Go Down

Topic: [Ajuda] Ligaçao LCD (Read 4213 times) previous topic - next topic

crystor

Boa noite amigos
Comprei esse LCD:

e estou com duvidas para a ligação, nessa figura abaixo fala que tem q ligar alguns pinos do lcd no pino 14,15 e 16 do arduino ! Está correto ? Meu arduino uno não é compatível ? Esses outros pinos seriao os Analógicos ou Digitais ?

Alguem podia me ajudar, nao sei mais onde pesquisar ?

Datasheet: http://www.seeedstudio.com/depot/datasheet/LMB0820-info.pdf
DEMO: http://www.seeedstudio.com/depot/images/product/LCD0820.pde

Obrigado

HugoPT

Ola colega
que versao do arduino tas a usar ? O problema nao sera o arduino em si tou certo que é 100% compativel apenas tens de ver que libraria tas a usar ou o sketch que usas para exemplo.
Por exempo se o teu arduino nao tiver esses pinos podes sempre usar um interface a 4 bits apenas em vez de 8 como esta sugerido

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

crystor

Ola colega
que versao do arduino tas a usar ? O problema nao sera o arduino em si tou certo que é 100% compativel apenas tens de ver que libraria tas a usar ou o sketch que usas para exemplo.
Por exempo se o teu arduino nao tiver esses pinos podes sempre usar um interface a 4 bits apenas em vez de 8 como esta sugerido

Entao eu estou usando o Uno, quando eu ligo os pinos conforme o esquema ali emcima. Nao aparece os caracteres, fica preenchido todos os espaços dos caracteres (quadrado escuro).... Sera q eu teria q criar uma shield e soldar os pinos ? Seria um mal contato ou erro na ligaçao ?

Kotch

Experimente ligar assim:

display:          arduino:
pino 4            pino 12
pino 6            pino 11
pino 11          pino 5
pino 12          pino 4
pino 13          pino 3
pino 14          pino 2
pino 5            terra

Deve funcionar
????????????????????

crystor

Experimente ligar assim:

display:          arduino:
pino 4            pino 12
pino 6            pino 11
pino 11          pino 5
pino 12          pino 4
pino 13          pino 3
pino 14          pino 2
pino 5            terra

Deve funcionar

Deu certo

MarceloBoeira

Muito Bom, curto muito a integração aqui da galera do fórum...
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)
Arduino MEGA 1280: ( Shield LCD 16x2, Ethernet, RFID )
Freescale Kinetis KL25Z [/

Kotch

Muito Bom, curto muito a integração aqui da galera do fórum...

E aí?

Sumiu?

????????????????????

crystor

Na verdade esse display que eu comprei é muitoooo pequeno. Eu to pensando em comprar um de 16x4 ou quem sabe um de 128x64, todos com iluminaçao azul......

O problema é que eu estou com um UNO, precisaria de um MEGA pro meu projeto.....mas a verba ta complicada.....
Estou tento que usar ""74HC595 8 bit shift register"" para economizar minhas saidas.....
Complicado !

MarceloBoeira

to de volta...
sakpokaspksa
como que funciona este esquema de aumentar as saidas?
multiplexador?
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

Kotch

Multiplexador e mais ou menos uma chave eletronica tipo o rele

onde voce tem um saida e duas entradas, quando voce manda um comando de 1 binario ou zero  ou vice-versa
Olhe um exemplo em anexo o 4066 sao quatro chaves, por exemplo
na  digital 8 do duemilanove voce precisa enviar informacao pro lcd e ler uma entrada de dados do teclado ai voce liga o digital 8 do arduino no pino 1 do 4066 e tambem no pino 3 do 4066, no pino dois do 4066 voce liga o lcd e no pino 4 do 4066 voce liga o teclado, agora vem a magica, se vc deixar em zero o pino 13 e 0 pino 5 do 4066 nada vai acontecer mas se vc colcar 1 no pino 13 e zero no pino 5 do 4066 ele vai fechar o pino 1 com o pino 2 ou seja vai colocar a informacao do digital 8 do arduino no lcd, como o lcd sao 4 os fios de comunicacao, voce tera que ter 8 portas ou seja dois 4066 existem outros integrados com mais portas de entrada e etc...

Putzs nao sei se fui claro.... :(

????????????????????

Kotch

Multiplexador e mais ou menos uma chave eletronica tipo o rele

onde voce tem um saida e duas entradas, quando voce manda um comando de 1 binario ou zero  ou vice-versa
Olhe um exemplo em anexo o 4066 sao quatro chaves, por exemplo
na  digital 8 do duemilanove voce precisa enviar informacao pro lcd e ler uma entrada de dados do teclado ai voce liga o digital 8 do arduino no pino 1 do 4066 e tambem no pino 3 do 4066, no pino dois do 4066 voce liga o lcd e no pino 4 do 4066 voce liga o teclado, agora vem a magica, se vc deixar em zero o pino 13 e 0 pino 5 do 4066 nada vai acontecer mas se vc colcar 1 no pino 13 e zero no pino 5 do 4066 ele vai fechar o pino 1 com o pino 2 ou seja vai colocar a informacao do digital 8 do arduino no lcd, como o lcd sao 4 os fios de comunicacao, voce tera que ter 8 portas ou seja dois 4066 existem outros integrados com mais portas de entrada e etc...

Putzs nao sei se fui claro.... :(

so faltou o anexo, ai está!

8)

????????????????????

MarceloBoeira

entendi...
agora percebi como poderia aumentar as saídas digitais! ksapokaspoaskas
muito bom! valeu Kotch!
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

crystor

Entao amigos amanha eu vo comprar os componentes no centro e vo testar esse Tutorial.
http://bildr.org/2011/02/74hc595/

Na verdade foi o melhor tutorial que eu achei até agora...
abraços

Kotch

No caso do 74HC595 ele e um registro de deslocamento basicamente um conversor de entrada serial pra saida paralela, vc coloca na entrada dele um trem de pulso tipo 10010101 e aplicar um pulso no pino 11 e ele vai mostrar na sua saida paralela nos pinos:

15= 1
1 = 0
2 = 0
3 = 1
4 = 0
5 = 1
6 = 0
7 = 1

mais ou menos isto, alem de habilitar o enable e bla bla bla!

hehehehe

:D
????????????????????

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy