Go Down

Topic: Ajuda bootloader [INICIANTE] (Read 4 times) previous topic - next topic

GUI.

Boa noite, sou iniciante, e quero saber se tem como fazer um teste para saber se o bootloader de um ATMEGA8 está gravado. Gostaria também de saber, o que pode limpar a memória ( tudo, até bootloader ) do ATMEGA8, pois eu montei um "arduino" na protoboard, consegui gravar o bootloader e um sketch pela porta serial. Fiz um desenho no EAGLE para confeccionar um "arduino" para um pequeno projeto. Confeccionei a placa e não estou conseguindo gravar sketches pela porta serial. Estou usando o ATMEGA8 com um MAX232.
OBS: não optei pelo S3V3RINO, porque aqui onde moro, as casas de eletrônica não tem 50% do material necessário...Também não tentei gravar o bootloader denovo, porque esta quase impossivel de eu fazer um novo progamador ( porta paralela )
Abaixo o desenho da placa...

Erro obtido:
Binary sketch size: 826 bytes (of a 7168 byte maximum)
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_disable(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

?Outra pergunta: será se é problema no desenho?

WebTronico.com

GUI, com certeza é erro na sua placa. Você desenhou uma parte em TOP (trilhas vermelhas) e outras em BOTTOM (trilhas azuis).

Também tem umas trilhas passando entre as ilhas que estão muito próximas... Podem estar em curto.

Sem contar que dependendo do método que você produziu essa placa, algumas trilhas podem ter sido rompidas durante a corrosão no percloreto de ferro.

Abraço e boa sorte

GUI.

Olá WebTronico, até hoje estou muito satisfeito de ter comprado um arduino com você :D. Amigo, eu fiz a impressão da placa com as duas camadas ( a TOP e BOTTOM ). Nenhuma trilha se rompeu, testei com um multimetro a placa toda. Será se é pelo fato de as trilhas estiverem muito próximas entre si ? Sugestões são muito bem-vindas. Muito obrigado.

WebTronico.com

GUI, que legal que já conhecia o webtronico.com

Você não precisava ter usado uma placa dupla face.... Você tinha espaço para rotear tudo em apenas uma face.

Sugiro fortemente que você procure um tutorial do EAGLE... Talvez o mais dificil você já descobriu como fazer (criar esquematico, board, adicionar componentes...etc). Mas para fazer as trilhas, posicionar os componentes, existe todo um "manual de boas práticas" de roteamento da placa.

Não é legal por exemplo fazer curvas na trilha de 90º, ou tortas como você fez.  (não é apenas questão de estética, isso pode favorecer a ressonancia de ruídos).

Bom, voltando a sua placa...Revise o PINO 8 do ATmega e os capacitores de 22pF. Parece que eles não estão conectados ao GND.

Abraço
Juliano - WebTronico

GUI.

Boa Noite. Juliano, eu não usei dupla face. Na verdade, era tudo uma camada só, ( TOP ), essas trilhas azuis estão ai, porque eu mexi nelas e não sei como passar para a camada TOP  :), ai eu selecionei as duas quando fui imprimir ( utilizei o método da serigrafia ). O pino 8 e os capacitores estão ligados ao GND, o desenho do cristal oscilador deve ter atrapalhado sua visualização. Como sugeriu, vou ler tutoriais de EAGLE, e obrigado pela resposta.

Go Up