Pages: 1 [2]   Go Down
Author Topic: Arduino e telefone  (Read 4394 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Legal Osias, tenho um til111 aqui (http://prosje.be/CO/Schemas/TIL111-niet-inverterend.png) que trabalha da mesma forma. Vou a noite dar uma olhada e tentar fazer essa isolação, mas como disse, o aterramento deverá ser requisito para o funcionamento do sistema que estamos desenvolvendo, então não estou tão preocupado com isso, mas claro, é um reforço legal.

Posto resultados =)

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Osias, gostaria de mais uma ajuda sua se possível. Não consigo entender esse optoacoplador. Achei esse esquema [1] para detectar o off hook, mas to apanhando aqui pra entender esse ci. Teria como de dar uma explicação rapidíssima do funcionamento?

[1] - http://www.electro-tech-online.com/attachments/general-electronics-chat/28399d1240001044-off-hook-detection-telephone-interface.gif

Valeu  ;D

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Bom Bruno, pelo que entendi, a ponte de diodos (D1) retifica o sinal, ou seja, a corrente só irá fluir quando o sentido for de RD para GN, gerando uma tensão positiva sobre o fotodiodo do 4N33.

Quando houver essa corrente, como descrito acima, o fototransistor do do 4N33 conduz. Só isso.

Eu não sei como funciona a linha do telefone, mas supõe-se pelo circuito montado, que há tensão alternada na linha, por isso a ponte de diodos.

O diodo zener (D3), conduz quando a tensão é maior que 6V, na prática isso aumenta a velocidade NO chaveamento deste circuito.

Quanto ao CI especificamente é simples, quando há corrente sobre o fotodiodo (lado esquerdo do CI em relação a imagem), o transistor do outro lado do CI conduz. a vantagem deste tipo de isolamento, é que não é necessário ligar os "negativos" juntos do telefone e do Arduino. Assim, o que acontece na linha de telefone não influência no Arduino e vice-versa (se usado fontes diferentes claro).

Se quiser saber mais, pesquise sobre isolação galvânica.
« Last Edit: October 22, 2010, 11:23:29 am by netogdo » Logged

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Caramba, que legal, entao na verdade isso é uma chave nao polarizada, ou algo do tipo,

1 e 2 é o que faz o 4 e 5 fechar corrente? algo assim?

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Poxa Osias, você é de mais.

Não sei se o que eu mandei anteriormente funciona, mas fiz um esquema parecido, usando um BC558, se a tesão for > 6 eu fecho o BC558 me mandando o pulso alto para o arduino começar a contar o tempo da ligação, assim posso ligar na porta digital, não necessitando das verificações da porta analógica (consequentemente não precisando isolar) =)

Perfeito \o/\o/

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Legal cara, não tinha pensado nisso tambem, como você quer apenas saber se está "ligado/desligado" era realmente muito mais facil digitalizar o sinal realmente  smiley

1 e 2 é o que faz o 4 e 5 fechar corrente? algo assim?
Exatamente bruno, só que a corrente que irá conduzir no 4 e 5 do til111, será muito baixa, na maioria dos casos é necessário adicionar ainda um transistor na saída do til111, mas para ler se está ligado ou não, não é necessário.

você pode trocar o BC558 por um circuito equivalente agora que você entendeu o til. Vai dar na mesma mas é mais seguro (chance de queimar o Arduino por transientes na linha é nula).
« Last Edit: October 22, 2010, 12:27:36 pm by netogdo » Logged

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Blz, estou desenhando no eagle o esquema para não perder a referencia, depois que acabar vou testar sim, e melhor ainda que fica menor e mais fácil de fazer reparos.

Para dar o "ar da graça", acabei de fazer um vídeo dele funcionando, quem tiver interesse ai em ver o negocio funcionando =)

http://www.youtube.com/scorninpc

Curitiba PR, Brazil
Sr. Member
Arduino rocks
View Profile

Legal o projeto Bruno, com poucas modificações dá para fazer muita (muita mesmo) coisa útil e interessante.

Depois que terminar o esquema no Eagle, posta aqui os circuitos que você usou e o código  smiley-wink

Andradina/SP
Jr. Member
**
2º steep
View Profile

Pode deixar, mas o código ainda vai demorar um pouco, já que a ideia do projeto é controlar mais de uma linha telefônica, então depois de montar tudo, ainda tenho que controlar isso tudo xD

Mas posto sim!

Pages: 1 [2]   Go Up
Jump to: