Go Down

Topic: Controlo de relés através da web com shield enc28j60 (Read 2325 times) previous topic - next topic

Oct 08, 2011, 11:17 pm Last Edit: Oct 09, 2011, 10:37 pm by poliveira1978 Reason: 1
Fiz um sketch para controlar relés através da web com uma shield enc28j60. Consigo ligar-me ao arduino e alterar o estado dos relés, mas após algumas interações (5 ou 6) o arduino bloqueia (deixa de carregar a página). Se alguém me puder dar uma dica e/ou sugestão agradeço.

Code: [Select]

#include "etherShield.h"
#include "ETHER_28J60.h" //simplified lib do Simon Monk
#include <stdio.h>

static uint8_t mac[6] = {0x54, 0x55, 0x58, 0x10, 0x00, 0x24};
static uint8_t ip[4] = {xxx, xxx, xxx, xxx}; //alterar por um IP válido na rede local
static uint16_t port = 80;

ETHER_28J60 e;
#define maxrelays 10 //máximo de relay a controlar + 2

void setup()
{
 e.setup(mac, ip, port);
 for(int(relay)=2;relay<(maxrelays);relay++) //começo no 2 para não usar os pino rx e tx do arduino
 {
   pinMode(relay,OUTPUT);
   digitalWrite(relay,HIGH); //o relé desliga com o pino a HIGH
 }
}

void loop()
{
 char* params;
 while (params = e.serviceRequest())
 {
   e.print("<html><head><title>Web Controlled Relays</title></head><body><table  border=\"1\" width=\"20%\"><tr><td>Relay</td><td>Status</td>");
   for(int(relay)=2;relay<(maxrelays);relay++)
   {
     char resp[3];
     sprintf(resp, "%s%d","?", relay);
     if (strcmp(params,resp) == 0) digitalWrite(relay,!digitalRead(relay));
     if (strcmp(params,"?allon") == 0) for (int(relay)=2;relay<maxrelays;relay++) digitalWrite(relay,LOW);
     if (strcmp(params,"?alloff") == 0) for (int(relay)=2;relay<maxrelays;relay++) digitalWrite(relay,HIGH);
     e.print("<tr><td>");
     e.print(relay);
     e.print("</td><td><a href=?");
     e.print(relay);
     e.print(">");
     if (digitalRead(relay)==LOW) e.print("ON");
     if (digitalRead(relay)==HIGH) e.print("OFF");
     e.print("</a></td></tr>");      
   }
   e.print("</table><br><a href=\"?allon\">All On</a><br><a href=\"?alloff\">All Off</a></body></html>");
   e.respond();
 }
}

ViniciusPolo

Ao que me parece deve estar ocorrendo algum problema com o cache.
Eu ainda nao tive oportunidade de usar o ethernet shield entao nao conheço as funcoes direito.
Entre no site e vá na biblioteca do ethernet shield e veja se tem alguma funcao como a flush do serial para esvaziar a pilha.
É apenas um chute, mas acho que deveria tentar.
Quando resolver posta a resposta pra quando alguem tambem estiver com o problema conseguir resolver.
Precisa de produtos para seu Arduino?
Não deixe de ver meus produtos no Mercado Livre!
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_76934379

Não estou a utilizar uma ethernet shield...
A shield que uso é baseada no pic enc28j60 e estou a usar as libs ethershield (nuelectronics) e ETHER_28J60 (Simon Monk).

Vou continuar a investigar para ver se descubro mais alguma coisa.

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy