Pages: [1]   Go Down
Author Topic: [duvida] Diferenças do Arduino Uno  (Read 2160 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá pessoal!

Estou querendo comprar o Arduino Uno mas vi que tiveram algumas mudanças:

1- Agora existe a versão Uno SMD
Qual a vantagem de eu comprar essa versão no lugar da DIP? (eu não tenho pretenção de tirar o microcontrolador do lugar!).

2- Foi trocado o FTDI por um ATmega8U2
Pelo que entendi tem que causar um curto na placa e entrar em modo DFU para atualizar o firmware.
Mas isso serve pra que? Se eu não fizer isso, o Arduino vai trabalhar sem o uso de 8U2? Se sim, qual a vantagem de se fazer a atualização do firmware?

Alguem pode me ajudar?

Abraço

Bom Princípio - RS
Sr. Member
SOFTWARE DEVELOPER, HACKER, RASPBERRY/ARDUINO/QT ENTHUSIAST & METALLICA FAN
View Profile

http://geekdevteam.blogspot.com/2011/04/21-tipos-de-arduino.html

My Toys:
Raspberry Pi (Model B)
Arduino MEGA 1280: ( Shield LCD 16x2, Ethernet, RFID )
Freescale Kinetis KL25Z [/

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Boeira,

Certo, mas não explica sobre a vantagem do microcontrolador ser DIP ou SMD e o porque atualizar o firmware para funcionar o 8U2.  smiley-confuse

Sabe me responder?

abraço

Bom Princípio - RS
Sr. Member
View Profile

olha eu acho q só se você for desintegrar o arduino para fazer algum projeto em muito específico, fora isto qualquer versão vem com firmware atualizado, senão é so gravar direto, e nada destes esquemas aí de curto ou algo assim...
acredito eu, ...

My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Então, só que na pagina do Arduino Uno está assim:

The ATmega8U2 firmware source code is available . The ATmega8U2 is loaded with a DFU bootloader, which can be activated by connecting the solder jumper on the back of the board (near the map of Italy) and then resetting the 8U2. You can then use Atmel's FLIP software (Windows) or the DFU programmer (Mac OS X and Linux) to load a new firmware. Or you can use the ISP header with an external programmer (overwriting the DFU bootloader).

Isso que não ficou claro.
Se ele vem com 8U2 então porque é necessário atualizar o firmware?

abs
« Last Edit: June 17, 2011, 08:37:22 pm by hax0r3x » Logged

Bom Princípio - RS
Sr. Member
View Profile

olha ai não sei te dizer mesmo, mas se ta na página oficial quem sou eu pra falar algo, acho q deve fim com firmware desatualizado então pois acho q não iria vim sem condição de uso. Qualquer coisa pega um Mega, eu comprei e não me incomodei com nada... além de ter bastante portas digitais ...

My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

A diferença entre um SMD e um DIP está apenas na facilidade que é trocar um chip pelo outro. numa peça SMD, tens de ter um bom kit de soldadura e saberes o que estás a fazer. E ainda assim, o resultado pode não ser grande coisa.

Eu por exemplo, sou incapaz de soldar em SMD, e se queimasse o processador (é perfeitamente possível) ficava com a placa inutilizada ou pagava a alguém para dessoldar e soldar um chip novo.

Um chip DIP, pode ser trocado (quase) todas as vezes que quiseres aproveitando sempre a placa e apenas trocando o processador. Imagina que daqui a uns meses, fazem um processador com 64kB de memória no mesmo formato DIP to ATmega 328 (168)? Era só trocar o chip e gravar o bootloader, sem grandes problemas. No tipo SMD, não era assim.

Não é necessário actualizar firmware nenhum nos Uno. Eles vêm prontos a usar. O que o texto explica é que as placas UNO trazem um processador 8U2 que faz o que o chip da FTDI fazia na duemilanove. E enquanto a duemilanove não permitia fazer upgrade do firmware, a UNO permite fazê-lo. Não que o queiras fazer, mas se aparecer um firmware melhor ou mais rápido é possível fazê-lo com o mínimo de trabalho. Ao contrário do FTDI.

Tás esclarecido?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Muito obrigado, era bem isso.

abraçao

Pages: [1]   Go Up
Jump to: