Pages: [1] 2 3   Go Down
Author Topic: Anemometro com Arduino  (Read 6513 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brazil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Estou construindo uma estacao metereologica, com o arduino, ja tenho sensor de temperatura, sensor de umidade e sensor de pressão atmosférica.
Estou encontrando dificuldade em realizar o pluviômetro e agora o anemômetro, medir a velocidade do vento acho não ser muito dificil, mas indicar a direção, não sei como fazer.
Pensei em usar um potenciometro acoplado a uma peça que girasse com o vento, indicando o azimute do vento, mas o potenciometro não tem o eixo livre (não gira 360 graus) e em um determidado momente ele não mais giraria, talvez colocar sensores a cada graus ou a cada 5 graus, ao redor desta peça, mas aí ficaria muito difícil.
Sou Radioamador e nós temos uma "rede social" onde trocamos emails e mensagens por esta rede chamada APRS, sem o uso da INTERNET, tudo feito via RADIO, inclusive utilizando a ISS (estação internacional) para replicar os dados em outros paises, e esta estação metereologica seria pra enviar dados para esta rede APRS, se alguem tiver curiosidade em olhar basta ir a  http://aprs.fi/

Toda ajuda é bem vinda!    smiley-wink

????????????????????

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Medir a velocidade, creio que é com umas pás e um sensor tipo encoder.

Já pensaste na hipótese ( cara) de usar um encoder absoluto para te indicar a direcção do vento? Um dos problemas do potenciómetro é que o eixo costuma ter alguma resistência e o vento pode não ser suficientemente forte para o virar.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.