Pages: [1] 2 3   Go Down
Author Topic: Anemometro com Arduino  (Read 6513 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brazil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Estou construindo uma estacao metereologica, com o arduino, ja tenho sensor de temperatura, sensor de umidade e sensor de pressão atmosférica.
Estou encontrando dificuldade em realizar o pluviômetro e agora o anemômetro, medir a velocidade do vento acho não ser muito dificil, mas indicar a direção, não sei como fazer.
Pensei em usar um potenciometro acoplado a uma peça que girasse com o vento, indicando o azimute do vento, mas o potenciometro não tem o eixo livre (não gira 360 graus) e em um determidado momente ele não mais giraria, talvez colocar sensores a cada graus ou a cada 5 graus, ao redor desta peça, mas aí ficaria muito difícil.
Sou Radioamador e nós temos uma "rede social" onde trocamos emails e mensagens por esta rede chamada APRS, sem o uso da INTERNET, tudo feito via RADIO, inclusive utilizando a ISS (estação internacional) para replicar os dados em outros paises, e esta estação metereologica seria pra enviar dados para esta rede APRS, se alguem tiver curiosidade em olhar basta ir a  http://aprs.fi/

Toda ajuda é bem vinda!    smiley-wink

????????????????????

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Medir a velocidade, creio que é com umas pás e um sensor tipo encoder.

Já pensaste na hipótese ( cara) de usar um encoder absoluto para te indicar a direcção do vento? Um dos problemas do potenciómetro é que o eixo costuma ter alguma resistência e o vento pode não ser suficientemente forte para o virar.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brazil
Sr. Member
View Profile

Por favor um exemplo, bubulindo!

smiley-sad

????????????????????

Brazil
Sr. Member
View Profile

Já pensaste na hipótese ( cara) de usar um encoder absoluto para te indicar a direcção do vento? 

Achei:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209940976-rotary-encoder-c-chave-no-eixo-rotativo-knob-25mm-pic-avr-_JM

Obrigado!

smiley-cool

????????????????????

Brazil
Sr. Member
View Profile

Putz, olhem o preço!
Bubulindo voce falou que era caro...
 smiley-razz

????????????????????

Brazil
Sr. Member
View Profile

Medir a velocidade, creio que é com umas pás e um sensor tipo encoder.

É o proprio que usarei

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209940976-rotary-encoder-c-chave-no-eixo-rotativo-knob-25mm-pic-avr-_JM

Mais uma vez obrigado pela dica!

smiley-cool

????????????????????

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Pois...
A outra hipótese que me ocorre é um pouco trabalhosa. Mas basicamente seria um disco feito de um material resistivo quase que a simular um potenciómetro, mas que permitiria rodar 360 graus. Algo com grafite por exemplo?

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Newbie
*
Existem três frases que vão levar sua vida em diante: "Não diga que fui eu", "Já estava assim quando cheguei" e "Oh que boa idéia chefe". (Homer Simpson)
View Profile

Bom dia,

Não sei se entendi bem mas esse componente possui a seguinte limitação
Contact Bounce (15 RPM).........5.0 ms. maximum

O que nos dá 18km/h

Segundo o portal São Francisco o deslocamento de ar começa a ser chamado de vento a partir de 20km/h
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ventos/ventos-2.php

Portanto acho que esse componente não te atende.

Eu acredito que você poderia usar um disco perfurado semelhante ao usado nos mouses mecânicos para medir o rpm e depois converter isso em velocidade.

att,

--
        Anthony M. Collucci
        (0xx31)9243-1690
      http://amcollucci.com.br
      http://astrobrasil.blogspot.com
      http://c

Brazil
Sr. Member
View Profile

A ideia e usa como indicador de direcao do vento!

smiley-cool

????????????????????

Brazil
Sr. Member
View Profile

Eu acredito que você poderia usar um disco perfurado semelhante ao usado nos mouses mecânicos para medir o rpm e depois converter isso em velocidade.

Pensei em colocar um reed switch e um imã e contar os pulsos, mas esta do mouse é uma!

smiley-cool

????????????????????

Brazil
Sr. Member
View Profile

Segundo o portal São Francisco o deslocamento de ar começa a ser chamado de vento a partir de 20km/h
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ventos/ventos-2.php

Legal este site!

smiley-cool

????????????????????

0
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Kotch, boa noite! já pensou em usar um sensor como o dos coolers de computador? de repente usar um cooler mesmo para teste, acho que ele deve ler altas rotações...

Brazil
Sr. Member
View Profile

Ontem desmontei um ventilador de 13 x 13 cm 12 Vdc e vi que ele tem um sensor hall, hoje consegui um mas esqueci no meu trabalho, mas lá fiz testes com um osciloscopio e e vi que no terceiro fio ele gera um pulso a cada +- 6 ms amanha trarei ele pra casa e vou tentar alguma coisa valeu, obrigado pela dica!
 smiley-cool

????????????????????

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Já agora... Acho que devias ligar a tua estação meteorológica à net para todos vermos o tempo que faz no Brasil. smiley eh he eh

Brazil
Sr. Member
View Profile

Aí está a estação, mas ainda não está completa:

http://aprs.fi/weather/a/PU5TOK-2

????????????????????

Pages: [1] 2 3   Go Up
Jump to: