Go Down

Topic: Ruido no Arduino acionando relé - resolvido! (Read 3829 times) previous topic - next topic

levis

Pessoal, desejo que seja útil para quem teve ou terá problema com ruido acionando relé. Claro que se alguém quiser contribuir com alguma informação adicional será muito bem vida.

Usei um Arduino mega para controlar o aquecedor solar/elétrico da minha casa. O Arduino acrescenta inteligência ao sistema de aquecimento acionando o aquecimento elétrico somente nos momentos realmente necessários e pelo tempo mínimo necessário. Fora o Arduino, usei somente um sensor de temperatura DS18B20, RTC1307, display 4x20, relé 5V/15A e 3 botões de pressão.

A resistência usada para o aquecimento elétrico é acionada por uma chave contatora 220V/15A, então liguei um relé no Arduino para acionar esta chave, que consome 700mA. Ocorre que cada vez que a chave era acionada pelo relé ou até mesmo quando acionada manualmente, o Arduino ficava doido (resetava ou trava ou estragava o texto no display, etc.)
Fiz testes alimentando o Arduino até com bateria para ver se o problema vinha da alimentação, mas mesmo alimentado com bateria o problema persistia. Só consegui resolver o problema colocando um capacitor de poliester em paralelo com os contatos de potência do relé.
O circuito também tem 3 botões de pressão, com o capacitor nunca mais travou o Arduino, mas as vezes acontecia de simular o pressionamento de um botão quando acionava a chave. A solução também fui colocar um capacitor cerâmico de filtro em paralelo com os contatos dos botões.

Valor dos capacitores:
- Para os botões usei o mesmo que é utilizado para CI TTL e CMOS: 100nF (104) cerâmico disco
- Para o relé experimentei vários e todos funcionaram bem na prática: 4700pF ou 0.1uF /630V poliester (comum encontrar nos filtros de linha)

Saudações Arduinas,

Levi

Kotch

http://arduino.cc/forum/index.php/topic,63496.0.html

8)
????????????????????

renatobrant

Olá Levi,
Sei que o post é antigo, mas eu estou com exatamente o mesmo problema.
Eu estou fazendo um sistema para controlar a bomba do aquecimento solar da minha piscina.
Você puxou o positivo para acionar o rele do Vin ou do 5V?
Renato

DanDare

Olá Levi, olá todos ...

Legal o post e a solução.
Lembrei de um material muito bom sobre o assunto:
http://www.w9xt.com/page_microdesign_pt10_input_protection.html

O texto acima cita sobre a utilização dos capacitores, além de diodos e resistências.

Abs

renatobrant

Eu não entendi o que esse capacitor na saida de potência do rele pode influenciar.  De qualquer forma, vou testar hoje a noite.
Você tem o esquema eletrico do seu sistema?

carlos alito

Eu também resolvi o problema simplesmente adicionando o capacitor 104 e um diodo nos polos da bobina do relé! Valeu pelas dicas

So não esqueça que o diodo tem que ser de comutação rapida - 1n400x não são recomendáveis para isso.
Edson

Go Up