Go Down

Topic: Contador de passagem... (Read 8 times) previous topic - next topic

ViniciusPolo

Olá.
Consegui um tempinho livre para realizar os testes.
Eu gosto de ligar o botao de forma a entrada ficar em HIGH quando o botao nao está pressionado, portanto em LOW quando pressionado.
Basta ligar dessa forma como está na foto. Sendo o Resistor ligada a tensao positiva, no caso 5V, o fio verde no terra e o fio amarelo no Arduino num entrada digital.

Se for usar o exemplo que passei basta alterar o primeiro IF para == LOW, para incrementar e o segundo if para ==HIGH. Apenas inverteu.
Depois para ligar o Fototransistor basta colocar a perna menor no conector semelhante a saida pro Arduino, fio amarelo, e a perna maior ligar no terra. Como está nessa foto.

Vc ainda pode manter os dois, o botao e o fototransistor para facilitar testes, como está na foto. Ou se preferir é só remover o botao.
Basicamente seu código vai ser isso. O que precisar depois adicionar é só dizer que te ajudo.
Qualquer problema deixa aqui, assim os outros podem aprender e ajudar tambem.
Abraço.
Precisa de produtos para seu Arduino?
Não deixe de ver meus produtos no Mercado Livre!
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_76934379

ViniciusPolo

Por curiosidade fiz uma mascara e testei, deu certo!
Peguei um papel fiz um pequeno furo com a ponta de uma caneta e deixei um pouco na frente do LED e e os dois distantes do fototransistor e foi suficiente para aciona-lo.
Usei fonte de 5V e resistor de 330R no LED.
Acho que vc consegue fazer ainda menor o furo e pode alinhar duas mascaras assim bloqueia quase todos raios que nao forem paralelos, coloca uma separada uns 2 cm da outra e 1 cm do LED.
Coloca uma outra mascara com furo maior e cobrindo as laterais do fototransistor.
Acho que isso deve dar um feixe bem fino suficinete para detectar um resistor.
Agora falta só vc testar com seu projeto.

rafa_mazali

vinicius,

nesse sistema que estamos trabalhando (com nível lógico alto e baixo) se por acaso o resistor ficar parado na frente do sensor,
ele continua acionado;;

me deram a ideia de usar a "mudanca de estado" ao invez de nivel lógico, assim se acaso o resistor ficar parado ele nao ira ser contado novamente,
e eliminaria aquele delay do programa,,
Você sabe como usar mudanca de estado no arduino?

se puder  me dar uma rápida explicação seria muito bem vindo,,
de resto ainda estou um pouco empacado na mecânica,,
estou até pensando em eliminar os motores e fazer manual mesmo, simplificaria e muito o projeto,,

Aguardo sua resposta,

Obrigado

ViniciusPolo

Eu sei disso nos PICs, é atraves de um tipo de interrupção.
Provavelmente deve ter no Arduino tambem mas eu nunca vi.
Terá de procurar na internet mesmo.
Procure no google por Arduino e interrupcao, tem vários tipos e um deles é essa de mudança de estado.
Se for facil de usar, realmente facilita e evita a necessidade de delay.

Go Up