Go Down

Topic: Iniciante tentando gravar bootloader (Read 5626 times) previous topic - next topic

Cristal

Este processo funciona perfeitamente, já gravei várias vezes e é super simples

http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

Webert Oliveira

Amigos vamos lá, tenho um arduino Progra-Me, mas fui me aventurar em montar uma do zero, montei um paperduino, segui todos os processos, li os erros que deram aqui, tirei os resistores e nada, dai achei que era o Atmega,  troquei e nada.
Agora estou com medo de ter feito o circuito errado e ter queimado os dois Atmegas.
Alguem já testou ele fora do circuito
Fiz o teste de jogar direto 5 volts da USB no pino Vcc
Dai testando me da 5 vollts em todos os outros pinos.
Isso é correto?
Help me!

Webert Oliveira

Meu erro !

avrdude: AVR device not responding
avrdude: initialization failed, rc=-1
avrdude: Yikes!  Invalid device signature.
avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06
avrdude: AVR device not responding
***failed;  
avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000
        0x3f != 0x00
avrdude: verification error; content mismatch

Acho que realmente queimou, pois antes mesmo não dando sinal de vida quando eu alimentava com 9V o power led acendia, agora nada.
Sacanagem.
Vou tentar gravar-los no Program-Me só que ta no trabalho, dai só ano que vem então.  

nofxx

Vc ta tentando fazer upload de um sketch ?
Gravar um bootloader requer um gravador externo, ou cabo FTDI.
Vc comprou o atmega da onde ?

nofxx

Dec 26, 2010, 08:44 am Last Edit: Dec 26, 2010, 08:48 am by nofxx Reason: 1
Como funfou aqui:

Atmega328p

http://arduino.cc/en/Hacking/ParallelProgrammer

E no linux, pela IDE do arduino funfou gravar o bootloader.

No avrdude tb:

avrdude -c dapa -p m328p -U lfuse:w:0xFF:m -U hfuse:w:0xD8:m -U efuse:w:0xFF:m -U lock:w:0xCF:m
avrdude -c dapa -p m328p -U flash:w:meu.hex

Webert Oliveira

Como vc fez Nofxx eu tentei exatamente esse da paralela? e depois tentei na protoboard e usando a tecnica da porta paralela. Estou testando aqui os atmegas, comprei na santa Eufigenia na loja Multi comercial que o Radames indicou.
Testetando algumas portas analogicas ele me dá 2.2V, o que achei estranho é que na porta de clock ele me da 1.3v e e testando com o meu original que está funcionando ele dá 3.3v.
Radames já viu isso ? Ah um é atme168 eo segundo atmega328.
Precisava recupera-los rasgar 33 reais não é brincadeira.
rsrsrsrs

nofxx

Dec 28, 2010, 01:36 am Last Edit: Dec 28, 2010, 01:44 am by nofxx Reason: 1
Cara, ctz q vc nao queimou n... verifica o circuito corretamente.
Cuidado p/ nao ligar polaridade inversa o CI só... eu to modando uns stickers aqui:
https://github.com/nofxx/xtronic/blob/master/stickers/avr-dip.png

Todavia, fica dificil sem saber q q vc ta tentando, q sistema op... etc

Pagou qto neles? Soh achei gravador USB em cima do 168, acho q vou precisar de um pra pelo menos tentar portar pro 328.
16 pila o 168?
Mas nao tem 328 na pagina deles.

Webert Oliveira

Entáo acho que queimei mesmo, fui ver fiz a mazela de ligar o 9v para tentar gravar o loader, e vi na documenta que não pode.
Estou fazendo um prototipo, alterando o circuito, baseado no paperduino, ficando ainda menor o circuito.
Vou tentar montar a imagem no Eagle e posto aqui para todos poderem usar e revelar o circuito, já tem até nome com final DUINO. srsrsrsrrs
acabei de conseguir montar a placa controladora de Relês do esquema da global Code e tb vou alterala para ficar compativel com a versão que vou lançar. hehehehhe

Nofxx,você é de onde ? Eu estou comprando outros pelo mercado livrede de um vendedor de SP, que está com uma promoção de Atmega368.
Dá uma olhada.
Inté

nofxx

Putis, foi mto fácil portar o burner pro 328. To gravando avr pela USB !!
Haha q alegria, nao preciso ir na casa do amigo com paralela...

Qm eh o cara do ML? Qto tá saindo o 328 ?
Chegar janeiro vou pedir por $5 doletas da futurlec...

Webert Oliveira

Tá saindo por 17,50 ! Vi teus projetos, vc está anos Luz de mim. kkkkk
Se for pedir me avisa, que talvez peça alguma coisa, dai divide o frete.   Ja tentou fazer aquele projeto do Helicoptero ?

nofxx

Dec 30, 2010, 01:16 am Last Edit: Dec 30, 2010, 01:17 am by nofxx Reason: 1
Então, 17 pila é mto facada credo... a avr tá foda tb, tinha q ser uns 2 dolares o 328.... mas $4,50 , vou tentar a sorte na china...

Projs:
Ih rapaz, mas ali tem mta coisa original ñ, é só cópia e adaptação de projs q vou achando !
shameless self humildade end

shameless self promotion start
Da um look na icspx, ficou mto legal, gravadora de avr estilo shield arduino, ou com avr embeded

UAV:
Não, eu piro em zeppelin ! haha... To com uma placa prontinha, vou mandar p/ china... E arrecadar fundos pros chips. E pior, o uretano pros baloes....

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy