Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Arduíno esquentando com fonte 9v.  (Read 2188 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Rondonia
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa noite,

Gostaria de saber se mais alguém teve problemas do Arduíno esquentar(regulador de tensão) quando se utiliza fonte de alimentação 9v/0,3a ou 12v/0,45a, quando coloquei a fonte notei que o regulador de tensão está muito quente e cada vez mais esquentando no mesmo momento eu desliguei a fonte e o Arduíno, isso já aconteceu com vocês?Estou com medo de queimar o meu Arduíno!
« Last Edit: November 09, 2011, 08:01:44 am by kabixi » Logged

Rondonia
Newbie
*
View Profile

Achei a solução, o problema é que não pode utilizar fonte externa quando utilizo o cabo USB.

segue um link muito interessante!

http://www.eaduino.com.br/2011/08/energizando-o-arduino/#more-406

Brasilia
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

olá kabixi, uma das principais funções do regulador de função é esquentar.
o Arduino funciona com 5V, o regulador serve para que chegue isso nele.
Se você colocar uma fonte maior que isso, esse excedente será transformado em calor.
Tente usar uma fonte de o máximo 6.5V que seu arduino não esquentará tanto.
Até mais.

Rondonia
Newbie
*
View Profile

Mas teoricamente não era pra esquentar, pois o mesmo suporta uma fonte de até 20v, estive conversando com um amigo meu e ele me falou que isso acontece por que utilizo a fonte e o cabo USB.

Brasilia
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Verifique as funções de um regulador de voltagem! Se não esquentar, ele está queimado ou está chegando a voltagem de equilibrio dele no caso do arduino 5V. Colocando 20V você corre o risco de tostar seu arduino.

Arduino Duemilanove, a mais recente versão do Arduino até à data. Neste artigo está uma listagem completa das especificações desta versão. Antes de continuar fica só uma curiosidade, duemilanove é uma palavra italiana e significa 2009.

Microcontrolador ATmega328
Tensão de operação 5 V
Tensão de entrada (recomendada) 7-12 V
Tensão de entrada (limites) 6-20 V
Pinos E/S digitais 14 ( 6 dos quais são saídas PWM)
Pinos de entrada analógicos 6
Corrente CC por pino E/S 40 mA
Corrente CC por pino 3.3 V 50 mA
Memória Flash 32 KB, sendo 2 KB utilizados pelo bootloader
SRAM 2 KB
EEPROM 1 KB
Velocidade de Clock 16 MHz

Ribeirao Preto - Brazil
Full Member
View Profile

Simples, teste sem o cabo USB e nos diga o resultado  smiley-grin
Aguardamos.

Precisa de produtos para seu Arduino?
Não deixe de ver meus produtos no Mercado Livre!
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_76934379

Sr. Member
View Profile

Verifique as funções de um regulador de voltagem! Se não esquentar, ele está queimado ou está chegando a voltagem de equilibrio dele no caso do arduino 5V. Colocando 20V você corre o risco de tostar seu arduino.

Microcontrolador ATmega328
Tensão de operação 5 V
Tensão de entrada (recomendada) 7-12 V
Tensão de entrada (limites) 6-20 V

com menos de 7 Volts( dai ser o valor recomendado) corres o risco  de nao ser estavel.
Em relcao aos 20 V, e o limite maximo do regulador, nao do arduino. Alias, aqui no site diz que mais de 12 V e corres o risco de queimar o arduino.
Dai o recomendado para o ARDUINO sr 7/12 V.
Para valores maiores, terias que usar um regukador de voltagem com um dissipador de calor, e nao o que vem incluido !!
Existem algumas diferencas entre a datasheet e a placa do aeduino, e preciso notar isso.
Em relacao ao OP- Nao percebi porque ligar ambas fonte e cabo USB, se o cabo USB da alimentacao.
A exixtencia de uma socket para fonte externa e para poderes usar em casos que o USB do PC nao esta disponivel, ou em que o perfiferico ligado do outro lado do USB nao provem os 5 V requeridos para alimentacao  ( no caso de ser usado para comunicacao, exemplo).

Apenas os meus cinco centimos ( nao tinha trocado lol)
Abraco
« Last Edit: May 28, 2012, 09:09:40 am by iyahdub » Logged

10 LET Loop=Infinite
20 GO TO 10

Sao Paulo - Brazil
Sr. Member
View Profile

seu arduino é da china?
já tive problemas parecidos com umas placas chinesa, e cheguei a conclusão de que era um componente de qualidade inferior, era a única explicação!
colocando um outro arduino com componentes mais garantidos na mesma fonte o problema de super aquecimento desapareceu!

Sr. Member
View Profile

seu arduino é da china?
já tive problemas parecidos com umas placas chinesa, e cheguei a conclusão de que era um componente de qualidade inferior, era a única explicação!
colocando um outro arduino com componentes mais garantidos na mesma fonte o problema de super aquecimento desapareceu!

As queixas de CLONES, vindos da china, principalmente ( e nao me refiro a Open source boards baseados no arduino, mas replicas passado-se por arduino, ao ponto de incluir nomes como UNO, ou o 8 deitado, etc) tem aumentado bastante nestes ultimos meses. Cada vez mais se ve casos desses.
Por isso, e sem duvida uma possibilidade !!

10 LET Loop=Infinite
20 GO TO 10

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Tens um multímetro em casa? Um amperímetro?

O que tens ligado ao Arduino? Apenas a placa ou algo mais?

Podemos passar aqui horas e horas a discutir isto, mas sem saber o que está ligado ao Arduino, qual a corrente que passa no regulador e a tua experiência com dissipacão de potência em reguladores não se consegue chegar a uma conclusão definitiva.

Uma regra de laboratório (a usar em breadboards e não placas completas) é "Se consegues aguentar com o teu dedo em cima do regulador, está tudo bem.". Consegues?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Pages: [1]   Go Up
Jump to: