o seguinte: meça a resistencia da bobina do seu motor, e faça 5/bobina que você terá a corrente que ele está consumindo. se estiver acima, ou por exemplo "798mA", seu problema pode ser esse.

Se não, ligue o motor e meça a tensão na bateria. O normal é a tensão de baterias cair quando estão quase sem carga, então isso também pode ser problema.

Se não for nenhum dos casos, você está vendo errado o datasheet do seu regulador. Existem muitas variações do 7805, sendo que o LM7805 fornece até 1A (com dissipador) mas tem vários genéricos que fornecem até 100mA apenas.

Provavelmente o problema está nas baterias, pois as pilhas de 9v são muito fracas em termos de corrente e quando um motor arranca precisa de muito mais energia(corrente) para iniciar o movimento que para se manter em movimento.
Tem os condensadores montados no regulador para tentar combater esses picos?

Olá pessoal, comprei um suporte para 4 pilhas e coloquei no arduino (vi que os limites de tensão é de 6v no mínimo, e coloquei nos motores, porém nada funcionou. Só que quando eu coloco a bateria 9v no arduino e nos motores eu coloco as 4 pilhas funciona, roda normal.

Achei que o problema era da bateria não aguentar os motores, mas com as pilhas alimentando o arduino ele acende e o motor faz a mesma coisa, tenta girar mas não vai.

Não queria usar uma bateria e 4 pilhas, só um dos dois. Alguém tem alguma ideia?

Valeu!

Se o seu problema for realmente corrente fica dificil, vai ter que ser os dois, ou mais 4 pilhas em paralelo...

Você ainda não informou quanto seu motor consome de corrente,
tente medir pelo menos a resistência de sua bobina, ou veja no datasheet.

O motor não tem modelo nem nada, não tem datasheet, e a resistência eu tentei medir, mas dá como se não tivesse resistência!

O motor não tem modelo nem nada, não tem datasheet, e a resistência eu tentei medir, mas dá como se não tivesse resistência!

Dá como não tivesse resistência mas tipo, uma resistência próxima de zero (curto), ou como se o circuito estivesse aberto?

Se deu próximo de zero (tipo, 1,5 ohm ou menos), seu problema com certeza é corrente, se não mediu nada como se estivesse aberto tem algo errado no lugar que você está medindo ou no motor.

Considerando que seu problema seja corrente mesmo como suposto, tenta usar 5 pilhas, ao invés de 4, afinal o minímo da alimentação do Arduino são 6V, sendo que o recomendado são 7V. Pilhas e baterias trabalham na tensão nominal por muito pouco tempo, depois sofrem queda de tensão, então 4 x 1.5, não será suficiente realmente.

Ah, e lembre de usar pilhas de qualidade, caso contrário pode ocorrer vazamento ou explosão!

Então osias, acabei de tentar com duas baterias 9v, uma controlando o arduino e outra com regulador 5v pros motores, e funcionou! Cheguei a conslusão de que por algum motivo não dá pra controlar os motores e o arduino com a mesma fonte de energia.

Qual pode ser o problema?

Muito obrigado

Que bom que funcionou então!

Você pode alimentar o Arduino e os motores com a mesma fonte sim sem problemas, o que você não pode, é alimentar o Arduino com 6V vindo de baterias/pilhas, e nem usar a saída 5V do Arduino para alimentar os motores. Pode até funcionar mas não é nem um pouco recomendado, você pode perder seu Arduino, ou no mínimo passar muita raiva hehe.

Entendi, mas o problema é que se eu coloco qualquer fonte de energia que alimente o arduino e os motores ao mesmo tempo, não funciona, mas se eu colocar separado sim!