Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Perda de potência  (Read 1080 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá bom dia...

Consegui finalmente ligar meu arduino com o LCD e um LED...

Só que estou me deparando com um problema, toda a vez que eu aciono o LED tem uma perda de "potência" no LCD, ele perde um pouco da luz(brilho)...
Alguém sabe como eu posso resolver isso??? Tem alguma coisa a ver com o transistor???

Se ao invés do LED eu troco pelo o módulo de rele que eu adquiri por aqui o LCD da uma zuada total....
O que eu preciso fazer??? Estou completamente perdido...

Aguardo ajuda....
VLW

Brazil
Newbie
*
Eletronic is my life
View Profile

Oi acredito poder responder suas questões mas antes de mais nada o melhor é voce detalhar como você esta ligando seu LCD, como seu arduino está sendo alimentado ( USB ou Fonte DC) ? Responda suas perguntas que já teremos metade das resposta que você deseja.

Quando você diz que o brilho diminui, isso é um indicio muito forte de sobrecarga no seu arduino, o que pode levar a queima do estagio de fonte ou ate mesmo da sua USB. Isso acontece geralmente em alguns displays LCD16x2 ou 16x4 que não possuem resistor limitador de corrente do backlight. Caso interesse em comprar outra linha de display entre em contato com o vendedor do http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191622936-display-lcd-usb-para-pc-windows-linux-mac-_JM .
Mas a ausência desse resistor limitador de carga, além de promover a sobrecarga do equipamento no qual esta ligado, também faz com que o display queime o backlight com poucos minutos de operação.

O transistor praticamente não tem nada haver com esse problema. O transistor nada mais é que uma chave de liga e desliga, e a função do mesmo é promover o controle do backlight.

Já a respeito, da ativação do relé, esse é um que deve ser ter extremo cuidado quando conectado a  microcontroladores, pois caso o mesmo esteja ligado diretamente a porta do microcontrolador ou ligado sem a utilização do diodo de bloqueio, ele faz com que o arduino ou outro microcontrolador queime ou nao opere corretamente.

Para até ajudar outros arduineiros, estará disponivel nos proximos dias no
http://www.androidarduino.com.br/blog/  uma serie de blog com dicas e técnicas de implementação e interconexão com vários  dispositivos eletrônicos. Acompanhe pois jajá voce descobrira que eletrônica é um mundo magico.

Muito sucesso em seu projeto, e sugestões de temas a serem discutidos, duvidas  pode me enviar que será um prazer passar dicas . 

Newbie
*
View Profile

olá caio,

muito obrigado... quanto a alimentação esta sendo feita via USB...
Estou procurando uma fonte para comprar aki na minha cidade e eu não acho....
Vou ter que comprar pela internet, você me aconselha alguma lista de componentes para eu comprar ja para ficar guardado??

Vou acompanhar o seu blog...

mais uma vez obrigado....

Brazil
Newbie
*
Eletronic is my life
View Profile

Oi, tenho uma loja para te indicar sim. www.zuchishop.com.br  na aba central de atendimento , faça sua conta, assim você conversa diretamente com o vendedor. A fonte especifica para Arduíno já está em estoque mas não cadastrada nos produtos ainda. É só solicitar fonte para Arduíno. Além de outros produtos.

Não esqueça de que a possível causa dos problemas de oscilação do brilho do display está associada a sobrecarga. Assim conecte um resistor de 47 ohms em serie com o backlight( normalmente pinos 15 e 16 de display 16x2 )

Sucesso é sua implementação. Abraços e ótimo final de semana.

Pages: [1]   Go Up
Jump to: