0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« on: August 24, 2009, 08:14:15 pm » |
estou montando meu arduino na protoboard. esta desse jeito ai http://itp.nyu.edu/physcomp/uploads/arduinobb_11.jpge fiz o cabo pra conectar ele ao pc da seguinte maneira. http://arduino.cc/en/Hacking/ParallelProgrammerpino db25 - atmega 1 - 19 2 - 17 11 - 18 16 - 1 gnd - gnd circuito no arduino quando vou gravar escolho a board ng or older w/ atmega168 e na gravacao pela porta paralela mais da erro dizendo que o dispositivo não responde antes disso tive problemas com a porta, mais já consegui carregar o modulo que fez subir a parport0. o que pode ser esse erro? como posso testar o atmega pra saber se esta queimado?
|
|
|
|
« Last Edit: August 24, 2009, 08:16:46 pm by brunotuy »
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #1 on: August 24, 2009, 10:22:55 pm » |
Você tentou gravar o bootloader para o Duemilanove, Diecimila atmegA168??
outra coisa importante é alimentação do arduino, você esta utilizando uma alimentação externa passando pelo 7805?
tive alguns problemas ao tentar gravar utilizando a alimentação da porta USB, a corrente é bem limitada.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #2 on: August 24, 2009, 10:33:23 pm » |
estou pegando alimentação direta da fonte do computador. +/- 5v
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #3 on: August 24, 2009, 10:42:14 pm » |
bom, pelo visto não é o problema da corrente. vc viu o modo que esta configurada sua porta porallela? EPP+ECP?? realmente esse gravador de bootloader é bem chato mesmo... as vezes funciona as vezes não...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #4 on: August 24, 2009, 10:42:36 pm » |
coloquei o 7805 ligado nos 12v da fonte e to pegando exatos 4.9v dele e continua do mesmo jeito, mudei o modelo da board e ficou na mesma. comprei esse atmega recentemente, sera que me passaram um queimado?
tem alguma maneira com o multimetro eu testar ele?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #5 on: August 24, 2009, 10:50:06 pm » |
vc pode testar com a alimentação ligada , ver se as tensões nos pinos estão comportadas , tipo em geral 5V ou 0V caso aparece algo estranho, tipo -2,-3, alguma coisa pode estar errada, tipo os pinos de alimentação trocados etc... depois pode testar a condutividade entre os pinos do uprocessador com ele fora do circuito, se estiver conduzindo muito entre pinos aleatórios ele pode estar queimado. Voc[ch7869] pode tentar colocar os 5 V do PC diretamente sem passar pelo 7805, testa isso e veja o que acontece... liga o mode verbose dentro do .arduino/preferences.txt , para vc poder saber a resposta do avr-dude ......
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #6 on: August 24, 2009, 11:05:05 pm » |
não encontrei nada de verbose nesse arquivo de configuração. a mensagem que o arduino me retorna na execução é essa:
avrdude: AVR device not responding avrdude: initialization failed, rc=-1 avrdude: Yikes! Invalid device signature. avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06 avrdude: AVR device not responding ***failed; avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000 0x00 != 0x07 avrdude: verification error; content mismatch
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #7 on: August 24, 2009, 11:10:37 pm » |
upload.verbose=true build.verbose=true isso dentro do preferences.txt Bom, esse é o erro que tenho as vezes, vc tentou alimentar com os 5V direto da fonte? interessante isso tbm.. http://forums.ladyada.net/viewtopic.php?f=25&t=7460&view=next
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #8 on: August 24, 2009, 11:18:23 pm » |
coloquei essas linhas ai nas preferencias e continuar retornando o erro dessa mesma maneira.
já tentei alimentação direta na fonte em 5v e com o 7805.
não sei mais o que fazer
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #9 on: August 24, 2009, 11:46:34 pm » |
com ajuda de um professor pelo msn consegui resolver. Retirei os resistores e a gravação foi feita com sucesso.
desconfiamos de ser a voltagem da porta esta baixa.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
|
 |
« Reply #10 on: August 24, 2009, 11:49:42 pm » |
legal saber!! os resitores serve para limitar a corrente !! se funcionou sem eles maravilha!!!!
valeu!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #11 on: August 24, 2009, 11:55:50 pm » |
funcionou por que a porta paralela aqui esta trabalhando com voltagem abaixo, medi aqui e esta dando 3.5 em nivel alto. com os resistores esse valor deve cair e para o atmega não deve alcancar o valor necessario para ser 1 em nivel logico...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Curitiba PR, Brazil
Full Member
Arduino rocks
|
 |
« Reply #12 on: August 25, 2009, 10:16:37 pm » |
Pessoal eu tô com o mesmo problema, dae eu tirei os resistores do cabo, e agora o erro é só
>avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06 >avrdude: AVR device not responding >***failed; >avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000 > 0x00 != 0x07 >avrdude: verification error; content mismatch
tem algum turorial pelo forum, pra mim verificar se é algum erro de configuração? o que acham que pode ser?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0
Newbie
Arduino rocks
|
 |
« Reply #13 on: August 26, 2009, 12:59:29 pm » |
Comprei um arduino (não chegou) e pretendo fazer uns arduinos severinos com o atmega8. Já tenho dúvidas antes de colocar a mão na massa:
Afinal, para que servem esses resistores do programador? A saída da porta paralela não é TTL? Então deveria ser compatível com os pinos do AVR! Para que limitar a corrente?
Mais uma pergunta: Porque não dá para programar o bootloader usando a serial e, sei lá, uma chave h-h?
Sugestão: Já que a porta paralela ficou meio temperamental depois que passou a ser controlada pelo Windows, porque alguma alma boa não escreve um sketch de arduino para programar bootloaders em outros arduínos?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|