Go Down

Topic: Arduino e telefone (Read 5086 times) previous topic - next topic

Bruno P. Gonçalves

Legal Osias, tenho um til111 aqui (http://prosje.be/CO/Schemas/TIL111-niet-inverterend.png) que trabalha da mesma forma. Vou a noite dar uma olhada e tentar fazer essa isolação, mas como disse, o aterramento deverá ser requisito para o funcionamento do sistema que estamos desenvolvendo, então não estou tão preocupado com isso, mas claro, é um reforço legal.

Posto resultados =)

Bruno P. Gonçalves

Osias, gostaria de mais uma ajuda sua se possível. Não consigo entender esse optoacoplador. Achei esse esquema [1] para detectar o off hook, mas to apanhando aqui pra entender esse ci. Teria como de dar uma explicação rapidíssima do funcionamento?

[1] - http://www.electro-tech-online.com/attachments/general-electronics-chat/28399d1240001044-off-hook-detection-telephone-interface.gif

Valeu  ;D

Osias Neto

Oct 22, 2010, 06:22 pm Last Edit: Oct 22, 2010, 06:23 pm by netogdo Reason: 1
Bom Bruno, pelo que entendi, a ponte de diodos (D1) retifica o sinal, ou seja, a corrente só irá fluir quando o sentido for de RD para GN, gerando uma tensão positiva sobre o fotodiodo do 4N33.

Quando houver essa corrente, como descrito acima, o fototransistor do do 4N33 conduz. Só isso.

Eu não sei como funciona a linha do telefone, mas supõe-se pelo circuito montado, que há tensão alternada na linha, por isso a ponte de diodos.

O diodo zener (D3), conduz quando a tensão é maior que 6V, na prática isso aumenta a velocidade NO chaveamento deste circuito.

Quanto ao CI especificamente é simples, quando há corrente sobre o fotodiodo (lado esquerdo do CI em relação a imagem), o transistor do outro lado do CI conduz. a vantagem deste tipo de isolamento, é que não é necessário ligar os "negativos" juntos do telefone e do Arduino. Assim, o que acontece na linha de telefone não influência no Arduino e vice-versa (se usado fontes diferentes claro).

Se quiser saber mais, pesquise sobre isolação galvânica.

Bruno P. Gonçalves

Caramba, que legal, entao na verdade isso é uma chave nao polarizada, ou algo do tipo,

1 e 2 é o que faz o 4 e 5 fechar corrente? algo assim?

Bruno P. Gonçalves

Poxa Osias, você é de mais.

Não sei se o que eu mandei anteriormente funciona, mas fiz um esquema parecido, usando um BC558, se a tesão for > 6 eu fecho o BC558 me mandando o pulso alto para o arduino começar a contar o tempo da ligação, assim posso ligar na porta digital, não necessitando das verificações da porta analógica (consequentemente não precisando isolar) =)

Perfeito \o/\o/

Osias Neto

Oct 22, 2010, 07:27 pm Last Edit: Oct 22, 2010, 07:27 pm by netogdo Reason: 1
Legal cara, não tinha pensado nisso tambem, como você quer apenas saber se está "ligado/desligado" era realmente muito mais facil digitalizar o sinal realmente  :)

1 e 2 é o que faz o 4 e 5 fechar corrente? algo assim?

Exatamente bruno, só que a corrente que irá conduzir no 4 e 5 do til111, será muito baixa, na maioria dos casos é necessário adicionar ainda um transistor na saída do til111, mas para ler se está ligado ou não, não é necessário.

você pode trocar o BC558 por um circuito equivalente agora que você entendeu o til. Vai dar na mesma mas é mais seguro (chance de queimar o Arduino por transientes na linha é nula).

Bruno P. Gonçalves

Blz, estou desenhando no eagle o esquema para não perder a referencia, depois que acabar vou testar sim, e melhor ainda que fica menor e mais fácil de fazer reparos.

Para dar o "ar da graça", acabei de fazer um vídeo dele funcionando, quem tiver interesse ai em ver o negocio funcionando =)

http://www.youtube.com/scorninpc

Osias Neto

Legal o projeto Bruno, com poucas modificações dá para fazer muita (muita mesmo) coisa útil e interessante.

Depois que terminar o esquema no Eagle, posta aqui os circuitos que você usou e o código  ;)

Bruno P. Gonçalves

Pode deixar, mas o código ainda vai demorar um pouco, já que a ideia do projeto é controlar mais de uma linha telefônica, então depois de montar tudo, ainda tenho que controlar isso tudo xD

Mas posto sim!

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy