Go Down

Topic: Arduino, Duemilanove, ATMEGA328 - Display (Read 1 time) previous topic - next topic

Acosta

Boas,

tenho esta placa e consigo que um display 16x4 funcione (Hitachi LM044L) com o programa exemplo "Hello World!".
Acontece que comprei um novo da Displaytech 202B, mas não consigo nada.
Alguém podde ajudar?
Obrigado.

Bruno P. Gonçalves

Não seria 204? 20 colunas 4 linhas?

Mas de qualquer forma, tente buscar o datasheet, e fazer a mesma ligação

Acosta

É mesmo o 20colunas e 2 linhas.
o programa exemplo (e outros que utilizam display 16x2) funcionam no 20x4 hitachi (alterei no void setup) o tipo de display.
O data shhet do displaytech 20x2 tem os mesmos sinais Data 0a 7, RW, EN, etc, mas não funciona, penso que terá a haver com o tipo de informação (formatação e sinais de controlo) a enviar para o display que estão na "library" (#include "display.h") ou coisa do genero.
Será necessário programar uma "library" específica para este display?
De qualquer modo, obrigado.

Senso

Está tudo bem ligado?
Quando liga o ecra sem nenhuma linha de controlo, a primeira linha fica cheia de quadrados?
Deve ficar, se não tem a alimentação mal ligada ou tem de mexer no potenciometro do contraste.
Não esquecer que em modo de 4 bits tem de ligar os dados em D4 a D7 e não em D0 a D3.

Acosta

Sim, está tudo bem ligado. Utilizo o 4D's maiores.
Desligo o displayteh e volto a ligar o Hitachi, e este funciona na perfeição.
O contraste também o regulei, até tem iluminação de fundo com led.

mas nada...

Osias Neto

Nov 04, 2010, 12:18 pm Last Edit: Nov 04, 2010, 05:01 pm by netogdo Reason: 1
Amigo, já aconteceu de eu precisar modificar a lib, porque o modelo de LCD que eu usei tinha o timing diferente.

Como agora não sei dizer se a lib que está neste pc é a que eu alterei, ou é a original, estou baixando a IDE do Arduino, para comparar. Se for a alterada que eu tenho aqui, assim que verificar eu upo no 4shared e posto aqui o link pra você fazer um teste. Dae você faz backup da lib original liquidCrystal, e copia a modificada no lugar, ou muda o nome sei lá, se funcionar eu te explico melhor porque hehe.

[edit]Aqui está o link para lib modificada. Na verdade eu apenas modifiquei o timing do pino de enable, mas é mais fácil fazer do que explicar como :p
http://www.4shared.com/file/y7EfYCHg/LiquidCrystal.html

Substitua pela lib original (sem esquecer de fazer o backup), ou muda o nome e coloca junto. [/edit]

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy