Amparo, SP
Newbie
|
 |
« on: September 22, 2010, 07:50:54 am » |
Bom dia galera,
Preciso montar um projeto que utilizará 2 motores 12v e corrente máxima de 10Ah. Como meu forte é a parte de programação, eu peno um pouco com eletrônica, e precisaria de um help pra montar uma ponte-H para controlá-los.
Se alguém tiver algum esquema pra essa configuração, agradeço muito!
Valeu!
Rafael.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #1 on: September 22, 2010, 12:37:20 pm » |
Acabei de desenhar um esquema, mas ainda não testei, se quiser montar e testar... mas a principio esta tudo ok.  Simplesmente aciona o PWM que quiser para a direção que quiser, com a velocidade desejada. Ps.: você pode substituir os Mosfets IRF9640, e IRF640, pelos de sua preferencia, ou por TIPs.
|
|
|
|
« Last Edit: September 22, 2010, 12:39:02 pm by netogdo »
|
|
|
|
|
|
Amparo, SP
Newbie
|
 |
« Reply #2 on: September 22, 2010, 01:10:47 pm » |
Olá Osias,
Muito obrigado mesmo, parece muito interessante esse esquema, vou testar ele sim!
No caso do GND, eu devo estar colocando em comum com o pino GND do Arduíno, correto?
Você sabe se esses Mosfets suportam até uns 10Ah de pico?
Assim que eu montar, postarei aqui o resultado. E se você montar antes de mim, por favor, coloque seus comentários aqui sobre ele!
Obrigado novamente,
Rafael.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #3 on: September 22, 2010, 01:56:41 pm » |
No caso do GND, eu devo estar colocando em comum com o pino GND do Arduíno, correto? Não necessariamente, o opto-acoplador (4n25) elimina essa necessidade, mas nada impede que seja ligado junto... O importante, é que você imagine a corrente passando como se fosse uma coisa realmente palpável passando ali, e evite que altas correntes passem próximas ao GND do Arduino, mesmo que os GNDs estejam ligados no mesmo "ponto". Você sabe se esses Mosfets suportam até uns 10Ah de pico? N - CHANNEL 200V - 0.150Ohm - 18A TO-220/TO-220FP MESH OVERLAY MOSFET - datasheetcatalog.comEsse mosfet aguenta perfeitamente, porém, você irá precisar acoplar dissipadores de potência em cada mosfet. Ressaltando que, a resistência Rds on (0.15 hm), significa que, quando 10A: 10*0.15 = 1.5V. ou seja, quando a corrente for 10A, o circuito terá aprox. 1.5V de queda sobre os mosfets. Sendo 2 mosfets por vez ativos, você terá 3V de queda, sobrando 9V para o motor, alem de estar dissipando 15W sobre cada mosfet (uau)! Aconselho você usar o IRF540 (e o IRF9540 como complementar) que tem essa resistência no valor de 0.055 ohms, resultando numa queda de apenas 1V na tensão sobre o motor, e potência de 5W sobre cada mosfet.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Amparo, SP
Newbie
|
 |
« Reply #4 on: September 22, 2010, 02:36:45 pm » |
Cara, depois desta aula de eletrônica ficou fácil! =]
Bom, só pra ver se eu entendi:
Para diminuir essa perda de potência e evitar que meu circuito "frite", será melhor eu utilizar em Q1 e Q2 o IRF540 e em Q3 e Q4 o IRF9540?
Caso eu faça esta alteração, mais nenhum outro componente deve ser alterado para essa "nova" configuração?
[]'s
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #5 on: September 22, 2010, 03:02:10 pm » |
Sim só trocar.
Sem esquecer que ainda precisará dissipador de potência para os mosfets (5w ainda não é pouca coisa...).
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #6 on: September 26, 2010, 08:51:23 pm » |
Pô Osias, eu tva com umas confusões cerebrais com esses mosfets... Clareou total, valeu cara. Vou usar isso pra alimentar uns solenóides 12v/1A... Sugere algum pra esse uso? O pico na abertura deve chegar nuns 3A por ms, dae mantem em 0.8A...
Tem algum site mais pratico pra achar npns na faixa q tu qr? Eu to indo na mouser e gambiarrando.....foi unico lugar q achei alguns filtros....
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #7 on: September 27, 2010, 06:33:43 am » |
nofxx, Posso estar falando besteira, mas acredito que o modsfet mais básico (ou no pelo menos um dos) é o IRF640/IRF9640. Pode até haver mosfets pmais vagabundos, mas esse modelo é facilmente encontrado em qualquer loja de eletrônica. http://search.datasheetcatalog.net/key/IRF640http://search.datasheetcatalog.net/key/IRF9640Como mostrado nos datasheets, eles são respectivamente para 18, e 11A então para a maioria das aplicações eles servem, a não ser que você precise de algum com a resistência Rds muito baixa, já que desse mosfet é maior que 1 ohm.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #8 on: September 28, 2010, 07:37:05 am » |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Recife PE / Brasil
Newbie
"Nenhum cientista pensa com fórmulas."
|
 |
« Reply #9 on: September 30, 2010, 07:28:04 pm » |
Caro Rafael Segue aqui o link do meu blog recem criado onde postei sobre motor DC, acho que ira te ajudar http://rudrigolima.wordpress.com/2010/10/01/motor-dc/
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #10 on: October 01, 2010, 06:48:25 pm » |
Salve Osias, Comprei tudo as paradas, hehe testar em breve o mosfetito! Só pra comentar q p/ abrir total meus opto, to com 4N35, to usando 220[ch937] nos 5V do duin. Ah, compartilha esse eagle file ae, se ñ tiver pronta "xá" q eu faço a PCB  Isso é bom q se quiser por um motor parrudo é só comprar uns mosfet nervoso. Mais fácil de achar q ponte H pronta caríssima...
|
|
|
|
« Last Edit: October 01, 2010, 06:53:40 pm by nofxx »
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #11 on: October 01, 2010, 10:42:10 pm » |
Legal nofxx,
Pois é, realmente quando fiz esse circuito, foi para um motor de 1A então nem me preocupei com frequência de chaveamento do opto, etc, porque a corrente seria "pequena".
o 4N35 realmente vai te dar uma resposta mais rápida, e com esses valores de resistores com certeza você vai conseguir chegar nos 2 us de Toff e Ton especificados no datasheet.
Vou desenhar a PCB agora e amanhã de manhã vou ver se dá tempo de fazer um "shieldzinho" e realizar testes com cargas de até 5A, se funcionar legal, upo o esquema + layout num 4shared da vida e posto aqui junto com um programa de exemplo pra testar.
Se não der tempo, posto o esquema mesmo assim hehe.
abs
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #12 on: October 04, 2010, 01:00:04 pm » |
Bom, não tive tempo de montar e testar este circuito durante o fds, mas conforme o prometido aqui estão os arquivos eagle. http://www.4shared.com/file/hIsvjAQC/Driver_motor_CC.htmlAqui o preview de como ficaria o shield single side pra quem quiser fazer em circuito impresso.  Detalhe que liguei a alimentação do motor (que vem de supply) com o o arduino "via jumper', ou seja, só liga a parte em vermelho (via jumper) se for utilizar a mesma fonte para o arduino e para o motor. Ficou bem simplão mas é esta mesmo a idéia... [edit]Ps. 1: Este layout possui pouco espaço para montar dissipadores se necessário, então é recomendado para motores de 500mA à 4A (sem dissipador) se montado com o IRF640/IRF9640 Ps. 2: Os componentes deste layout, não estão de acordo com esquema postado em 22 set, e sim de acordo com o esquemático completo em Eagle postado hoje! [/edit]
|
|
|
|
« Last Edit: October 04, 2010, 01:54:48 pm by netogdo »
|
|
|
|
|
|
0
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #13 on: October 04, 2010, 02:48:20 pm » |
Salve Osias,
Baixando aqui, valeu!
Hm, falando em dissipador isso me deu uma idéia e uso pra trocentos dissipadores de PSU q eu tenho parados aqui. São uns compridos, com 3 furos pra transistor já. Vou experimentar modificar o layout pra ficar 'inline' hehe.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #14 on: October 21, 2010, 01:11:40 pm » |
Bom pessoal, só para concluir, testamos ontem esse driver com um motor de 12V/2A e praticamente não houve aquecimento! Funciona muito bem este circuito,
Quando o projeto final estiver pronto (perto do fim do ano), eu posto um vídeo aqui, está muito legal tudo.
E quem estiver procurando por algo do tipo pode montar este circuito, ou baixar o Esquemático do Eagle e fazer em circuito impresso.
Lembrando que pode sempre variar os CIs, Mosfets e valores de resistores de acordo com a necessidade.
|
|
|
|
« Last Edit: October 21, 2010, 01:12:49 pm by netogdo »
|
|
|
|
|
|
|