Go Down

Topic: Sistema de Conforto com Arduino (Read 255 times) previous topic - next topic

pacheco784

Olá pessoal, pretendo construir em casa um sistema de controle de Conforto, ou seja, temperaturas, humidade relativa, luminusidade etç. A ideia é ter uma unidade Central com Visor LCD, e Shield Ethernet ou GSM e instalar varios sensores e Reles pela casa e exterior, a duvida é fazendo as ligações com Cabo UTP(ethernet) multifilar, a que distancia os sensores podem estar do arduino sem perder qualidade, ou margens de erro grandes.

Obrigado

luisilva

Depende de muita coisa, principalmente do tipo de sensores que irá utilizar. Que tipo de sensor de temperatura irá usar? PT100? NTC? PTC? Que tipo de amplificador? Que ganho vai ter o amplificador? Qual a montagem do amplificador? Vai usar o ADC do Arduino ou vai usar um ADC externo com mais bits? O mesmo tipo de pergunta pode ser feito para os outros sensores (humidade e luminosidade).

pacheco784

Eu não percebo quase nada de Electronico, sou novo a Arduinar, o sensor é o DHT22 pois mede Temp e Humidade num sensor so. Alimentado pelo Arduino com Fonte Externa

bubulindo

O DHT funciona com um protocolo digital... pelo que em principio nao teras parte dos problemas indicados pelo Luis, mas teras o problema que esse protocolo nao funciona em distancias grandes (mais de uma mesa ja e arriscar).

Podes tentar arranjar um sistema distribuido, mas o custo vai sair caro e vais ter o problema de alimentar os modulos distribuidos ja que a maior parte das pessoas quer adaptar estes sistemas numa casa existente e nao construir uma casa a volta destes sistemas.
This... is a hobby.

pacheco784

Ou seja, mais de 1 metro ou 2 não me safo? A minha ideia seria instalar a Unidade Central na Salta e um Sensor em Cada Quarto, mais o da Sala e o Exterior. se usar o tecto da casa é quando muito 2 metros de cabo. Sera que da? Para tantos sensores o melhor é Arduino Mega certo?

luisilva

Nov 19, 2015, 09:49 am Last Edit: Nov 19, 2015, 09:49 am by luisilva
Não, o melhor é uma rede de sensores sem fios. Veja os módulos Xbee.

bubulindo

Ou modulos nRF24... mas nao tem metade da qualidade dos XBee... apesar de serem mais ou menos um decimo do preco.
Tambem existe os modulos RF433MHz...

Ou... se tiveres Wi-Fi em toda a casa, procurar pelos ESP8266... tanto quanto sei, esses modulos podem ser usados standalone com a IDE do Arduino. Essa sera talvez a opcao mais barata mas nao necessariamente a mais simples de executar para um principiante.
This... is a hobby.

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy