Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Bloqueando Codigo  (Read 1187 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa Tarde Pessoal!

Gostaria de saber se tem um modo de "bloquear meu codigo" ou seja, ninguem conseguir saber o codigo que foi está gravado em meu Arduino.

Obrigado,
Lucas

Forum Moderator
São Paulo/SP/Brazil
Sr. Member
Brazilian Arduino Team
View Profile

O código que está gravado no arduino é um binário. Qualquer um conseguiria pegar o código de volta mas eu não sei uma maneira simples de "descompilar". Se você guardar o código fonte seu código está seguro no arduino.

São Paulo
Newbie
*
View Profile

Simples, remova fisicamente o conector usb! hehehe
afinal, para que você precisa "bloquear" o código?
Somente quem souber do que se trata e souber interagir com o IDE vai poder "conhecer" o seu código...

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

O código que está gravado no arduino é um binário. Qualquer um conseguiria pegar o código de volta mas eu não sei uma maneira simples de "descompilar". Se você guardar o código fonte seu código está seguro no arduino.

O problema não é tanto descompilar o código... mas fazer cópias do sistema.

Simples, remova fisicamente o conector usb! hehehe
afinal, para que você precisa "bloquear" o código?
Somente quem souber do que se trata e souber interagir com o IDE vai poder "conhecer" o seu código...

Não necessariamente... imagina que ele está a vender um produto novo... alguém pode tirar o binário de dentro do Arduino e gravá-lo num chip novo.

Não é por nada que os AVR têm a possibilidade de bloquear o código.
Para responder à pergunta inicial, para bloquear o código dentro do Arduino tens de alterar uns fuses para bloquear o chip.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Entendi, obrigado a todos, mas acho que nao ha necessidade, a placa vai ficar dentro de uma central que "percorrem" 220 volts.... Acho que ninguem vai ter coragem de mecher ali dentro....

Forum Moderator
São Paulo/SP/Brazil
Sr. Member
Brazilian Arduino Team
View Profile

Vivendo e aprendendo!

Fazer cópias, sim é possível mesmo. Não sabia dos fuses para bloquear o acesso a Flash do programa. Vou pesquisar mais sobre isto porque me interessa também.

Newbie
*
View Profile

Vivendo e aprendendo!

Fazer cópias, sim é possível mesmo. Não sabia dos fuses para bloquear o acesso a Flash do programa. Vou pesquisar mais sobre isto porque me interessa também.
Se achar algo me passe pois tambem me interessa!

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Entendi, obrigado a todos, mas acho que nao ha necessidade, a placa vai ficar dentro de uma central que "percorrem" 220 volts.... Acho que ninguem vai ter coragem de mecher ali dentro....

Tenho a certeza que vais incluir um interruptor para desligar os 220V. Se alguém quiser, pode facilmente chegar ao chip e tentar tirar de lá o programa. smiley-wink

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

Como esse assunto me interessa também, ontem fiz alguns testes no Lock Bits de um Atmega328p,
Para programar o chip, eu uso o próprio FTDI do Arduino nesse site explica como:http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

Lendo o DS do Atmega, os bits 0 e 1 do LOCK BYTE quando 0(programado) Não permite mais a mudança
dos Fuse Bits e Lock Bits e também não permite a leitura do Flash e do Eeprom.
No meu Arduino 2009 Clone, que estava com a ultima versão do Optiboot os Lock Bits eram 2F(00101111)
zerei os dois ultimos bits para 2C(00101100) e gravei.
Aparentemente o bootloader funciona corretamente e manda novas sketches sem problema, mas com programa do primeiro link não mais consigo ler a Flash e Eeprom.

Façam o LOCK por sua conta e risco. Se quiserem voltar ao estado anterior será necessário apagar o chip, e seguir os passos do primeiro link

Links:
DS atmega328p : http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc8271.pdf  pag. 297 em diante.

EDIT: Não cheguei a ver como faz no Atmega8.
« Last Edit: December 13, 2011, 08:00:11 am by fabiohbm007 » Logged

Forum Moderator
São Paulo/SP/Brazil
Sr. Member
Brazilian Arduino Team
View Profile

Bem legal isto... vou habilitar em todos os meus projetos.

Pages: [1]   Go Up
Jump to: