Pages: [1] 2   Go Down
Author Topic: Arduino e telefone  (Read 4477 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

E ae gente? tudo jóia?

Pois é, fiquei um tempo por fora, me desculpem, mas agora apareceu outra buxinha pra resolver, ai me força a ficar rodeando smiley-wink

Bem, estou com um probleminha pra resolver, +/- assim: um arduino, numa ponta um telefone, na outra ponta a linha telefonica e o computador na porta serial. A ideia é que quando o telefone discar, e terminas a ligação, o arduino "Bilhete" o numero que discaram, e o tempo da ligação.

Bem, eu sei que é possivel, mas alguem tem uma ideia de como começar isso? ou alguma ideia a complementar? Qualquer ideia é bem vinda, pois o projeto esta bem cru ainda.

Valeu pessoal =)

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

E ae Bruno, tudo bom cara?

De uma olhada: tem varios videos mostrando o Arduino com um decodificador DTMF.

Att, denadai

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

poxa, legal, pelo menos eu ja sei o nome do que preciso fazer, ficou mais facil de procurar uaheuhae

ps: esse video que vc mandou ai é muito legal mesmo, no meu caso só trocaria para a porta serial ao invez de um lcd, show =)

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Bem, só pra manter um histórico, eu montei isso

http://www.whatcircuits.com/wp-content/uploads/2008/07/dtmf-receiver-ic-mt8870-tester.jpg

E funcionou bem, só não ficou melhor por que houve um ruido na linha. Não consegui resolver isso, tentei trocar o regulador, tentei utilizar outra fonte (independente da do arduino), tentei adicionar um capacitor entre o gnd e a linha, mas nada tira o ruido. Se alguém tiver uma ideia, show de bola =)

Próximo passo agora, é converter os 4 dígitos para serial. Conheço o 595, que faz o inverso, se um serial, envia 8bits. Alguém conhece uma forma de 4 bits entrar serialmente? já tenho o clock, que no link enviado é o LED 5, assim economizo porta, e consigo por mais linhas telefonicas smiley-wink

Bem, a coisa ta fluindo =)

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Próximo passo agora, é converter os 4 dígitos para serial. Conheço o 595, que faz o inverso, se um serial, envia 8bits. Alguém conhece uma forma de 4 bits entrar serialmente?
O 165 (74HC165), faz justamente o contrário do 595 e o princípio de funcionamento é exatamente o mesmo.

Quanto à esse ruído que você falou, seria um ruído de fundo ao falar no telefone? Não sei o que pode ser, mas tem várias coisas que podem ser testadas nesse circuito para melhorar a isolação da linha... usar um seguidor de tensão, usar capacitores e resistores menores, trançar o GND com a linha...todos os anteriores hehe  smiley-razz

Sinceramente sei quase nada de circuitos de frequência, mas sei que resistores próximos ou superiores à 100K, costumam atrair ruídos...
« Last Edit: October 18, 2010, 07:50:46 am by netogdo » Logged

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Opa Osias, valeu pela dica do 74HC165, ja dei uma procurada e é o que eu quero mesmo, ja adicionei na minha próxima compra.

Sobre saber quando o telefone esta no gancho ou não, fiz um divisor de tensão, e liguei na analógica, 48v com o tel no gancho, 7 com ele fora do gancho. Não sei ainda se depende do aparelho ligado na linha, mas acredito que não, que vá funcionar perfeito.

Sobre o ruido ainda não consegui descobrir o que fazer

Achei este outro esquema [1], com menos resistores e funcionou igual ao outro que mandei acima, também com o ruido. Noto que o ruido acontece quando ligo a ponta da linha no GND, talvez eu precise de um filtro justamente ai, entre o GDN e a linha, mas nao sei como fazer.
Gostei da dica dos resitores, a tarde vou tentar tirar esses resistores de 100K e colocar 2 de 50K em paralelo, nao vai me custar nada tentar =)

Valeu gente!

[1] http://www.uchobby.com/wp-content/uploads/2007/09/mt8870-1-small.jpg

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Pois é pessoal, descobri que é o arduino que da dando esse ruido todo.

Coloquei uma fonte aparte para o arduino e outro pro dtmf, ai parou o ruido, ficou perfeito.

Ai liguei o Q0 do 8870 na porta digital 0 do arduino, ja começou a xiar de novo, mesmo com o arduino desligado, se eu ligo qualquer coisa nele, xia =/

Alguma ideia de como tirar esses ruidos do arduino? usar hbridge talvez funcionaria, mas acho que não é o correto né? aueuae

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Um bom meio de "isolar" circuitos de leitura, é colocando um seguidor (no seu caso com a frequência adequada). Assim o circuito que vai ler não interfere no ponto que está sendo lido (acho que fui confuso aqui mas dá pra entender a idéia hehe).

Pesquisa algo à respeito, de cabeça não estou lembrando de nenhum CI alem do 74hc245 e do LM741 que dá pra usar, mas não sei se esses atendem.

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Bom dia Osias e pessoal que vem acompanhando.

Ao ler sua msg tive a sacada de tirar a porta serial do arduino e tudo ficou normal, acredito fortemente agora que o problema esta em meu aterramento (ou em nao ter um aterramento auehuahe) no computador, infelizmente nao tenho onde testar com aterramento, mas ja é um grande passo para a humanidade =)))

Bem, é isso, agora vou fazer umas compras, e montar um prototipo, assim que estiver pronto, vou passar para outras funcionalidades =D

Valeu gente =)

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Tem razão Bruno, mas na verdade não é que tem problema no aterramento do computador, mas é que o aterramento do computador É um problema...

Evite deixar o Arduino ligado no computador quando for usar circuitos de frequência, ou para medição que exija uma certa sensibilidade,
as portas do computador são fontes realmente incríveis...de ruído  smiley-razz
« Last Edit: October 19, 2010, 10:35:27 am by netogdo » Logged

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Poxa, mas o problema é que sem a porta serial o hardware perde o sentido. Andei pesquisando em fazer uma saída para comunicação usb, porem usa o ftdi (isso mesmo?) que não consigo encontrar para rápida entrega.

Ainda não sei como vou fazer isso, mas como é detalhe (até por que o errado sou eu, já que o aterramento deveria estar presente aqui aeuhuaeh) estou passando para o próximo passo, q é gravar a conversa da ligação. Mas ainda não consegui achar nada também (só com pic e não tinha o código utilizado)

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Bruno, o problema não é a serial ou usb ou o que for, o problema é o computador, se você ligar em qualquer porta terá ruídos no seu Arduino.

Você ligando o gnd do Arduino, com o gnd do computador vai ter muito ruído, então a solução seria isolar, mas não sei se funcionaria...

tenta isolar a linha Rx Tx com um optoacoplador de alta frequência, não me recordo agora o part number do CI, mas 4n25, 4n35 não funciona...

Se eu achar aqui qual é o CI, eu faço um desenho no Eagle e posto depois, mas não garanto...

Tenta pesquisar algo sobre isso, optoacopladores na serial do Arduino.

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Pessoal, to com uma duvidazinha sobre uma coisa, não propriamente dita sobre arduino, mas de eletrônica.

Tenho o seguinte esquema:

A linha telefônica no "gancho" tem 48v, e fora, de -7v à 7v

Fiz um divisor de tensão, para poder mandar para o arduino pela analogica, para saber se esta fora do gancho ou no gancho, até blz ok?

Porem, quando desligo o telefone, ele não libera a linha telefônica, acho que por fechar o circuito, ele não libera a linha.

Alguma ideia do que posso fazer? alguma dica?

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Oloko osias, postamos junto =)

bem, então, liguei um lcd no esquema todo, e tirei o cabo serial, ficou muito bom. Agora consigo testar o código sem ter que ligar a porta serial e zuar minha liga telefônica toda até eu arrumar um aterramento.

Claro que,s e conseguir um isolamento digital, seria muito bom, vou dar uma procurada por aqui sim =)

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Bruno, o CI que tem aqui que usamos para isolar circuitos de comunicação é o H11L1 (H11L2, H11L3).

Não sei se é fácil de encontrar, mas a frequência de trabalho dele é de até 1MHz, qualquer outro CI que chegue perto disso funcionará bem.

Faz o seguinte, olha no Eagle os "Opto couplers" que tem um schmitt trigger interno, acredito que qualquer um daqueles CIs devem servir tambem.

Pages: [1] 2   Go Up
Jump to: