Go Down

Topic: Controle de Luminosidade (Read 2253 times) previous topic - next topic

DiegoZ

Oct 25, 2011, 02:23 pm Last Edit: Oct 26, 2011, 12:33 am by DiegoZ Reason: 1
Bom dia a todos,
sou novo aqui no fórum e estou precisando de uma ajuda referente a programação do Arduino.
Estou implementando um sistema de controle de luminosidade, no qual a luminosidade do ambiente é captada por um LDR, e o arduino é responsavel por controlar o nível de luminosidade. Por exemplo, temos um ambiente no qual a luminosidade ideal seria 400 lux, então preciso que duas luminárias se adaptem ao nível de lux ideal, observando que a luz natural também está incidindo e variando no LDR. Estou utilizando um MOC3020, um TRIAC e um detector de Zero, para acionamento das lâmpadas. Tenho três equações: luminosidade x resistencia, luminosidade x tensão e  tensão x resistencia. Estou com dificuldades para implementar um programa que realize este controle variando a potencia enviada para as lampadas de acordo com a luminosidade captada no ambiente.
Obs: a luminosidade ideal já estará no escopo do programa.

Quem puder me ajudar nesta questão, fico muito grato.
Abraços

bubulindo

Antes de mais, já leste sobre o que pretendes fazer? Como tens tudo ligado? Existem bobines no teu circuito?

Controlar lâmpadas com PWM pode ser muito mais complicado do que pensas...

Se ligares a LDR com uma resistência numa configuracão de divisor de tensão, podes ligar o ponto intermédio (entre as duas resistências) a um dos pinos analógicos do Arduino e com a funcão analogInput(), ler a "luminosidade" da LDR. Depois tens de ajustar as leituras a um valor máximo e mínimo consoante o sítio onde vais colocar o sensor.

Atavés de experimentacão, deixam de haver equacões de resistência x luminosidade.

As equacões com tensão são inúteis, uma vez que não vais controlar a tensão. Pelo que explicaste, pretendes fazer algo comutado, logo tens de dividir os 10 ms (50HZ) duma onda sinusoidal, por um temporizador no microcontrolador que te permita desligar o Triac passados 1ms (10% de potência passada para a lâmpada), 2 ms, 3 ms, etc, etc...

Estás a ver a ideia?
This... is a hobby.

flico

Trabajando en ...

* Control Domotico (En montaje ...)
    http://casitadomotica.blogspot.com/

[url=https://bitbucket.org/fmalpartida

Go Up