Go Down

Topic: Workshop Eletronica no Rio de Janeiro - Algum? (Read 1 time) previous topic - next topic

Italo Lima

Há cariocas o suficiente no fórum para a criação de um workshop sobre open-source electronics?

rgsbarcellos

Ola Ítalo,

Inicio agora o mundo do arduino e sou pesquisador na area de meio ambiente na universidade federal fluminense, em niteroi. Comprei recentemente duas placas program-me 1.0 da globalcode e gostaria de comecar a desenvolver alguns projetos.
No entanto esbarro no excesso de informacoes na internet e sinto falta de algo mais basico onde o pouco conhecimento de eletronica que tenho pudesse desenvolver paralelamente ao aprendizado de C. Procuro tb uns fornecedores de peças mais em conta e informaçoes preferencialmente sobre reciclagem de material de impressoras, etc.
Acho extremamente viável um workshop e acredito que possamos viabilizar um deste tipo na faculdade de geociencias na uff onde temos um auditorio grande. Preciso de suporte e dos contatos para os palestrantes, etc. Ao lado temos o predio da fisica que certamente terao interesse tb.
Abraços

renato rgsbarcellos@gmail.com

Radames

Se tiverem interesse posso ir para o Rio falar sobre arduinos.
Não sei se existe algo como o SESC por ai, mas eles são ideias pois estimulando muito workshops e oficinas sobre o assunto.
Caso contrário, se tiver algum espaço semelhante e que financie de alguma maneira é só me informar, assim rapidamente posso entrar em contato e agilizar algum workshop sobre assunto.

rgsbarcellos

Ola,

Aqui na universidade Federal Fluminense, espaço não falta. Sou pesquisaddor na area de meio ambiente e funcionario da universidade. Como tenho interesse tambem em desenvolver na escola que ministro aulas, seria excelente.

Não tenho certeza quanto aos custos mas tentarei entrar em contato com o pessoal do Instituto de Física que fica ao lado do Instituto de Geociencias, onde temos um auditorio muito bom, cofortavel, grande, com ar condicionado central e infra-estrutura.

Penso num woekshop de um dia com duas palestras de manha e duas a tarde.  Assim poderiamos convidar outros palestrantes e por fim fariamos uma mesa redonda objetivando a troca de experiencias, perspectivas, etc.

Escreva um email pra mim com uma programacao pois como sou leigo, nao tenho ideia como seriam os temas abordados. Com esta sugestão buscarei o pessoal da física e da engenharia para um movimento maior. OS professores tem muito mais forca.
De qualquer forma temos que buscar tambem patrocinadores como fornecedores de pecas e componentes e, quem sabe buscar os fabricantes de robotica educacional.

vamos amadurecer a ideia. quem sabe para o inicio do ano que vem.

Renato Barcellos
renato@vm.uff.br
(21)2629-9974

Italo Lima

Na verdade, Radamés e Renato, tenho que admitir algo muito feio da minha parte...

Era exatamente isso que eu queria ao abrir o tópico: que outras pessoas se animassem em criar o workshop! ;)

Eu sou estudante de doutorado em matemática, e somente um amador "hobbysta" em eletrônica, por isso acho que não tenho capacidade para  uma palestra.

É claro que se o encontro for organizado, eu estarei lá!

Abraço,
Ítalo.

rgsbarcellos

HAHHAHA deixa de bobagem!

e eu que sou formado em geografia!!! vc saca muito da ógica, algoritmos,  matemática aplicada para robótica e, lógico alguma linguagem de programacao.

O arduino é um mundo mas interessante é justamente a contribuicao de forma didatica de conhecimentos que são meramente acessórios mas são tão importantes como a propria eletronica.

vamos trocar mais ideia!!!

Italo Lima

:)

Se o "workshop" não sair, poderíamos fazer algo mais informal, como um café com arduino.

Seria interessante trocar experiências com outros entusiastas! Eu conseguiria levar umas 3 pessoas.

Tacho

Concordo com o Italo, uma boa reunião com algumas mesas disponíveis, uns computadores, ferros de soldar e chaves de fenda já seria muito legal.

rgsbarcellos

Fechou!

Para primeiro passo é o melhor mesmo, quando o processo estiver adiantado e com bastante gente ai partimos para um workshop ou seminário.

Alguma proposta de local? Sábado parece um bom dia?

lmcdesign

Sou designer, e vejo o arduino como uma alternativa excelente para interaçao entre diferentes conhecimentos. E de formas mais grosseira para sketch de hardware de produto.

Se fizerem um forum, evento ou so uma reuniao sobre arduino eu estarei la !

Me passem msn, vamos tentar organizar isso ai !

meu msn : luanmaia@hotmail.com add e vamos tentar fazer

droors

opa... estou no rio também e acabei de voltar de NY e ter umas aulas de MAX/MSP e arduino... gostaria de me aprofundar... estagio.. trabalho... freelancer...

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy