Go Down

Topic: Iniciante tentando gravar bootloader (Read 5292 times) previous topic - next topic

Bruno Tuy

Aug 25, 2009, 03:14 am Last Edit: Aug 25, 2009, 03:16 am by brunotuy Reason: 1
estou montando meu arduino na protoboard. esta desse jeito ai http://itp.nyu.edu/physcomp/uploads/arduinobb_11.jpg

e fiz o cabo pra conectar ele ao pc da seguinte maneira. http://arduino.cc/en/Hacking/ParallelProgrammer

pino db25 -  atmega
 1 - 19
 2 - 17
11 - 18
16 - 1
gnd - gnd circuito

no arduino quando vou gravar escolho a board ng or older w/ atmega168
e na gravacao pela porta paralela

mais da erro dizendo que o dispositivo não responde

antes disso tive problemas com a porta, mais já consegui carregar o modulo que fez subir a parport0.

o que pode ser esse erro? como posso testar o atmega pra saber se esta queimado?

Radames

Você tentou gravar o bootloader  para o Duemilanove, Diecimila atmegA168??

outra coisa importante é alimentação do arduino, você esta utilizando uma alimentação externa passando pelo 7805?

tive alguns problemas ao tentar gravar utilizando a alimentação da porta USB, a corrente é bem limitada.

Bruno Tuy

estou pegando alimentação direta da fonte do computador. +/- 5v

Radames

bom, pelo visto não é o problema da corrente.
vc viu o modo que esta configurada sua porta porallela? EPP+ECP??
realmente esse gravador de bootloader é bem chato mesmo...
as vezes funciona as vezes não...

Bruno Tuy

coloquei o 7805 ligado nos 12v da fonte e to pegando exatos 4.9v dele e continua do mesmo jeito, mudei o modelo da board e ficou na mesma.
comprei esse atmega recentemente, sera que me passaram um queimado?

tem alguma maneira com o multimetro eu testar ele?

Radames

vc pode testar com a alimentação ligada , ver se as tensões nos pinos estão comportadas , tipo em geral 5V ou 0V caso aparece algo estranho, tipo -2,-3, alguma coisa pode estar errada, tipo os pinos de alimentação trocados etc...  depois pode testar a condutividade entre os pinos do uprocessador com ele fora do circuito, se estiver conduzindo muito entre pinos aleatórios ele pode estar queimado.
Voc[ch7869] pode tentar colocar os 5 V do PC diretamente sem passar pelo 7805, testa isso e veja o que acontece...
liga o mode verbose dentro do .arduino/preferences.txt , para vc poder saber  a resposta do avr-dude ......

Bruno Tuy

não encontrei nada de verbose nesse arquivo de configuração. a mensagem que o arduino me retorna na execução é essa:

avrdude: AVR device not responding
avrdude: initialization failed, rc=-1
avrdude: Yikes!  Invalid device signature.
avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06
avrdude: AVR device not responding
***failed;  
avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000
         0x00 != 0x07
avrdude: verification error; content mismatch

Radames

upload.verbose=true
build.verbose=true

isso dentro do preferences.txt

Bom, esse é o erro que tenho as vezes, vc tentou alimentar com os 5V direto da fonte?

interessante isso tbm..
http://forums.ladyada.net/viewtopic.php?f=25&t=7460&view=next

Bruno Tuy

coloquei essas linhas ai nas preferencias e continuar retornando o erro dessa mesma maneira.

já tentei alimentação direta na fonte em 5v e com o 7805.

não sei mais o que fazer

Bruno Tuy

com ajuda de um professor pelo msn consegui resolver. Retirei os resistores e a gravação foi feita com sucesso.

desconfiamos de ser a voltagem da porta esta baixa.

Radames

legal saber!!
os resitores serve para limitar a corrente !! se funcionou sem eles maravilha!!!!

valeu!

Bruno Tuy

funcionou por que a porta paralela aqui esta trabalhando com voltagem abaixo, medi aqui e esta dando 3.5 em nivel alto. com os resistores esse valor deve cair e para o atmega não deve alcancar o valor necessario para ser 1 em nivel logico...

Osias Neto

Pessoal eu tô com o mesmo problema, dae eu tirei os resistores do cabo, e agora o erro é só


>avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06
>avrdude: AVR device not responding
>***failed;  
>avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000
>        0x00 != 0x07
>avrdude: verification error; content mismatch

tem algum turorial pelo forum, pra mim verificar se é algum erro de configuração?
o que acham que pode ser?


Tacho

Comprei um arduino (não chegou) e pretendo fazer uns arduinos severinos com o atmega8. Já tenho dúvidas antes de colocar a mão na massa:

Afinal, para que servem esses resistores do programador? A saída da porta paralela não é TTL? Então deveria ser compatível com os pinos do AVR! Para que limitar a corrente?

Mais uma pergunta: Porque não dá para programar o bootloader usando a serial e, sei lá, uma chave h-h?

Sugestão: Já que a porta paralela ficou meio temperamental depois que passou a ser controlada pelo Windows, porque alguma alma boa não escreve um sketch de arduino para programar bootloaders em outros arduínos?


Tacho

Descobri que existe, sim, um sketch de arduino para copiar bootloaders para outros arduinos:

http://www.arduino.cc/playground/BootCloner/BootCloner

e ainda existe também um programador baseado em arduino:

http://www.arduino.cc/playground/Code/Programmer2

Go Up