Go Down

Topic: Cubo de Led com Arduino (Read 2802 times) previous topic - next topic

MarceloBoeira

Fiz um cubo de LEDs, liguei no arduino mas ele não esta funcionando, liguei os transistores para controlar a matriz de cada camada, 3x3x3, só que se eu ligo led por led funciona mas quando ligo mais de um led começa perder brilho, o arduino parece q limita corrente, quero fazer o controle de comando só com arduino pois a fonte para os LED's estou usando de 12v 1A, e mesmo assim perde brilho, acho que são os transistores ou arduino, pois liguei todos os leds só com a fonte e funcionou, meu arduino não está nem ligando 5 leds usando a sua própria saida, única saida que funciona led é a pin13 que ja tem LED SMD, mas as outras não ligam o LED se eu digito DigitalWrite(x, HIGH) só se eu digito AnalogWrite(X, 255); , ja tentei usar #define HIGH = 255 mas nada...
me ajudem por favor foi muito difícil montar o cubo estou louco pra testar...
Se tudo der certo coloco video aqui pra vocês vou ir fazendo uns testes só com a matriz 3x3 de cada camada...
vlw;
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)
Arduino MEGA 1280: ( Shield LCD 16x2, Ethernet, RFID )
Freescale Kinetis KL25Z [/

Wagner Sartori Junior

MarceloBoeira

cara a questão é na programação do arduino mesmo, ou algo assim pq não é o esquema, tipo imagina que eu queira ativar vários transistores ao mesmo tempo e ele não ativa todos...
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

Wagner Sartori Junior

Eu só consigo te ajudar se você postar o schema para saber como está ligado tudo, se vc está fazendo multiplex, se seu transistor não está saturando, enfim, vai me ajudar a te ajudar.

Se der para postar o código(utilize pastebin.com) melhor.

MarceloBoeira

Desculpe então, mas não tenho circuito vou descrevelo pois é bem simples.

3 Camadas de 9 LEDS cada, com Negativo de todos os leds de cada camada ligados, 3 camadas de negativos, cada um vai para um transistor que é ativado ou não pelo arduino. Essas camadas são Horizontais no caso, e as colunas eu ligo os Positivos dos LEDs, são mais 9 conectados.
O total ficam 12 saidas com transistores, 9 de Colunas e 3 camadas.
os transistores são BC548, com 1k na base, alimentados em 12v e saída do negativo de cada camada para os transistores....
Deu para entender? acho que expliquei mais ou menos tudo. Qualquer Dúvida retorne.
Obrigado pelo interece...
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

MarceloBoeira

o código é só ativação de transistor com digitalWrite(coluna, HIGH); e a Camada tamém...
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

MarceloBoeira

RESOLVIDO Era Só colocar Como OutPut os pinos...
pinMode(i, OUTPUT);
pinMode(i, OUTPUT);
pinMode(i, OUTPUT);

ahaha ....

My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

Wagner Sartori Junior

hehehe. por isso pedi o código.

parabéns por fazer seu projeto funcionar. agora é fazer as animações! :)

MarceloBoeira

Deêm uma olhada em alguns efeitos que fiz nestes 2 videos, o primeiro é mais como eu fiz, e o segundo mostra os melhores efeitos.

http://vimeo.com/29916562
http://vimeo.com/29920241

e Para outros projetos que eu tenho feito e sejam interessantes tem alguns videos aqui:

http://vimeo.com/boeira
My Toys:
Raspberry Pi (Model B)

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy